A lei 10639/03 e a educação: o Brasil se faz por caminhos africanos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/56072 |
Resumo: | As discussões sobre as relações étnicas e raciais no Brasil vêm conduzindo à criação de ações afirmativas em favor da igualdade e contra qualquer forma de discriminação. No que diz respeito ao preconceito contra o negro, a Lei 10639/03 propõe a inclusão da História da África e da cultura Afrobrasileira nos currículos escolares a fim de que através do conhecimento e valorização da cultura africana, se possa reconhecer a importância do negro para a história do Brasil e, assim, dedicar-lhe o espaço que lhe é de direito na sociedade contemporânea. Compreendendo a importância da educação escolar para a formação do sujeito este estudo propõe uma análise investigativa das atividades propostas por um Grupo de Referência da Secretaria Municipal de Congonhas/MG a cerca dessa temática. A partir dos resultados pode-se inferir a necessidade de estudos direcionados a um aprofundamento teórico e metodológico do assunto. |
id |
UFMG_e95cfed902cc6fedb96ed3d4c5cce198 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/56072 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
A lei 10639/03 e a educação: o Brasil se faz por caminhos africanosHistória afro-brasileiraLei 10639/03EscolaAs discussões sobre as relações étnicas e raciais no Brasil vêm conduzindo à criação de ações afirmativas em favor da igualdade e contra qualquer forma de discriminação. No que diz respeito ao preconceito contra o negro, a Lei 10639/03 propõe a inclusão da História da África e da cultura Afrobrasileira nos currículos escolares a fim de que através do conhecimento e valorização da cultura africana, se possa reconhecer a importância do negro para a história do Brasil e, assim, dedicar-lhe o espaço que lhe é de direito na sociedade contemporânea. Compreendendo a importância da educação escolar para a formação do sujeito este estudo propõe uma análise investigativa das atividades propostas por um Grupo de Referência da Secretaria Municipal de Congonhas/MG a cerca dessa temática. A partir dos resultados pode-se inferir a necessidade de estudos direcionados a um aprofundamento teórico e metodológico do assunto.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Ensino na Educação BásicaUFMGPaulo Henrique de Queiroz Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/8909526439792166Carla Valéria Vieira Linhares MaiaAdriana Cristina de Oliveira2023-07-11T15:44:04Z2023-07-11T15:44:04Z2012-07-28Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/56072porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-07-11T15:44:05Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/56072Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-07-11T15:44:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A lei 10639/03 e a educação: o Brasil se faz por caminhos africanos |
title |
A lei 10639/03 e a educação: o Brasil se faz por caminhos africanos |
spellingShingle |
A lei 10639/03 e a educação: o Brasil se faz por caminhos africanos Adriana Cristina de Oliveira História afro-brasileira Lei 10639/03 Escola |
title_short |
A lei 10639/03 e a educação: o Brasil se faz por caminhos africanos |
title_full |
A lei 10639/03 e a educação: o Brasil se faz por caminhos africanos |
title_fullStr |
A lei 10639/03 e a educação: o Brasil se faz por caminhos africanos |
title_full_unstemmed |
A lei 10639/03 e a educação: o Brasil se faz por caminhos africanos |
title_sort |
A lei 10639/03 e a educação: o Brasil se faz por caminhos africanos |
author |
Adriana Cristina de Oliveira |
author_facet |
Adriana Cristina de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paulo Henrique de Queiroz Nogueira http://lattes.cnpq.br/8909526439792166 Carla Valéria Vieira Linhares Maia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adriana Cristina de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História afro-brasileira Lei 10639/03 Escola |
topic |
História afro-brasileira Lei 10639/03 Escola |
description |
As discussões sobre as relações étnicas e raciais no Brasil vêm conduzindo à criação de ações afirmativas em favor da igualdade e contra qualquer forma de discriminação. No que diz respeito ao preconceito contra o negro, a Lei 10639/03 propõe a inclusão da História da África e da cultura Afrobrasileira nos currículos escolares a fim de que através do conhecimento e valorização da cultura africana, se possa reconhecer a importância do negro para a história do Brasil e, assim, dedicar-lhe o espaço que lhe é de direito na sociedade contemporânea. Compreendendo a importância da educação escolar para a formação do sujeito este estudo propõe uma análise investigativa das atividades propostas por um Grupo de Referência da Secretaria Municipal de Congonhas/MG a cerca dessa temática. A partir dos resultados pode-se inferir a necessidade de estudos direcionados a um aprofundamento teórico e metodológico do assunto. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-28 2023-07-11T15:44:04Z 2023-07-11T15:44:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/56072 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/56072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829548470206464 |