Ensino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BC5SUB |
Resumo: | Este trabalho apresenta reflexões feitas a partir da elaboração de uma sequência didática que teve como objetivo abordar o tema lixo a partir das contribuições relacionadas ao ensino por investigação. O processo envolve uma revisão bibliográfica, com o objetivo de investigar os diversos sentidos do termo ensino por investigação. Assim apresenta-se uma revisão que inclui os diversos argumentos quanto ao sentido que melhor representa e se aplica ao termo ensino por investigação, bem como para as atividades de investigação. Uma proposta de atividade investigativa e seqüências didática foi elaborada e aplicada em uma turma do 6ºano do ensino fundamental. As produções dos alunos foram objeto de reflexões e questionamentos sobre a concepção da atividade.Palavras chave: ensino de ciências; investigação; conhecimento científico; atividades e experimentação. |
id |
UFMG_d480098ca21e0a0ed2d65a0fe53f4f31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/MAVA-BC5SUB |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Andrea Horta MachadoNadja Lagares de Almeida2019-08-14T05:19:38Z2019-08-14T05:19:38Z2015-11-28http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BC5SUBEste trabalho apresenta reflexões feitas a partir da elaboração de uma sequência didática que teve como objetivo abordar o tema lixo a partir das contribuições relacionadas ao ensino por investigação. O processo envolve uma revisão bibliográfica, com o objetivo de investigar os diversos sentidos do termo ensino por investigação. Assim apresenta-se uma revisão que inclui os diversos argumentos quanto ao sentido que melhor representa e se aplica ao termo ensino por investigação, bem como para as atividades de investigação. Uma proposta de atividade investigativa e seqüências didática foi elaborada e aplicada em uma turma do 6ºano do ensino fundamental. As produções dos alunos foram objeto de reflexões e questionamentos sobre a concepção da atividade.Palavras chave: ensino de ciências; investigação; conhecimento científico; atividades e experimentação.This paper presents reflections from the elaboration of a didactic sequence aimed to address the issue garbage from the contributions related to teaching by research .The process involves a literature review in order to investigate the various meanings of the term " education for investigation." So we present a review that includes the various arguments as to the meaning that best represents and applies to the term education for research as well as for research activities. A proposal for investigative and didactic activity sequence was designed and implemented in a class of 6th yearof elementary school. The productions of the students were the subject of reflections and questions about the design of the activityUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGLixoEducação ambientalLixo urbanoEnsino fundamentalEnsino de ciências por investigaçãoconhecimento científicoatividades e experimentaçãoEnsino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_nadja_lagares_de_almeida.pdfapplication/pdf884620https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MAVA-BC5SUB/1/tcc_nadja_lagares_de_almeida.pdf5761d4a5584d87e1442afb409a0c94fdMD51TEXTtcc_nadja_lagares_de_almeida.pdf.txttcc_nadja_lagares_de_almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain153859https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MAVA-BC5SUB/2/tcc_nadja_lagares_de_almeida.pdf.txt3061fe49aedd7a5f31c50e663b6c4938MD521843/MAVA-BC5SUB2019-11-14 17:17:32.501oai:repositorio.ufmg.br:1843/MAVA-BC5SUBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:17:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamental |
title |
Ensino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamental |
spellingShingle |
Ensino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamental Nadja Lagares de Almeida Ensino de ciências por investigação conhecimento científico atividades e experimentação Lixo Educação ambiental Lixo urbano Ensino fundamental |
title_short |
Ensino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamental |
title_full |
Ensino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamental |
title_fullStr |
Ensino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Ensino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamental |
title_sort |
Ensino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamental |
author |
Nadja Lagares de Almeida |
author_facet |
Nadja Lagares de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrea Horta Machado |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nadja Lagares de Almeida |
contributor_str_mv |
Andrea Horta Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências por investigação conhecimento científico atividades e experimentação |
topic |
Ensino de ciências por investigação conhecimento científico atividades e experimentação Lixo Educação ambiental Lixo urbano Ensino fundamental |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Lixo Educação ambiental Lixo urbano Ensino fundamental |
description |
Este trabalho apresenta reflexões feitas a partir da elaboração de uma sequência didática que teve como objetivo abordar o tema lixo a partir das contribuições relacionadas ao ensino por investigação. O processo envolve uma revisão bibliográfica, com o objetivo de investigar os diversos sentidos do termo ensino por investigação. Assim apresenta-se uma revisão que inclui os diversos argumentos quanto ao sentido que melhor representa e se aplica ao termo ensino por investigação, bem como para as atividades de investigação. Uma proposta de atividade investigativa e seqüências didática foi elaborada e aplicada em uma turma do 6ºano do ensino fundamental. As produções dos alunos foram objeto de reflexões e questionamentos sobre a concepção da atividade.Palavras chave: ensino de ciências; investigação; conhecimento científico; atividades e experimentação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T05:19:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T05:19:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BC5SUB |
url |
http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BC5SUB |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MAVA-BC5SUB/1/tcc_nadja_lagares_de_almeida.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MAVA-BC5SUB/2/tcc_nadja_lagares_de_almeida.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5761d4a5584d87e1442afb409a0c94fd 3061fe49aedd7a5f31c50e663b6c4938 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589161603563520 |