Educação permanente em saúde: estratégias de implantação e resultados alcançados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKKQH |
Resumo: | A educação permanente tem como objetivo a melhoria da qualidade do cuidado, a capacidade de comunicação e o compromisso social entre as equipes, gestores, instituições formadoras e o controle social. Este modelo de educação parte da necessidade local, propondo que as ações sejam implementadas com objetivo de alcançar transformações e, desta forma, tornar o serviço mais eficiente e eficaz. Este estudo tem como objetivo identificar na literatura as estratégias utilizadas e os resultados alcançados com a implantação da educação permanente nos serviços de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A população foi selecionada utilizando-se os recursos de metapesquisa oferecidos pela Biblioteca Virtual de Saúde. Das 65 publicações identificadas seis foram incluídas na amostra. Todos os artigos foram publicados no idioma português, sendo o Brasil, o país de publicação. As experiências de educação permanente exitosas utilizaram métodos de ensino considerados não tradicionais como oficinas, dinâmicas lúdicas, jogos educativos, problematização, estudos de caso, aprendizagem baseada em problemas, psicodrama. Todas partiram de discussões sobre o problema a ser trabalhado e consideraram a experiência prévia do público alvo. Os principais resultados alcançados foram um maior incentivo ao debate reflexivo da equipe, maior envolvimento entre os profissionais com consequente integração das práticas de saúde em torno de um projeto comum, promoção de uma assistência integral, humanizada e de qualidade aos usuários. As unidades de saúde que utilizaram a educação permanente obtiveram resultados significativos oportunizando a melhoria do cuidado e da assistência prestada, bem como satisfação dos funcionários estreitando assim relações com os usuários. |
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Allana dos Reis CorreaGiovana Paula Rezende SiminoSimone Campos Ferreira2019-08-12T08:04:00Z2019-08-12T08:04:00Z2014-02-22http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKKQHA educação permanente tem como objetivo a melhoria da qualidade do cuidado, a capacidade de comunicação e o compromisso social entre as equipes, gestores, instituições formadoras e o controle social. Este modelo de educação parte da necessidade local, propondo que as ações sejam implementadas com objetivo de alcançar transformações e, desta forma, tornar o serviço mais eficiente e eficaz. Este estudo tem como objetivo identificar na literatura as estratégias utilizadas e os resultados alcançados com a implantação da educação permanente nos serviços de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A população foi selecionada utilizando-se os recursos de metapesquisa oferecidos pela Biblioteca Virtual de Saúde. Das 65 publicações identificadas seis foram incluídas na amostra. Todos os artigos foram publicados no idioma português, sendo o Brasil, o país de publicação. As experiências de educação permanente exitosas utilizaram métodos de ensino considerados não tradicionais como oficinas, dinâmicas lúdicas, jogos educativos, problematização, estudos de caso, aprendizagem baseada em problemas, psicodrama. Todas partiram de discussões sobre o problema a ser trabalhado e consideraram a experiência prévia do público alvo. Os principais resultados alcançados foram um maior incentivo ao debate reflexivo da equipe, maior envolvimento entre os profissionais com consequente integração das práticas de saúde em torno de um projeto comum, promoção de uma assistência integral, humanizada e de qualidade aos usuários. As unidades de saúde que utilizaram a educação permanente obtiveram resultados significativos oportunizando a melhoria do cuidado e da assistência prestada, bem como satisfação dos funcionários estreitando assim relações com os usuários.Continuing education aims to improve the quality of care, communication skills and social commitment between the teams, managers, educational institutions and social control. This model of education of the local need, proposing that actions are implemented in order to achieve transformation and thus become the most efficient and effective service. This study aims to identify the strategies used in the literature and the results achieved with the implantation of permanent education in health services. This is an integrative literature review. The population was selected using the metasearch capabilities offered by the Virtual Health Library Of the 65 publications identified, six were included in the sample. All articles were published in the Portuguese language, and Brazil, the country of publication. The experiences of successful continuing education teaching methods used nontraditional regarded as workshops, recreational dynamics, educational games, questioning, case studies, problembased learning, psychodrama. All started from discussions about the problem being worked on and considered the prior experience of the audience. The main results were a greater incentive to reflective debate team, greater involvement of professionals with consequent integration of health practices around a common project, promoting a comprehensive, humane care and quality to users. Health units that used continuous education yielded significant results providing opportunities to improve the care and assistance provided, as well as employee satisfaction thus narrowing relationships with users.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalAprendizagem baseada em problemasCapacitação em serviçoEducação em saúdeServiços de saúdeEducação permanente em saúde: estratégias de implantação e resultados alcançadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_simone_campos_vers_o_final_1.pdfapplication/pdf133063https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NKKQH/1/tcc_simone_campos_vers_o_final_1.pdffdd2cdcc5a24e9b1106e487d1f8e070aMD51TEXTtcc_simone_campos_vers_o_final_1.pdf.txttcc_simone_campos_vers_o_final_1.pdf.txtExtracted texttext/plain41026https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NKKQH/2/tcc_simone_campos_vers_o_final_1.pdf.txt0bb6bb5c9b6af135381b2e9e2202e391MD521843/BUOS-9NKKQH2019-11-14 13:52:32.946oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9NKKQHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:52:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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