Enfermeiro docente e a prática educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2NMM |
Resumo: | A formação para a docência se apresenta como um desafio para os enfermeiros, com vistas às práticas pedagógicas. O crescimento do número de escolas de enfermagem tanto de nível técnico profissionalizante quanto em graduação, transformou a docência em um importante campo de trabalho para os profissionais de enfermagem, mesmo que estes não tenham recebido uma formação adequada para a docência o que se apresenta como um problema e um desafio a ser vencido por estas escolas. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão integrativa sobre a formação do enfermeiro docente. Trata-se de um estudo de revisão integrativa. Foram utilizados artigos das bases de dados LILACS e SCIELO a partir dos descritores: enfermagem, docência, enfermeiro docente. Por meio dos resultados obtidosobservaram-se quatro temáticas: Formação, capacitação e competência; Prática pedagógica; Condições de trabalho e Aspectos positivos e negativos na prática do enfermeiro docente. Com isso, constatou-se que o enfermeiro precisa de capacitação na esfera docente no sentidode construir conhecimento técnico e científico, e valores sociais e políticos que possibilitem sua ação docente |
id |
UFMG_d95d314eefe14c599839857d55c7333b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9L2NMM |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Amanda Marcia dos Santos ReinaldoSelme Silqueira de MatosFlávio Goulart de Araújo2019-08-10T10:35:00Z2019-08-10T10:35:00Z2013-11-08http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2NMMA formação para a docência se apresenta como um desafio para os enfermeiros, com vistas às práticas pedagógicas. O crescimento do número de escolas de enfermagem tanto de nível técnico profissionalizante quanto em graduação, transformou a docência em um importante campo de trabalho para os profissionais de enfermagem, mesmo que estes não tenham recebido uma formação adequada para a docência o que se apresenta como um problema e um desafio a ser vencido por estas escolas. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão integrativa sobre a formação do enfermeiro docente. Trata-se de um estudo de revisão integrativa. Foram utilizados artigos das bases de dados LILACS e SCIELO a partir dos descritores: enfermagem, docência, enfermeiro docente. Por meio dos resultados obtidosobservaram-se quatro temáticas: Formação, capacitação e competência; Prática pedagógica; Condições de trabalho e Aspectos positivos e negativos na prática do enfermeiro docente. Com isso, constatou-se que o enfermeiro precisa de capacitação na esfera docente no sentidode construir conhecimento técnico e científico, e valores sociais e políticos que possibilitem sua ação docenteTraining for teachers presents itself as a challenge for nurses, with a view to teaching practices. The growth in the number of nursing schools, both at a technical level as on graduation, teaching became an important field of work for nursing professionals, even if they have not received adequate training for teaching, which is shown as a problem and achallenge to be overcome by these schools. The aim of this study is an integrative review of graduating nurse teachers. This is an integrative review study. For reference, the LILACS and SciELO databases were consulted for the descriptors: nursing, teaching, nurse teachers. Theresults were observed in four themes: Education, training and competence; Pedagogical practice; Working conditions and Positive and negative aspects in the practice of the nurse teacher. Thus, it was found that nurses need training in the teaching sphere in order to buildtechnical and scientific knowledge, and social and political values that will enable their teaching activities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEnfermagemDocênciaEnfermeiro docenteEnfermeiro docente e a prática educativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfl_vio_goulart_de_ara_jo.pdfapplication/pdf168511https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2NMM/1/fl_vio_goulart_de_ara_jo.pdf7b6e016345e44034eb4e4f5301b0ef5bMD51TEXTfl_vio_goulart_de_ara_jo.pdf.txtfl_vio_goulart_de_ara_jo.pdf.txtExtracted texttext/plain69254https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2NMM/2/fl_vio_goulart_de_ara_jo.pdf.txtcdadf2adc0e01224612ee5e1a0aff4f3MD521843/BUOS-9L2NMM2019-11-14 05:02:22.248oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9L2NMMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:02:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Enfermeiro docente e a prática educativa |
title |
Enfermeiro docente e a prática educativa |
spellingShingle |
Enfermeiro docente e a prática educativa Flávio Goulart de Araújo Enfermagem Docência Enfermeiro docente Educação em enfermagem Capacitação profissional |
title_short |
Enfermeiro docente e a prática educativa |
title_full |
Enfermeiro docente e a prática educativa |
title_fullStr |
Enfermeiro docente e a prática educativa |
title_full_unstemmed |
Enfermeiro docente e a prática educativa |
title_sort |
Enfermeiro docente e a prática educativa |
author |
Flávio Goulart de Araújo |
author_facet |
Flávio Goulart de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amanda Marcia dos Santos Reinaldo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Selme Silqueira de Matos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flávio Goulart de Araújo |
contributor_str_mv |
Amanda Marcia dos Santos Reinaldo Selme Silqueira de Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Docência Enfermeiro docente |
topic |
Enfermagem Docência Enfermeiro docente Educação em enfermagem Capacitação profissional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Capacitação profissional |
description |
A formação para a docência se apresenta como um desafio para os enfermeiros, com vistas às práticas pedagógicas. O crescimento do número de escolas de enfermagem tanto de nível técnico profissionalizante quanto em graduação, transformou a docência em um importante campo de trabalho para os profissionais de enfermagem, mesmo que estes não tenham recebido uma formação adequada para a docência o que se apresenta como um problema e um desafio a ser vencido por estas escolas. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão integrativa sobre a formação do enfermeiro docente. Trata-se de um estudo de revisão integrativa. Foram utilizados artigos das bases de dados LILACS e SCIELO a partir dos descritores: enfermagem, docência, enfermeiro docente. Por meio dos resultados obtidosobservaram-se quatro temáticas: Formação, capacitação e competência; Prática pedagógica; Condições de trabalho e Aspectos positivos e negativos na prática do enfermeiro docente. Com isso, constatou-se que o enfermeiro precisa de capacitação na esfera docente no sentidode construir conhecimento técnico e científico, e valores sociais e políticos que possibilitem sua ação docente |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T10:35:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T10:35:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2NMM |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2NMM |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2NMM/1/fl_vio_goulart_de_ara_jo.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2NMM/2/fl_vio_goulart_de_ara_jo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7b6e016345e44034eb4e4f5301b0ef5b cdadf2adc0e01224612ee5e1a0aff4f3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589491789660160 |