O jogo da multiplicação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Edna Alvernaz Barros
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCB9
Resumo: Com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa no que se refere aos conceitos e procedimentos das operações de multiplicação, foi aplicado o Jogo da Multiplicação em uma turma do 5° ano da Escola Municipal Deputado Renato Azeredo. Pautado em uma perspectiva de resolução de situações-problema, e não apenas o lúdico pelo lúdico, o Jogo da Multiplicação vem romper com a lógica dos exercícios padronizados, os quais muitas vezes são resolvidos mecanicamente pelos alunos, limitando o raciocínio lógico-matemático. O desenvolvimento do cálculo mental, a utilização de estratégias próprias na resolução dos cálculos, a compreensão das propriedades comutativa e associativa da multiplicação, foram alguns dos objetivos propostos nesse trabalho. Para facilitar a avaliação da aprendizagem durante o desenvolvimento do jogo, além da observação direta, foram utilizados os registros dos estudantes, discutidos durante os seminários de avaliação. Esses registros promoveram um trabalho interdisciplinar que possibilitou aos alunos refletirem e analisarem suas estratégias, estabelecendo relações entre os diferentes conceitos matemáticos. Na primeira etapa do jogo foi possível perceber as variadas estratégias utilizadas pelos alunos para calcularem as operações de multiplicação obtidas das cartas do jogo. Na segunda etapa os registros demonstraram que os alunos avançaram na apropriação de conceitos e utilizaram mais o algoritmo convencional, tornando seus cálculos mais eficientes e econômicos. Na terceira etapa do jogo foi utilizada a calculadora, o que possibilitou avaliar o uso dessa ferramenta como facilitadora na resolução das operações e suas implicações no processo de aprendizagem. O Jogo da Multiplicação possibilitou aos alunos adquirirem capacidades e habilidades que posteriormente os auxiliaram na apropriação dos conceitos e procedimentos das operações de multiplicação, ampliando o raciocínio lógico-matemático. Por se tratar de um jogo, os alunos se envolveram criando expectativas quanto ao ganhar e perder o que propiciou momentos de interação e aprendizagem que não seriam possíveis em uma aula tradicional, na qual o único objetivo fosse solucionar uma lista de operações. O estudo da tabuada, que não constava nos objetivos a serem alcançados, se tornou parte do processo naturalmente. O que constatamos, no entanto, é que só o ato de jogar não foi suficiente para os alunos superarem suas dificuldades. A intervenção da professora durante esse processo foi fundamental.
id UFMG_ddfdbc9a0a2689796278b43c2a626452
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQCB9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Rafaela Correia FerreiraPaula Resende AdelinoEdna Alvernaz Barros2019-08-13T11:12:27Z2019-08-13T11:12:27Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCB9Com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa no que se refere aos conceitos e procedimentos das operações de multiplicação, foi aplicado o Jogo da Multiplicação em uma turma do 5° ano da Escola Municipal Deputado Renato Azeredo. Pautado em uma perspectiva de resolução de situações-problema, e não apenas o lúdico pelo lúdico, o Jogo da Multiplicação vem romper com a lógica dos exercícios padronizados, os quais muitas vezes são resolvidos mecanicamente pelos alunos, limitando o raciocínio lógico-matemático. O desenvolvimento do cálculo mental, a utilização de estratégias próprias na resolução dos cálculos, a compreensão das propriedades comutativa e associativa da multiplicação, foram alguns dos objetivos propostos nesse trabalho. Para facilitar a avaliação da aprendizagem durante o desenvolvimento do jogo, além da observação direta, foram utilizados os registros dos estudantes, discutidos durante os seminários de avaliação. Esses registros promoveram um trabalho interdisciplinar que possibilitou aos alunos refletirem e analisarem suas estratégias, estabelecendo relações entre os diferentes conceitos matemáticos. Na primeira etapa do jogo foi possível perceber as variadas estratégias utilizadas pelos alunos para calcularem as operações de multiplicação obtidas das cartas do jogo. Na segunda etapa os registros demonstraram que os alunos avançaram na apropriação de conceitos e utilizaram mais o algoritmo convencional, tornando seus cálculos mais eficientes e econômicos. Na terceira etapa do jogo foi utilizada a calculadora, o que possibilitou avaliar o uso dessa ferramenta como facilitadora na resolução das operações e suas implicações no processo de aprendizagem. O Jogo da Multiplicação possibilitou aos alunos adquirirem capacidades e habilidades que posteriormente os auxiliaram na apropriação dos conceitos e procedimentos das operações de multiplicação, ampliando o raciocínio lógico-matemático. Por se tratar de um jogo, os alunos se envolveram criando expectativas quanto ao ganhar e perder o que propiciou momentos de interação e aprendizagem que não seriam possíveis em uma aula tradicional, na qual o único objetivo fosse solucionar uma lista de operações. O estudo da tabuada, que não constava nos objetivos a serem alcançados, se tornou parte do processo naturalmente. O que constatamos, no entanto, é que só o ato de jogar não foi suficiente para os alunos superarem suas dificuldades. A intervenção da professora durante esse processo foi fundamental.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica  Estudo e ensinoJogos educativosEducação MatemáticaEnsino de MultiplicaçãoJogo da MultiplicaçãoO jogo da multiplicação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrabalho_final_edna_alvernaz_ed_mat.pdfapplication/pdf5536755https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQCB9/1/trabalho_final_edna_alvernaz_ed_mat.pdf948b030cb8144b5dc904255d20a29e4dMD51TEXTtrabalho_final_edna_alvernaz_ed_mat.pdf.txttrabalho_final_edna_alvernaz_ed_mat.pdf.txtExtracted texttext/plain105362https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQCB9/2/trabalho_final_edna_alvernaz_ed_mat.pdf.txt0fb3535b942ed19ea7cf13fb425c730bMD521843/VRNS-9QQCB92019-11-14 22:44:21.594oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQCB9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:44:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jogo da multiplicação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamental
title O jogo da multiplicação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamental
spellingShingle O jogo da multiplicação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamental
Edna Alvernaz Barros
Educação Matemática
Ensino de Multiplicação
Jogo da Multiplicação
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
title_short O jogo da multiplicação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamental
title_full O jogo da multiplicação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamental
title_fullStr O jogo da multiplicação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O jogo da multiplicação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamental
title_sort O jogo da multiplicação: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamental
author Edna Alvernaz Barros
author_facet Edna Alvernaz Barros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Rafaela Correia Ferreira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paula Resende Adelino
dc.contributor.author.fl_str_mv Edna Alvernaz Barros
contributor_str_mv Ana Rafaela Correia Ferreira
Paula Resende Adelino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Ensino de Multiplicação
Jogo da Multiplicação
topic Educação Matemática
Ensino de Multiplicação
Jogo da Multiplicação
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
description Com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa no que se refere aos conceitos e procedimentos das operações de multiplicação, foi aplicado o Jogo da Multiplicação em uma turma do 5° ano da Escola Municipal Deputado Renato Azeredo. Pautado em uma perspectiva de resolução de situações-problema, e não apenas o lúdico pelo lúdico, o Jogo da Multiplicação vem romper com a lógica dos exercícios padronizados, os quais muitas vezes são resolvidos mecanicamente pelos alunos, limitando o raciocínio lógico-matemático. O desenvolvimento do cálculo mental, a utilização de estratégias próprias na resolução dos cálculos, a compreensão das propriedades comutativa e associativa da multiplicação, foram alguns dos objetivos propostos nesse trabalho. Para facilitar a avaliação da aprendizagem durante o desenvolvimento do jogo, além da observação direta, foram utilizados os registros dos estudantes, discutidos durante os seminários de avaliação. Esses registros promoveram um trabalho interdisciplinar que possibilitou aos alunos refletirem e analisarem suas estratégias, estabelecendo relações entre os diferentes conceitos matemáticos. Na primeira etapa do jogo foi possível perceber as variadas estratégias utilizadas pelos alunos para calcularem as operações de multiplicação obtidas das cartas do jogo. Na segunda etapa os registros demonstraram que os alunos avançaram na apropriação de conceitos e utilizaram mais o algoritmo convencional, tornando seus cálculos mais eficientes e econômicos. Na terceira etapa do jogo foi utilizada a calculadora, o que possibilitou avaliar o uso dessa ferramenta como facilitadora na resolução das operações e suas implicações no processo de aprendizagem. O Jogo da Multiplicação possibilitou aos alunos adquirirem capacidades e habilidades que posteriormente os auxiliaram na apropriação dos conceitos e procedimentos das operações de multiplicação, ampliando o raciocínio lógico-matemático. Por se tratar de um jogo, os alunos se envolveram criando expectativas quanto ao ganhar e perder o que propiciou momentos de interação e aprendizagem que não seriam possíveis em uma aula tradicional, na qual o único objetivo fosse solucionar uma lista de operações. O estudo da tabuada, que não constava nos objetivos a serem alcançados, se tornou parte do processo naturalmente. O que constatamos, no entanto, é que só o ato de jogar não foi suficiente para os alunos superarem suas dificuldades. A intervenção da professora durante esse processo foi fundamental.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T11:12:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T11:12:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCB9
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCB9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQCB9/1/trabalho_final_edna_alvernaz_ed_mat.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQCB9/2/trabalho_final_edna_alvernaz_ed_mat.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 948b030cb8144b5dc904255d20a29e4d
0fb3535b942ed19ea7cf13fb425c730b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589148749070336