E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i1.28054 http://hdl.handle.net/1843/61935 https://orcid.org/0000-0002-4883-3410 http://orcid.org/0000-0002-8051-126X |
Resumo: | A partir da noção de cena musical, nos propomos – neste artigo – a aproximar algumas performances realizadas a partir dos anos de 1970 por artistas do teatro e da música e certas performances queer da cena musical pop contemporânea brasileira. Observamos estas performances em produções que se dedicaram e dedicam a colocar em questão os limites impostos pelos papéis sociais de gênero; que denunciam o patrulhamento heteronormativo sobre os corpos; e que investem na visibilização de identidades fluidas e diversas. Temos por interesse nesta aproximação perceber um comum que se fez amparado em outras éticas, surgidas de novas circulações estéticas; como a performance daqueles corpos conteve e contém uma potência transformadora da consciência; como o pop se faz político. |
id |
UFMG_e641c13a03d22ca0cb1a67167378867e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/61935 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-12-12T20:15:31Z2023-12-12T20:15:31Z2019-04-293815165https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i1.280542238-2577http://hdl.handle.net/1843/61935https://orcid.org/0000-0002-4883-3410http://orcid.org/0000-0002-8051-126XA partir da noção de cena musical, nos propomos – neste artigo – a aproximar algumas performances realizadas a partir dos anos de 1970 por artistas do teatro e da música e certas performances queer da cena musical pop contemporânea brasileira. Observamos estas performances em produções que se dedicaram e dedicam a colocar em questão os limites impostos pelos papéis sociais de gênero; que denunciam o patrulhamento heteronormativo sobre os corpos; e que investem na visibilização de identidades fluidas e diversas. Temos por interesse nesta aproximação perceber um comum que se fez amparado em outras éticas, surgidas de novas circulações estéticas; como a performance daqueles corpos conteve e contém uma potência transformadora da consciência; como o pop se faz político.From the notion of musical scene, we propose - in this article - to approach some performances performed from the 1970s by artists of theater and music and certain performances queer of the Brazilian contemporary pop music scene. We observe these performances in productions that have been dedicated and dedicated to question the limits imposed by the social roles of gender; who denounce heteronormative patrolling over bodies; and that invests in the visibility of fluid and diverse identities. We are interested in this approach to perceive a common that has been supported in other ethics, arising from new aesthetic circulations; how the performance of those bodies contained and contains a transforming power of consciousness; how pop becomes a politician.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALFAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANASRevista ContracampoArte e músicaMúsica PopularPerformance (Arte) - BrasilPessoas LGBTQ+Cena musicalMúsica PopPerformanceQueerE nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileiraAnd in that scene Pablo’s grandmother was already transgressive: queer performances in brazilian pop musicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28054Carlos Magno Camargos MendonçaFelipe Viero Kolinski Machadoapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALE nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora_ performances queer na música pop brasileira.pdfE nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora_ performances queer na música pop brasileira.pdfapplication/pdf368323https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61935/2/E%20nessa%20cena%20a%20vov%c3%b3%20da%20Pabllo%20j%c3%a1%20era%20transgressora_%20performances%20queer%20na%20m%c3%basica%20pop%20brasileira.pdfa7c801f0a51246d4709c98cc7bead273MD52LICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61935/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD511843/619352023-12-12 17:15:31.961oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-12-12T20:15:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
And in that scene Pablo’s grandmother was already transgressive: queer performances in brazilian pop music |
title |
E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira |
spellingShingle |
E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira Carlos Magno Camargos Mendonça Cena musical Música Pop Performance Queer Arte e música Música Popular Performance (Arte) - Brasil Pessoas LGBTQ+ |
title_short |
E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira |
title_full |
E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira |
title_fullStr |
E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira |
title_full_unstemmed |
E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira |
title_sort |
E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira |
author |
Carlos Magno Camargos Mendonça |
author_facet |
Carlos Magno Camargos Mendonça Felipe Viero Kolinski Machado |
author_role |
author |
author2 |
Felipe Viero Kolinski Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos Magno Camargos Mendonça Felipe Viero Kolinski Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cena musical Música Pop Performance Queer |
topic |
Cena musical Música Pop Performance Queer Arte e música Música Popular Performance (Arte) - Brasil Pessoas LGBTQ+ |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Arte e música Música Popular Performance (Arte) - Brasil Pessoas LGBTQ+ |
description |
A partir da noção de cena musical, nos propomos – neste artigo – a aproximar algumas performances realizadas a partir dos anos de 1970 por artistas do teatro e da música e certas performances queer da cena musical pop contemporânea brasileira. Observamos estas performances em produções que se dedicaram e dedicam a colocar em questão os limites impostos pelos papéis sociais de gênero; que denunciam o patrulhamento heteronormativo sobre os corpos; e que investem na visibilização de identidades fluidas e diversas. Temos por interesse nesta aproximação perceber um comum que se fez amparado em outras éticas, surgidas de novas circulações estéticas; como a performance daqueles corpos conteve e contém uma potência transformadora da consciência; como o pop se faz político. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-12T20:15:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-12T20:15:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/61935 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i1.28054 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-2577 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4883-3410 http://orcid.org/0000-0002-8051-126X |
url |
https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i1.28054 http://hdl.handle.net/1843/61935 https://orcid.org/0000-0002-4883-3410 http://orcid.org/0000-0002-8051-126X |
identifier_str_mv |
2238-2577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Contracampo |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61935/2/E%20nessa%20cena%20a%20vov%c3%b3%20da%20Pabllo%20j%c3%a1%20era%20transgressora_%20performances%20queer%20na%20m%c3%basica%20pop%20brasileira.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61935/1/License.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a7c801f0a51246d4709c98cc7bead273 fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589549601849344 |