Formas de sociabilidade entre alunos de uma Escola de Ensino Técnico/Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sara Villas
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-82BPK5
Resumo: O presente trabalho insere-se nos estudos da Sociologia da Educação e se propõe a uma investigação etnográfica sobre as formas de sociabilidade entre alunos de uma escola de ensino médio/técnico de uma instituição federal. A especificidade da dupla forma de ingresso nessa escola por concurso, em que os alunos são divididos em três categorias socioeconômicas, ou por admissão automática de alunos egressos da escola de nível fundamental da mesma instituição produz uma relativa heterogeneidade socioeconômica e cultural do corpo discente, impactando as formas de sociabilidade do grupo. As questões que orientaram a investigação foram: quais as formas de sociabilidade entre os alunos na escola? Como as práticas culturais cotidianas e a relação com os estudos e com a escola interferem na formação dos grupos de afinidade? Qual o papel da escola, na contemporaneidade, como espaço primordial de sociabilidades? Através da pesquisa empírica tentei produzir interpretações sociológicas para o fenômeno da sociabilidade no cotidiano escolar, bem como tornar inteligível a complexidade de que se revestem essas formas de relação. Os dados coletados na observação, nos grupos de discussão e no questionário foram analisados a partir de princípios teórico-metodológicos do Interacionismo Simbólico e da Etnometodologia. Para tal, baseei-me nos trabalhos de Héran (1988), Santos (1994) e Simmel (2006), no que se refere aos conceitos teóricos da sociabilidade e em Abrantes (2003), Dayrell (1999, 2001, 2004, 2007), Lopes (1996) e Willis (1991), com os estudos acerca da sociabilidade juvenil na escola. A pesquisa revelou a significante interferência das relações de amizade e dos grupos de afinidades na construção da identidade juvenil; o modo como a escola se constitui num espaço ímpar para fomentação de sociabilidades; a produção de estigmas e estereótipos gerados por diferenças de status perante a instituição e por formas díspares de relação com os estudos e com a escola. Foi possível, portanto, explicitar tanto a natureza social quanto contextual das formas de sociabilidade.
id UFMG_c9616812a3ebc61e488d4ab5995110be
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-82BPK5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Alice de Lima Gomes NogueiraAirton Carriao MachadoJuarez Tarcisio DayrellSara Villas2019-08-10T08:05:24Z2019-08-10T08:05:24Z2009-03-30http://hdl.handle.net/1843/FAEC-82BPK5O presente trabalho insere-se nos estudos da Sociologia da Educação e se propõe a uma investigação etnográfica sobre as formas de sociabilidade entre alunos de uma escola de ensino médio/técnico de uma instituição federal. A especificidade da dupla forma de ingresso nessa escola por concurso, em que os alunos são divididos em três categorias socioeconômicas, ou por admissão automática de alunos egressos da escola de nível fundamental da mesma instituição produz uma relativa heterogeneidade socioeconômica e cultural do corpo discente, impactando as formas de sociabilidade do grupo. As questões que orientaram a investigação foram: quais as formas de sociabilidade entre os alunos na escola? Como as práticas culturais cotidianas e a relação com os estudos e com a escola interferem na formação dos grupos de afinidade? Qual o papel da escola, na contemporaneidade, como espaço primordial de sociabilidades? Através da pesquisa empírica tentei produzir interpretações sociológicas para o fenômeno da sociabilidade no cotidiano escolar, bem como tornar inteligível a complexidade de que se revestem essas formas de relação. Os dados coletados na observação, nos grupos de discussão e no questionário foram analisados a partir de princípios teórico-metodológicos do Interacionismo Simbólico e da Etnometodologia. Para tal, baseei-me nos trabalhos de Héran (1988), Santos (1994) e Simmel (2006), no que se refere aos conceitos teóricos da sociabilidade e em Abrantes (2003), Dayrell (1999, 2001, 2004, 2007), Lopes (1996) e Willis (1991), com os estudos acerca da sociabilidade juvenil na escola. A pesquisa revelou a significante interferência das relações de amizade e dos grupos de afinidades na construção da identidade juvenil; o modo como a escola se constitui num espaço ímpar para fomentação de sociabilidades; a produção de estigmas e estereótipos gerados por diferenças de status perante a instituição e por formas díspares de relação com os estudos e com a escola. Foi possível, portanto, explicitar tanto a natureza social quanto contextual das formas de sociabilidade.This work is inserted on the Sociology of Education field and is proposed to make an etnographic research on the sociability forms among students on a secondary/technician school on a federal instituition. The specificity on its double form of students selection by tests, in which students are divided into three socialeconomic cathegories, or by automatic admission for students who come from primary school on the same institution produces a relatively cultural and socialeconomical diversity among alumni, impacting the sociability forms on the group. The questions that oriented this researh were: what the sociability forms among students at this school? How, everyday, cultural practices and the relation with studies with the school interfere on the afinity groups formation? Which the schools role, today, as primary sociability space? With the empirical research I tried to produce sociological interpretations to the sociability phenomena on schools everyday, as well as turning intelligible the complexity in which this forms of relation are wrapped. The data we have collected during observation, on discussion groups and on questionnaire were analysed acording to Simbolic Interactionisms and Ethnomethodologys theoricalmethodological principles. For doing so, I based myself on the Hérans (1988), Santos (1994) and Simmels (2006) works, on the sociability theorical concepts, and on Abrantes (2003), Dayrell (1999, 2001, 2004, 2007), Lopes (1996) and Willis (1991), with their studies about the youth sociability on school. The research revealed that friendship relations and afinity groups have a significant interference on the youth identity construction; the way how school is constituted as a singular space for sociability fomentation; the stigma and stereotypes production generated by institutional status differences and by the forms of relation with study and school. It was possible, therefore, to elicit the both social and contextual nature of sociability forms.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologia educacionalEducaçãoAmbiente de sala de aulaAlunosSociabilidadeJuventudeEscolaFormas de sociabilidade entre alunos de uma Escola de Ensino Técnico/Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_sara_villas_vers_o_final.pdfapplication/pdf2672875https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-82BPK5/1/disserta__o_sara_villas_vers_o_final.pdfb16140b2f6299b71d9134951f9aa2ce7MD51TEXTdisserta__o_sara_villas_vers_o_final.pdf.txtdisserta__o_sara_villas_vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain473701https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-82BPK5/2/disserta__o_sara_villas_vers_o_final.pdf.txt66badbc703a628e86b995405669896a9MD521843/FAEC-82BPK52019-11-14 04:19:47.255oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-82BPK5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:19:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formas de sociabilidade entre alunos de uma Escola de Ensino Técnico/Médio
title Formas de sociabilidade entre alunos de uma Escola de Ensino Técnico/Médio
spellingShingle Formas de sociabilidade entre alunos de uma Escola de Ensino Técnico/Médio
Sara Villas
Sociabilidade
Juventude
Escola
Sociologia educacional
Educação
Ambiente de sala de aula
Alunos
title_short Formas de sociabilidade entre alunos de uma Escola de Ensino Técnico/Médio
title_full Formas de sociabilidade entre alunos de uma Escola de Ensino Técnico/Médio
title_fullStr Formas de sociabilidade entre alunos de uma Escola de Ensino Técnico/Médio
title_full_unstemmed Formas de sociabilidade entre alunos de uma Escola de Ensino Técnico/Médio
title_sort Formas de sociabilidade entre alunos de uma Escola de Ensino Técnico/Médio
author Sara Villas
author_facet Sara Villas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Airton Carriao Machado
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Juarez Tarcisio Dayrell
dc.contributor.author.fl_str_mv Sara Villas
contributor_str_mv Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
Airton Carriao Machado
Juarez Tarcisio Dayrell
dc.subject.por.fl_str_mv Sociabilidade
Juventude
Escola
topic Sociabilidade
Juventude
Escola
Sociologia educacional
Educação
Ambiente de sala de aula
Alunos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Sociologia educacional
Educação
Ambiente de sala de aula
Alunos
description O presente trabalho insere-se nos estudos da Sociologia da Educação e se propõe a uma investigação etnográfica sobre as formas de sociabilidade entre alunos de uma escola de ensino médio/técnico de uma instituição federal. A especificidade da dupla forma de ingresso nessa escola por concurso, em que os alunos são divididos em três categorias socioeconômicas, ou por admissão automática de alunos egressos da escola de nível fundamental da mesma instituição produz uma relativa heterogeneidade socioeconômica e cultural do corpo discente, impactando as formas de sociabilidade do grupo. As questões que orientaram a investigação foram: quais as formas de sociabilidade entre os alunos na escola? Como as práticas culturais cotidianas e a relação com os estudos e com a escola interferem na formação dos grupos de afinidade? Qual o papel da escola, na contemporaneidade, como espaço primordial de sociabilidades? Através da pesquisa empírica tentei produzir interpretações sociológicas para o fenômeno da sociabilidade no cotidiano escolar, bem como tornar inteligível a complexidade de que se revestem essas formas de relação. Os dados coletados na observação, nos grupos de discussão e no questionário foram analisados a partir de princípios teórico-metodológicos do Interacionismo Simbólico e da Etnometodologia. Para tal, baseei-me nos trabalhos de Héran (1988), Santos (1994) e Simmel (2006), no que se refere aos conceitos teóricos da sociabilidade e em Abrantes (2003), Dayrell (1999, 2001, 2004, 2007), Lopes (1996) e Willis (1991), com os estudos acerca da sociabilidade juvenil na escola. A pesquisa revelou a significante interferência das relações de amizade e dos grupos de afinidades na construção da identidade juvenil; o modo como a escola se constitui num espaço ímpar para fomentação de sociabilidades; a produção de estigmas e estereótipos gerados por diferenças de status perante a instituição e por formas díspares de relação com os estudos e com a escola. Foi possível, portanto, explicitar tanto a natureza social quanto contextual das formas de sociabilidade.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T08:05:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T08:05:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-82BPK5
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-82BPK5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-82BPK5/1/disserta__o_sara_villas_vers_o_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-82BPK5/2/disserta__o_sara_villas_vers_o_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b16140b2f6299b71d9134951f9aa2ce7
66badbc703a628e86b995405669896a9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589423426699264