O papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janine Nanci Fagundes Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQGKE
Resumo: Este trabalho teve como objetivo, analisar as relações estabelecidas pelos alunos com os jogos e sua eficácia e aceitação pelos alunos para a memorização da tabuada. De um ponto de vista mais geral, pode-se dizer que seu propósito é analisar o papel dos jogos didáticos no processo de memorização das tabuadas. Na metodologia do trabalho foram utilizados alguns jogos matemáticos, tais como: Jogo do Combo - Tabela de Pitágoras, Conferir resultados com calculadoras e Dominó da Multiplicação. Com esses jogos pretendia-se objetivar o entendimento das regularidades multiplicativas dos números e a fixação da tabuada da multiplicação. Para o desenvolvimento da parte experimental dos estudos, pesquisamos as necessidades emergentes da turma do 4º ano do Ensino Fundamental, do turno da tarde da Escola Municipal Prefeito Oswaldo Pieruccetti de Belo Horizonte/MG, quanto a dificuldade de memorização das tabelas de multiplicação mencionada pela professora e demonstrada por seus alunos. Como instrumento de apoio e de avaliação da pesquisa a professora da turma aplicou várias atividades que envolviam a utilização da tabuada, que, juntamente com a entrevista aplicada aos alunos, ratificaram a eficácia da utilização de jogos matemáticos como metodologia de ensino para a memorização da tabuada da multiplicação. E para a aprendizagem da Matemática de forma mais geral. Pudemos observar demonstrações de desenvolvimento de pensamento e atos autônomos, bem como da socialização entre pares e professores, e, ainda da consolidação de habilidades que envolvem a utilização de alguns conceitos matemáticos, relacionados especialmente com a memorização da tabuada e agilidade com cálculos mentais.
id UFMG_be282df37f77bfc889b73638931c08c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQGKE
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Manuela Martins Soares DavidAna Rafaela Correia FerreiraJanine Nanci Fagundes Pereira2019-08-09T18:37:55Z2019-08-09T18:37:55Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQGKEEste trabalho teve como objetivo, analisar as relações estabelecidas pelos alunos com os jogos e sua eficácia e aceitação pelos alunos para a memorização da tabuada. De um ponto de vista mais geral, pode-se dizer que seu propósito é analisar o papel dos jogos didáticos no processo de memorização das tabuadas. Na metodologia do trabalho foram utilizados alguns jogos matemáticos, tais como: Jogo do Combo - Tabela de Pitágoras, Conferir resultados com calculadoras e Dominó da Multiplicação. Com esses jogos pretendia-se objetivar o entendimento das regularidades multiplicativas dos números e a fixação da tabuada da multiplicação. Para o desenvolvimento da parte experimental dos estudos, pesquisamos as necessidades emergentes da turma do 4º ano do Ensino Fundamental, do turno da tarde da Escola Municipal Prefeito Oswaldo Pieruccetti de Belo Horizonte/MG, quanto a dificuldade de memorização das tabelas de multiplicação mencionada pela professora e demonstrada por seus alunos. Como instrumento de apoio e de avaliação da pesquisa a professora da turma aplicou várias atividades que envolviam a utilização da tabuada, que, juntamente com a entrevista aplicada aos alunos, ratificaram a eficácia da utilização de jogos matemáticos como metodologia de ensino para a memorização da tabuada da multiplicação. E para a aprendizagem da Matemática de forma mais geral. Pudemos observar demonstrações de desenvolvimento de pensamento e atos autônomos, bem como da socialização entre pares e professores, e, ainda da consolidação de habilidades que envolvem a utilização de alguns conceitos matemáticos, relacionados especialmente com a memorização da tabuada e agilidade com cálculos mentais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica  Estudo e ensinoJogos educativosMemorização da TabuadaProcessos de EnsinoJogos MatemáticosO papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALo_papel_dos_jogos_matem_ticos_na_memoriza__o_da_tabuada.pdfapplication/pdf407040https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQGKE/1/o_papel_dos_jogos_matem_ticos_na_memoriza__o_da_tabuada.pdfa2d1d2c807acd7c6ef9bafe70aa421e4MD51TEXTo_papel_dos_jogos_matem_ticos_na_memoriza__o_da_tabuada.pdf.txto_papel_dos_jogos_matem_ticos_na_memoriza__o_da_tabuada.pdf.txtExtracted texttext/plain65737https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQGKE/2/o_papel_dos_jogos_matem_ticos_na_memoriza__o_da_tabuada.pdf.txt9c780f1ada8dd1dda13006b5ab9e8982MD521843/VRNS-9QQGKE2019-11-14 07:34:37.807oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQGKERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:34:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada.
title O papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada.
spellingShingle O papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada.
Janine Nanci Fagundes Pereira
Memorização da Tabuada
Processos de Ensino
Jogos Matemáticos
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
title_short O papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada.
title_full O papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada.
title_fullStr O papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada.
title_full_unstemmed O papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada.
title_sort O papel dos jogos matemáticos na memorização da tabuada.
author Janine Nanci Fagundes Pereira
author_facet Janine Nanci Fagundes Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Manuela Martins Soares David
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Rafaela Correia Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Janine Nanci Fagundes Pereira
contributor_str_mv Maria Manuela Martins Soares David
Ana Rafaela Correia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Memorização da Tabuada
Processos de Ensino
Jogos Matemáticos
topic Memorização da Tabuada
Processos de Ensino
Jogos Matemáticos
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
description Este trabalho teve como objetivo, analisar as relações estabelecidas pelos alunos com os jogos e sua eficácia e aceitação pelos alunos para a memorização da tabuada. De um ponto de vista mais geral, pode-se dizer que seu propósito é analisar o papel dos jogos didáticos no processo de memorização das tabuadas. Na metodologia do trabalho foram utilizados alguns jogos matemáticos, tais como: Jogo do Combo - Tabela de Pitágoras, Conferir resultados com calculadoras e Dominó da Multiplicação. Com esses jogos pretendia-se objetivar o entendimento das regularidades multiplicativas dos números e a fixação da tabuada da multiplicação. Para o desenvolvimento da parte experimental dos estudos, pesquisamos as necessidades emergentes da turma do 4º ano do Ensino Fundamental, do turno da tarde da Escola Municipal Prefeito Oswaldo Pieruccetti de Belo Horizonte/MG, quanto a dificuldade de memorização das tabelas de multiplicação mencionada pela professora e demonstrada por seus alunos. Como instrumento de apoio e de avaliação da pesquisa a professora da turma aplicou várias atividades que envolviam a utilização da tabuada, que, juntamente com a entrevista aplicada aos alunos, ratificaram a eficácia da utilização de jogos matemáticos como metodologia de ensino para a memorização da tabuada da multiplicação. E para a aprendizagem da Matemática de forma mais geral. Pudemos observar demonstrações de desenvolvimento de pensamento e atos autônomos, bem como da socialização entre pares e professores, e, ainda da consolidação de habilidades que envolvem a utilização de alguns conceitos matemáticos, relacionados especialmente com a memorização da tabuada e agilidade com cálculos mentais.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T18:37:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T18:37:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQGKE
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQGKE
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQGKE/1/o_papel_dos_jogos_matem_ticos_na_memoriza__o_da_tabuada.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQGKE/2/o_papel_dos_jogos_matem_ticos_na_memoriza__o_da_tabuada.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a2d1d2c807acd7c6ef9bafe70aa421e4
9c780f1ada8dd1dda13006b5ab9e8982
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676960416399360