O papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQGKE |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo, analisar as relações estabelecidas pelos alunos com os jogos e sua eficácia e aceitação pelos alunos para a memorização da tabuada. De um ponto de vista mais geral, pode-se dizer que seu propósito é analisar o papel dos jogos didáticos no processo de memorização das tabuadas. Na metodologia do trabalho foram utilizados alguns jogos matemáticos, tais como: Jogo do Combo - Tabela de Pitágoras, Conferir resultados com calculadoras e Dominó da Multiplicação. Com esses jogos pretendia-se objetivar o entendimento das regularidades multiplicativas dos números e a fixação da tabuada da multiplicação. Para o desenvolvimento da parte experimental dos estudos, pesquisamos as necessidades emergentes da turma do 4º ano do Ensino Fundamental, do turno da tarde da Escola Municipal Prefeito Oswaldo Pieruccetti de Belo Horizonte/MG, quanto a dificuldade de memorização das tabelas de multiplicação mencionada pela professora e demonstrada por seus alunos. Como instrumento de apoio e de avaliação da pesquisa a professora da turma aplicou várias atividades que envolviam a utilização da tabuada, que, juntamente com a entrevista aplicada aos alunos, ratificaram a eficácia da utilização de jogos matemáticos como metodologia de ensino para a memorização da tabuada da multiplicação. E para a aprendizagem da Matemática de forma mais geral. Pudemos observar demonstrações de desenvolvimento de pensamento e atos autônomos, bem como da socialização entre pares e professores, e, ainda da consolidação de habilidades que envolvem a utilização de alguns conceitos matemáticos, relacionados especialmente com a memorização da tabuada e agilidade com cálculos mentais. |
id |
UFMG_be282df37f77bfc889b73638931c08c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQGKE |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Manuela Martins Soares DavidAna Rafaela Correia FerreiraJanine Nanci Fagundes Pereira2019-08-09T18:37:55Z2019-08-09T18:37:55Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQGKEEste trabalho teve como objetivo, analisar as relações estabelecidas pelos alunos com os jogos e sua eficácia e aceitação pelos alunos para a memorização da tabuada. De um ponto de vista mais geral, pode-se dizer que seu propósito é analisar o papel dos jogos didáticos no processo de memorização das tabuadas. Na metodologia do trabalho foram utilizados alguns jogos matemáticos, tais como: Jogo do Combo - Tabela de Pitágoras, Conferir resultados com calculadoras e Dominó da Multiplicação. Com esses jogos pretendia-se objetivar o entendimento das regularidades multiplicativas dos números e a fixação da tabuada da multiplicação. Para o desenvolvimento da parte experimental dos estudos, pesquisamos as necessidades emergentes da turma do 4º ano do Ensino Fundamental, do turno da tarde da Escola Municipal Prefeito Oswaldo Pieruccetti de Belo Horizonte/MG, quanto a dificuldade de memorização das tabelas de multiplicação mencionada pela professora e demonstrada por seus alunos. Como instrumento de apoio e de avaliação da pesquisa a professora da turma aplicou várias atividades que envolviam a utilização da tabuada, que, juntamente com a entrevista aplicada aos alunos, ratificaram a eficácia da utilização de jogos matemáticos como metodologia de ensino para a memorização da tabuada da multiplicação. E para a aprendizagem da Matemática de forma mais geral. Pudemos observar demonstrações de desenvolvimento de pensamento e atos autônomos, bem como da socialização entre pares e professores, e, ainda da consolidação de habilidades que envolvem a utilização de alguns conceitos matemáticos, relacionados especialmente com a memorização da tabuada e agilidade com cálculos mentais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica Estudo e ensinoJogos educativosMemorização da TabuadaProcessos de EnsinoJogos MatemáticosO papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALo_papel_dos_jogos_matem_ticos_na_memoriza__o_da_tabuada.pdfapplication/pdf407040https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQGKE/1/o_papel_dos_jogos_matem_ticos_na_memoriza__o_da_tabuada.pdfa2d1d2c807acd7c6ef9bafe70aa421e4MD51TEXTo_papel_dos_jogos_matem_ticos_na_memoriza__o_da_tabuada.pdf.txto_papel_dos_jogos_matem_ticos_na_memoriza__o_da_tabuada.pdf.txtExtracted texttext/plain65737https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQGKE/2/o_papel_dos_jogos_matem_ticos_na_memoriza__o_da_tabuada.pdf.txt9c780f1ada8dd1dda13006b5ab9e8982MD521843/VRNS-9QQGKE2019-11-14 07:34:37.807oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQGKERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:34:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada. |
title |
O papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada. |
spellingShingle |
O papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada. Janine Nanci Fagundes Pereira Memorização da Tabuada Processos de Ensino Jogos Matemáticos Educação Matematica Estudo e ensino Jogos educativos |
title_short |
O papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada. |
title_full |
O papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada. |
title_fullStr |
O papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada. |
title_full_unstemmed |
O papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada. |
title_sort |
O papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada. |
author |
Janine Nanci Fagundes Pereira |
author_facet |
Janine Nanci Fagundes Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Manuela Martins Soares David |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Rafaela Correia Ferreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Janine Nanci Fagundes Pereira |
contributor_str_mv |
Maria Manuela Martins Soares David Ana Rafaela Correia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memorização da Tabuada Processos de Ensino Jogos Matemáticos |
topic |
Memorização da Tabuada Processos de Ensino Jogos Matemáticos Educação Matematica Estudo e ensino Jogos educativos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Matematica Estudo e ensino Jogos educativos |
description |
Este trabalho teve como objetivo, analisar as relações estabelecidas pelos alunos com os jogos e sua eficácia e aceitação pelos alunos para a memorização da tabuada. De um ponto de vista mais geral, pode-se dizer que seu propósito é analisar o papel dos jogos didáticos no processo de memorização das tabuadas. Na metodologia do trabalho foram utilizados alguns jogos matemáticos, tais como: Jogo do Combo - Tabela de Pitágoras, Conferir resultados com calculadoras e Dominó da Multiplicação. Com esses jogos pretendia-se objetivar o entendimento das regularidades multiplicativas dos números e a fixação da tabuada da multiplicação. Para o desenvolvimento da parte experimental dos estudos, pesquisamos as necessidades emergentes da turma do 4º ano do Ensino Fundamental, do turno da tarde da Escola Municipal Prefeito Oswaldo Pieruccetti de Belo Horizonte/MG, quanto a dificuldade de memorização das tabelas de multiplicação mencionada pela professora e demonstrada por seus alunos. Como instrumento de apoio e de avaliação da pesquisa a professora da turma aplicou várias atividades que envolviam a utilização da tabuada, que, juntamente com a entrevista aplicada aos alunos, ratificaram a eficácia da utilização de jogos matemáticos como metodologia de ensino para a memorização da tabuada da multiplicação. E para a aprendizagem da Matemática de forma mais geral. Pudemos observar demonstrações de desenvolvimento de pensamento e atos autônomos, bem como da socialização entre pares e professores, e, ainda da consolidação de habilidades que envolvem a utilização de alguns conceitos matemáticos, relacionados especialmente com a memorização da tabuada e agilidade com cálculos mentais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T18:37:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T18:37:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQGKE |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQGKE |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQGKE/1/o_papel_dos_jogos_matem_ticos_na_memoriza__o_da_tabuada.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQGKE/2/o_papel_dos_jogos_matem_ticos_na_memoriza__o_da_tabuada.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a2d1d2c807acd7c6ef9bafe70aa421e4 9c780f1ada8dd1dda13006b5ab9e8982 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676960416399360 |