Avaliação do rendimento escolar: ferramenta de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isaltina Almeida Alvarenga Fernandes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWRYM
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso buscou analisar o conceito de avaliação, bem como suas funções no âmbito escolar, tendo em vista a concepção de avaliação como um caminho para a melhoria da aprendizagem. Nesse sentido, discutiu-se também acerca do conselho de classe como um instrumento democrático, na medida em que possibilita a tomada de decisões de forma coletiva sobre a avaliação dos alunos. Este espaço tem o objetivo de envolver todos os professores, descentralizando as decisões acerca da avaliação. Por fim, destaca-se a importância de um maior envolvimento por parte dos professores no sentido de compreender as contribuições de um processo avaliativo embasado no conhecimento do aluno e na discussão coletiva que envolva os docentes, a equipe gestora, tornando a escola um espaço mais democrático.
id UFMG_d99b4e4d513bea88295a16225350b459
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WWRYM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Laisa Kelly VilanovaIsaltina Almeida Alvarenga Fernandes2019-08-12T11:26:15Z2019-08-12T11:26:15Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWRYMO presente trabalho de conclusão de curso buscou analisar o conceito de avaliação, bem como suas funções no âmbito escolar, tendo em vista a concepção de avaliação como um caminho para a melhoria da aprendizagem. Nesse sentido, discutiu-se também acerca do conselho de classe como um instrumento democrático, na medida em que possibilita a tomada de decisões de forma coletiva sobre a avaliação dos alunos. Este espaço tem o objetivo de envolver todos os professores, descentralizando as decisões acerca da avaliação. Por fim, destaca-se a importância de um maior envolvimento por parte dos professores no sentido de compreender as contribuições de um processo avaliativo embasado no conhecimento do aluno e na discussão coletiva que envolva os docentes, a equipe gestora, tornando a escola um espaço mais democrático.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRendimento escolarPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalConselho de ClasseAvaliaçãoAvaliação do rendimento escolar: ferramenta de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_isaltina_almeida_alvarenga_fernandes._turma_13_aprovado.pdfapplication/pdf720857https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WWRYM/1/tcc_isaltina_almeida_alvarenga_fernandes._turma_13_aprovado.pdf3f15f3f870e16721df217096f81e37e1MD51TEXTtcc_isaltina_almeida_alvarenga_fernandes._turma_13_aprovado.pdf.txttcc_isaltina_almeida_alvarenga_fernandes._turma_13_aprovado.pdf.txtExtracted texttext/plain70412https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WWRYM/2/tcc_isaltina_almeida_alvarenga_fernandes._turma_13_aprovado.pdf.txt9c0b61840efb5847e492809f1037e38eMD521843/BUBD-9WWRYM2019-11-14 17:41:30.844oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WWRYMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:41:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação do rendimento escolar: ferramenta de aprendizagem
title Avaliação do rendimento escolar: ferramenta de aprendizagem
spellingShingle Avaliação do rendimento escolar: ferramenta de aprendizagem
Isaltina Almeida Alvarenga Fernandes
Conselho de Classe
Avaliação
Rendimento escolar
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
title_short Avaliação do rendimento escolar: ferramenta de aprendizagem
title_full Avaliação do rendimento escolar: ferramenta de aprendizagem
title_fullStr Avaliação do rendimento escolar: ferramenta de aprendizagem
title_full_unstemmed Avaliação do rendimento escolar: ferramenta de aprendizagem
title_sort Avaliação do rendimento escolar: ferramenta de aprendizagem
author Isaltina Almeida Alvarenga Fernandes
author_facet Isaltina Almeida Alvarenga Fernandes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Laisa Kelly Vilanova
dc.contributor.author.fl_str_mv Isaltina Almeida Alvarenga Fernandes
contributor_str_mv Laisa Kelly Vilanova
dc.subject.por.fl_str_mv Conselho de Classe
Avaliação
topic Conselho de Classe
Avaliação
Rendimento escolar
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Rendimento escolar
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
description O presente trabalho de conclusão de curso buscou analisar o conceito de avaliação, bem como suas funções no âmbito escolar, tendo em vista a concepção de avaliação como um caminho para a melhoria da aprendizagem. Nesse sentido, discutiu-se também acerca do conselho de classe como um instrumento democrático, na medida em que possibilita a tomada de decisões de forma coletiva sobre a avaliação dos alunos. Este espaço tem o objetivo de envolver todos os professores, descentralizando as decisões acerca da avaliação. Por fim, destaca-se a importância de um maior envolvimento por parte dos professores no sentido de compreender as contribuições de um processo avaliativo embasado no conhecimento do aluno e na discussão coletiva que envolva os docentes, a equipe gestora, tornando a escola um espaço mais democrático.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T11:26:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T11:26:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWRYM
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWRYM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WWRYM/1/tcc_isaltina_almeida_alvarenga_fernandes._turma_13_aprovado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WWRYM/2/tcc_isaltina_almeida_alvarenga_fernandes._turma_13_aprovado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f15f3f870e16721df217096f81e37e1
9c0b61840efb5847e492809f1037e38e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589323497406464