Avaliação na Educação Infantil: concepções de professoras sobre o processo avaliativo no berçário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSFZF |
Resumo: | Este trabalho foi realizado com o objetivo de conhecer a visão das professoras do berçário sobre o processo avaliativo das crianças desta turma. O interesse pelo estudo da temática se dá, pelo fato de a avaliação no berçário se constituir em um desafio que merece aprofundamento teórico, discussões e reflexões e, também, por ser uma etapa educativa onde o eixo do cuidar se sobrepõe ao eixo do educar. Diante disso, as ações pedagógicas ficam minimizadas dificultando, assim, o processo avaliativo. Para esse estudo, alguns procedimentos metodológicos foram adotados: primeiramente realizei entrevistas exploratórias com uma amostra composta por três professoras, atuantes no berçário. Posteriormente foi realizado um trabalho de formação com mais 35 professores das várias turmas de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), do município de Belo Horizonte. Nas entrevistas e, depois, na formação realizada, as professoras foram indagadas sobre a concepção de avaliação, as práticas e os instrumentos avaliativos adotados e foram convidadas a uma reflexão. Os achados foram analisados à luz de contribuições teóricas, especialmente Hoffmann, uma das maiores especialistas em avaliação educacional do país e que desenvolve estudos e pesquisas sobre avaliação mediadora há mais de duas décadas. É essa autora quem me auxilia no entendimento de que a avaliação na educação infantil se dá de maneira diferenciada e sob um olhar sensível e reflexivo sobre o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Os achados me levaram a concluir que a avaliação não é uma ação neutra, está imersa em diversas concepções e a ação docente será influenciada por concepções de criança, infância, de educação, de cultura e de aprendizagem, que orientam o dia a dia das instituições. |
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Luciana da Silva de OliveiraMaíra Tomayno de Melo Dias AzevedoRenata Cristina Bragança2019-08-11T18:31:20Z2019-08-11T18:31:20Z2013-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSFZFEste trabalho foi realizado com o objetivo de conhecer a visão das professoras do berçário sobre o processo avaliativo das crianças desta turma. O interesse pelo estudo da temática se dá, pelo fato de a avaliação no berçário se constituir em um desafio que merece aprofundamento teórico, discussões e reflexões e, também, por ser uma etapa educativa onde o eixo do cuidar se sobrepõe ao eixo do educar. Diante disso, as ações pedagógicas ficam minimizadas dificultando, assim, o processo avaliativo. Para esse estudo, alguns procedimentos metodológicos foram adotados: primeiramente realizei entrevistas exploratórias com uma amostra composta por três professoras, atuantes no berçário. Posteriormente foi realizado um trabalho de formação com mais 35 professores das várias turmas de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), do município de Belo Horizonte. Nas entrevistas e, depois, na formação realizada, as professoras foram indagadas sobre a concepção de avaliação, as práticas e os instrumentos avaliativos adotados e foram convidadas a uma reflexão. Os achados foram analisados à luz de contribuições teóricas, especialmente Hoffmann, uma das maiores especialistas em avaliação educacional do país e que desenvolve estudos e pesquisas sobre avaliação mediadora há mais de duas décadas. É essa autora quem me auxilia no entendimento de que a avaliação na educação infantil se dá de maneira diferenciada e sob um olhar sensível e reflexivo sobre o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Os achados me levaram a concluir que a avaliação não é uma ação neutra, está imersa em diversas concepções e a ação docente será influenciada por concepções de criança, infância, de educação, de cultura e de aprendizagem, que orientam o dia a dia das instituições.This work was carried out in order to know the vision of nursery teachers about the evaluation process of the children in this class. The interest in this subject is arises because the evaluation in the nursery constitute a challenge that deserves theoretical study, discussions and reflections and also for being an educational stage where care axis overlaps educating axis. Therefore, pedagogical actions are minimized, and the evaluation process was hampered. For this study, some methodological procedures were adopted: first, Ive conducted exploratory interviews with a sample of three nursery active teachers. Subsequently, a job training was conducted with 35 teachers of the various classes of a Municipal Unit Childhood Education (Umei), in Belo Horizonte city. In interviews and then, during the training, the teachers were asked about the evaluation conception, practices and evaluation instruments adopted and were invited to a reflection. The findings were analyzed in the light of theoretical contributions, especially Hoffmann, one of the leading experts in educational assessment of the country that develops studies and research on mediating review for more than two decades. It is this author who assists me in understanding that the evaluation in early childhood education takes place in a different way and in a sensitive and reflective look at childrens development and learning. The findings have led me to conclude that the evaluation is not a neutral action, it is immersed in diverse conceptions and teaching action will be influenced by conceptions of child, childhood, education, culture and learning that guide the everyday life of these kind of institutions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAvaliação educacionalBerçáriosEducaçãoEducação pre-escolarAvaliaçãoBerçárioConcepçõesAvaliação na Educação Infantil: concepções de professoras sobre o processo avaliativo no berçárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_renata.pdfapplication/pdf433928https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FSFZF/1/monografia_renata.pdfa4909611f7060f522c3e8148747c1416MD51TEXTmonografia_renata.pdf.txtmonografia_renata.pdf.txtExtracted texttext/plain76890https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FSFZF/2/monografia_renata.pdf.txtaff8f86c3e0d6f967a940b86289e9c37MD521843/BUBD-9FSFZF2019-11-14 06:00:26.073oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FSFZFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:00:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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