Educação permanente em saúde: estratégias de implantação e resultados alcançados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simone Campos Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKKQH
Resumo: A educação permanente tem como objetivo a melhoria da qualidade do cuidado, a capacidade de comunicação e o compromisso social entre as equipes, gestores, instituições formadoras e o controle social. Este modelo de educação parte da necessidade local, propondo que as ações sejam implementadas com objetivo de alcançar transformações e, desta forma, tornar o serviço mais eficiente e eficaz. Este estudo tem como objetivo identificar na literatura as estratégias utilizadas e os resultados alcançados com a implantação da educação permanente nos serviços de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A população foi selecionada utilizando-se os recursos de metapesquisa oferecidos pela Biblioteca Virtual de Saúde. Das 65 publicações identificadas seis foram incluídas na amostra. Todos os artigos foram publicados no idioma português, sendo o Brasil, o país de publicação. As experiências de educação permanente exitosas utilizaram métodos de ensino considerados não tradicionais como oficinas, dinâmicas lúdicas, jogos educativos, problematização, estudos de caso, aprendizagem baseada em problemas, psicodrama. Todas partiram de discussões sobre o problema a ser trabalhado e consideraram a experiência prévia do público alvo. Os principais resultados alcançados foram um maior incentivo ao debate reflexivo da equipe, maior envolvimento entre os profissionais com consequente integração das práticas de saúde em torno de um projeto comum, promoção de uma assistência integral, humanizada e de qualidade aos usuários. As unidades de saúde que utilizaram a educação permanente obtiveram resultados significativos oportunizando a melhoria do cuidado e da assistência prestada, bem como satisfação dos funcionários estreitando assim relações com os usuários.
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