A aquisição da linguagem escrita na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBG7J |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto a aprendizagem da linguagem escrita. A proposta é investigar como se efetiva a aquisição dessa linguagem na educação infantil. O papel da instituição escolar é contribuir com o processo de alfabetização para diminuir, sem querer homogeneizar, a heterogeneidade de níveis de escrita em que as crianças se encontram ao chegarem à escola. O plano de ação tem como objetivo contribuir para a aquisição da linguagem escrita na Educação infantil; demonstrar a importância do processo de alfabetização e de letramento na Educação infantil e promover a apropriação da linguagem escrita, por meio da aplicação de uma sequência didática, priorizando a participação na leitura de diferentes gêneros literários. Após a aplicação do plano de ação foi possível concluir que, quanto maior a vivência da criança com materiais escritos e quanto mais ela participa de momentos de leitura de forma lúdica e agradável, mais ela desenvolve suas habilidades de leitura e escrita sem que isso se torne uma experiência enfadonha, descontextualizada e sem objetivos. |
id |
UFMG_ba783b10d1fa13d5d3ef637661ed4d55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NBG7J |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcilaine Soares Inacio GomesEdnea Gomes Saraiva2019-08-12T14:42:40Z2019-08-12T14:42:40Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBG7JO presente trabalho tem como objeto a aprendizagem da linguagem escrita. A proposta é investigar como se efetiva a aquisição dessa linguagem na educação infantil. O papel da instituição escolar é contribuir com o processo de alfabetização para diminuir, sem querer homogeneizar, a heterogeneidade de níveis de escrita em que as crianças se encontram ao chegarem à escola. O plano de ação tem como objetivo contribuir para a aquisição da linguagem escrita na Educação infantil; demonstrar a importância do processo de alfabetização e de letramento na Educação infantil e promover a apropriação da linguagem escrita, por meio da aplicação de uma sequência didática, priorizando a participação na leitura de diferentes gêneros literários. Após a aplicação do plano de ação foi possível concluir que, quanto maior a vivência da criança com materiais escritos e quanto mais ela participa de momentos de leitura de forma lúdica e agradável, mais ela desenvolve suas habilidades de leitura e escrita sem que isso se torne uma experiência enfadonha, descontextualizada e sem objetivos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEducação pre-escolarAlfabetizaçãoLeituraAlfabetizaçãoEducação infantilEscritaA aquisição da linguagem escrita na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALedn_a_gomes___laseb_2012.pdfapplication/pdf2090386https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBG7J/1/edn_a_gomes___laseb_2012.pdf31630edd9437860446b2d34e613ca7cfMD51TEXTedn_a_gomes___laseb_2012.pdf.txtedn_a_gomes___laseb_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain51621https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBG7J/2/edn_a_gomes___laseb_2012.pdf.txt5e917af901b3bb806e1c5de9bd70a654MD521843/VRNS-9NBG7J2019-11-14 18:16:11.581oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NBG7JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:16:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A aquisição da linguagem escrita na educação infantil |
title |
A aquisição da linguagem escrita na educação infantil |
spellingShingle |
A aquisição da linguagem escrita na educação infantil Ednea Gomes Saraiva Leitura Alfabetização Educação infantil Escrita Educação Educação pre-escolar Alfabetização |
title_short |
A aquisição da linguagem escrita na educação infantil |
title_full |
A aquisição da linguagem escrita na educação infantil |
title_fullStr |
A aquisição da linguagem escrita na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A aquisição da linguagem escrita na educação infantil |
title_sort |
A aquisição da linguagem escrita na educação infantil |
author |
Ednea Gomes Saraiva |
author_facet |
Ednea Gomes Saraiva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcilaine Soares Inacio Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ednea Gomes Saraiva |
contributor_str_mv |
Marcilaine Soares Inacio Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Alfabetização Educação infantil Escrita |
topic |
Leitura Alfabetização Educação infantil Escrita Educação Educação pre-escolar Alfabetização |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Educação pre-escolar Alfabetização |
description |
O presente trabalho tem como objeto a aprendizagem da linguagem escrita. A proposta é investigar como se efetiva a aquisição dessa linguagem na educação infantil. O papel da instituição escolar é contribuir com o processo de alfabetização para diminuir, sem querer homogeneizar, a heterogeneidade de níveis de escrita em que as crianças se encontram ao chegarem à escola. O plano de ação tem como objetivo contribuir para a aquisição da linguagem escrita na Educação infantil; demonstrar a importância do processo de alfabetização e de letramento na Educação infantil e promover a apropriação da linguagem escrita, por meio da aplicação de uma sequência didática, priorizando a participação na leitura de diferentes gêneros literários. Após a aplicação do plano de ação foi possível concluir que, quanto maior a vivência da criança com materiais escritos e quanto mais ela participa de momentos de leitura de forma lúdica e agradável, mais ela desenvolve suas habilidades de leitura e escrita sem que isso se torne uma experiência enfadonha, descontextualizada e sem objetivos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T14:42:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T14:42:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBG7J |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBG7J |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBG7J/1/edn_a_gomes___laseb_2012.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NBG7J/2/edn_a_gomes___laseb_2012.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
31630edd9437860446b2d34e613ca7cf 5e917af901b3bb806e1c5de9bd70a654 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589509859770368 |