Desenvolvimento e avaliação de estratégias de assistência à pilotagem para aeronaves leves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antônio Rafael da Silva Filho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MDAD-7VHP5V
Resumo: Neste trabalho é apresentado o processo de escolha e desenvolvimento de uma série de estratégias de assistência à pilotagem para aeronaves leves, baseadas no controle da trajetória enão da atitude, como se procede usualmente no caso de aeronaves convencionais, visando a diminuição do tempo de aprendizagem e a redução da carga de trabalho do piloto, de forma a aumentar a segurança do vôo. O complexo mecanismo de controle das aeronaves, principalmente em função das interações atmosféricas e do acoplamento dos comandos, acaba por tornar o ato de pilotagem uma tarefa complexa e que requer intenso e constante treinamento do piloto.Pretende-se, com a implementação de controles automáticos através de estratégias de assistência à pilotagem, que o piloto possa controlar diretamente a trajetória da aeronave facilitando o ato de pilotagem. Será estudado particularmente o movimento longitudinal, onde serão avaliadas uma série de estratégias, implementadas em um simulador de vôo com modelo dinâmico não linear, desenvolvido para esse fim. Neste simulador, usuários com níveis de conhecimento de pilotagem variados serão avaliados e o seu desempenho será mensurado através de um sistema de pontuação previamente estabelecido. Detalhes sobre o projeto dos sistemas de assistência à pilotagem, incluindo, o ajuste dos ganhos dos controladores, são apresentados, além da modelagem e da construção do simulador de vôo e de sua implementação computacional, bem como os resultados referentes aos testes descritos.
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