A lei 10639/03 e a educação: o Brasil se faz por caminhos africanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriana Cristina de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/56072
Resumo: As discussões sobre as relações étnicas e raciais no Brasil vêm conduzindo à criação de ações afirmativas em favor da igualdade e contra qualquer forma de discriminação. No que diz respeito ao preconceito contra o negro, a Lei 10639/03 propõe a inclusão da História da África e da cultura Afrobrasileira nos currículos escolares a fim de que através do conhecimento e valorização da cultura africana, se possa reconhecer a importância do negro para a história do Brasil e, assim, dedicar-lhe o espaço que lhe é de direito na sociedade contemporânea. Compreendendo a importância da educação escolar para a formação do sujeito este estudo propõe uma análise investigativa das atividades propostas por um Grupo de Referência da Secretaria Municipal de Congonhas/MG a cerca dessa temática. A partir dos resultados pode-se inferir a necessidade de estudos direcionados a um aprofundamento teórico e metodológico do assunto.
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