O jogo da multiplicação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCB9 |
Resumo: | Com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa no que se refere aos conceitos e procedimentos das operações de multiplicação, foi aplicado o Jogo da Multiplicação em uma turma do 5° ano da Escola Municipal Deputado Renato Azeredo. Pautado em uma perspectiva de resolução de situações-problema, e não apenas o lúdico pelo lúdico, o Jogo da Multiplicação vem romper com a lógica dos exercícios padronizados, os quais muitas vezes são resolvidos mecanicamente pelos alunos, limitando o raciocínio lógico-matemático. O desenvolvimento do cálculo mental, a utilização de estratégias próprias na resolução dos cálculos, a compreensão das propriedades comutativa e associativa da multiplicação, foram alguns dos objetivos propostos nesse trabalho. Para facilitar a avaliação da aprendizagem durante o desenvolvimento do jogo, além da observação direta, foram utilizados os registros dos estudantes, discutidos durante os seminários de avaliação. Esses registros promoveram um trabalho interdisciplinar que possibilitou aos alunos refletirem e analisarem suas estratégias, estabelecendo relações entre os diferentes conceitos matemáticos. Na primeira etapa do jogo foi possível perceber as variadas estratégias utilizadas pelos alunos para calcularem as operações de multiplicação obtidas das cartas do jogo. Na segunda etapa os registros demonstraram que os alunos avançaram na apropriação de conceitos e utilizaram mais o algoritmo convencional, tornando seus cálculos mais eficientes e econômicos. Na terceira etapa do jogo foi utilizada a calculadora, o que possibilitou avaliar o uso dessa ferramenta como facilitadora na resolução das operações e suas implicações no processo de aprendizagem. O Jogo da Multiplicação possibilitou aos alunos adquirirem capacidades e habilidades que posteriormente os auxiliaram na apropriação dos conceitos e procedimentos das operações de multiplicação, ampliando o raciocínio lógico-matemático. Por se tratar de um jogo, os alunos se envolveram criando expectativas quanto ao ganhar e perder o que propiciou momentos de interação e aprendizagem que não seriam possíveis em uma aula tradicional, na qual o único objetivo fosse solucionar uma lista de operações. O estudo da tabuada, que não constava nos objetivos a serem alcançados, se tornou parte do processo naturalmente. O que constatamos, no entanto, é que só o ato de jogar não foi suficiente para os alunos superarem suas dificuldades. A intervenção da professora durante esse processo foi fundamental. |
id |
UFMG_ddfdbc9a0a2689796278b43c2a626452 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQCB9 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ana Rafaela Correia FerreiraPaula Resende AdelinoEdna Alvernaz Barros2019-08-13T11:12:27Z2019-08-13T11:12:27Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCB9Com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa no que se refere aos conceitos e procedimentos das operações de multiplicação, foi aplicado o Jogo da Multiplicação em uma turma do 5° ano da Escola Municipal Deputado Renato Azeredo. Pautado em uma perspectiva de resolução de situações-problema, e não apenas o lúdico pelo lúdico, o Jogo da Multiplicação vem romper com a lógica dos exercícios padronizados, os quais muitas vezes são resolvidos mecanicamente pelos alunos, limitando o raciocínio lógico-matemático. O desenvolvimento do cálculo mental, a utilização de estratégias próprias na resolução dos cálculos, a compreensão das propriedades comutativa e associativa da multiplicação, foram alguns dos objetivos propostos nesse trabalho. Para facilitar a avaliação da aprendizagem durante o desenvolvimento do jogo, além da observação direta, foram utilizados os registros dos estudantes, discutidos durante os seminários de avaliação. Esses registros promoveram um trabalho interdisciplinar que possibilitou aos alunos refletirem e analisarem suas estratégias, estabelecendo relações entre os diferentes conceitos matemáticos. Na primeira etapa do jogo foi possível perceber as variadas estratégias utilizadas pelos alunos para calcularem as operações de multiplicação obtidas das cartas do jogo. Na segunda etapa os registros demonstraram que os alunos avançaram na apropriação de conceitos e utilizaram mais o algoritmo convencional, tornando seus cálculos mais eficientes e econômicos. Na terceira etapa do jogo foi utilizada a calculadora, o que possibilitou avaliar o uso dessa ferramenta como facilitadora na resolução das operações e suas implicações no processo de aprendizagem. O Jogo da Multiplicação possibilitou aos alunos adquirirem capacidades e habilidades que posteriormente os auxiliaram na apropriação dos conceitos e procedimentos das operações de multiplicação, ampliando o raciocínio lógico-matemático. Por se tratar de um jogo, os alunos se envolveram criando expectativas quanto ao ganhar e perder o que propiciou momentos de interação e aprendizagem que não seriam possíveis em uma aula tradicional, na qual o único objetivo fosse solucionar uma lista de operações. O estudo da tabuada, que não constava nos objetivos a serem alcançados, se tornou parte do processo naturalmente. O que constatamos, no entanto, é que só o ato de jogar não foi suficiente para os alunos superarem suas dificuldades. A intervenção da professora durante esse processo foi fundamental.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica Estudo e ensinoJogos educativosEducação MatemáticaEnsino de MultiplicaçãoJogo da MultiplicaçãoO jogo da multiplicação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrabalho_final_edna_alvernaz_ed_mat.pdfapplication/pdf5536755https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQCB9/1/trabalho_final_edna_alvernaz_ed_mat.pdf948b030cb8144b5dc904255d20a29e4dMD51TEXTtrabalho_final_edna_alvernaz_ed_mat.pdf.txttrabalho_final_edna_alvernaz_ed_mat.pdf.txtExtracted texttext/plain105362https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQCB9/2/trabalho_final_edna_alvernaz_ed_mat.pdf.txt0fb3535b942ed19ea7cf13fb425c730bMD521843/VRNS-9QQCB92019-11-14 22:44:21.594oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQCB9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:44:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O jogo da multiplicação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamental |
title |
O jogo da multiplicação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
O jogo da multiplicação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamental Edna Alvernaz Barros Educação Matemática Ensino de Multiplicação Jogo da Multiplicação Educação Matematica Estudo e ensino Jogos educativos |
title_short |
O jogo da multiplicação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamental |
title_full |
O jogo da multiplicação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
O jogo da multiplicação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O jogo da multiplicação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamental |
title_sort |
O jogo da multiplicação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamental |
author |
Edna Alvernaz Barros |
author_facet |
Edna Alvernaz Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Rafaela Correia Ferreira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Paula Resende Adelino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Edna Alvernaz Barros |
contributor_str_mv |
Ana Rafaela Correia Ferreira Paula Resende Adelino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Ensino de Multiplicação Jogo da Multiplicação |
topic |
Educação Matemática Ensino de Multiplicação Jogo da Multiplicação Educação Matematica Estudo e ensino Jogos educativos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Matematica Estudo e ensino Jogos educativos |
description |
Com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa no que se refere aos conceitos e procedimentos das operações de multiplicação, foi aplicado o Jogo da Multiplicação em uma turma do 5° ano da Escola Municipal Deputado Renato Azeredo. Pautado em uma perspectiva de resolução de situações-problema, e não apenas o lúdico pelo lúdico, o Jogo da Multiplicação vem romper com a lógica dos exercícios padronizados, os quais muitas vezes são resolvidos mecanicamente pelos alunos, limitando o raciocínio lógico-matemático. O desenvolvimento do cálculo mental, a utilização de estratégias próprias na resolução dos cálculos, a compreensão das propriedades comutativa e associativa da multiplicação, foram alguns dos objetivos propostos nesse trabalho. Para facilitar a avaliação da aprendizagem durante o desenvolvimento do jogo, além da observação direta, foram utilizados os registros dos estudantes, discutidos durante os seminários de avaliação. Esses registros promoveram um trabalho interdisciplinar que possibilitou aos alunos refletirem e analisarem suas estratégias, estabelecendo relações entre os diferentes conceitos matemáticos. Na primeira etapa do jogo foi possível perceber as variadas estratégias utilizadas pelos alunos para calcularem as operações de multiplicação obtidas das cartas do jogo. Na segunda etapa os registros demonstraram que os alunos avançaram na apropriação de conceitos e utilizaram mais o algoritmo convencional, tornando seus cálculos mais eficientes e econômicos. Na terceira etapa do jogo foi utilizada a calculadora, o que possibilitou avaliar o uso dessa ferramenta como facilitadora na resolução das operações e suas implicações no processo de aprendizagem. O Jogo da Multiplicação possibilitou aos alunos adquirirem capacidades e habilidades que posteriormente os auxiliaram na apropriação dos conceitos e procedimentos das operações de multiplicação, ampliando o raciocínio lógico-matemático. Por se tratar de um jogo, os alunos se envolveram criando expectativas quanto ao ganhar e perder o que propiciou momentos de interação e aprendizagem que não seriam possíveis em uma aula tradicional, na qual o único objetivo fosse solucionar uma lista de operações. O estudo da tabuada, que não constava nos objetivos a serem alcançados, se tornou parte do processo naturalmente. O que constatamos, no entanto, é que só o ato de jogar não foi suficiente para os alunos superarem suas dificuldades. A intervenção da professora durante esse processo foi fundamental. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T11:12:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T11:12:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCB9 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCB9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQCB9/1/trabalho_final_edna_alvernaz_ed_mat.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQCB9/2/trabalho_final_edna_alvernaz_ed_mat.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
948b030cb8144b5dc904255d20a29e4d 0fb3535b942ed19ea7cf13fb425c730b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589148749070336 |