Escolha de temas relevantes para o currículo de Ciências a partir de fotografias feitas por professores em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tatiana Gorete Ribeiro Machado e Freitas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAHY9
Resumo: Este trabalho envolve uma pesquisa sobre a escolha de componentes curriculares de ciênciasa partir de registros fotográficos sobre o contexto onde a escola se insere. Tais registros foram realizados por professores em formação, estudantes do curso de Licenciatura Intercultural da Faculdade de Educação da UFMG. Nesta pesquisa a fotografia, juntamente com a sua descrição e a importância do seu conteúdo, é utilizada como método para identificação de temas relevantespara o ensino de ciências nas escolas de origem dos professores, autores das fotos.Dessa forma permite a sugestão de temas a serem contemplados no currículo de ciências da vida e da natureza para a escola xakriabá. Esse trabalho traz contribuições significativas tanto para ampliar o entendimento sobre a importância do contexto local na escolha de temas curriculares adequados a demandas da comunidade escolar,quanto para diminuir a distância entre o planejamento de atividades do curso de formação de professores no ambiente acadêmico e o contexto das escolas.
id UFMG_ef9a4c021179348b51698d7e8d9eed1f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EAHY9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carmen Maria De Caro MartinsJuarez Melgaco ValadaresJuarez Melgaco ValadaresLucia Helena Alvarez LeiteMarina de Lima TavaresTatiana Gorete Ribeiro Machado e Freitas2019-08-11T17:55:06Z2019-08-11T17:55:06Z2013-08-23http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAHY9Este trabalho envolve uma pesquisa sobre a escolha de componentes curriculares de ciênciasa partir de registros fotográficos sobre o contexto onde a escola se insere. Tais registros foram realizados por professores em formação, estudantes do curso de Licenciatura Intercultural da Faculdade de Educação da UFMG. Nesta pesquisa a fotografia, juntamente com a sua descrição e a importância do seu conteúdo, é utilizada como método para identificação de temas relevantespara o ensino de ciências nas escolas de origem dos professores, autores das fotos.Dessa forma permite a sugestão de temas a serem contemplados no currículo de ciências da vida e da natureza para a escola xakriabá. Esse trabalho traz contribuições significativas tanto para ampliar o entendimento sobre a importância do contexto local na escolha de temas curriculares adequados a demandas da comunidade escolar,quanto para diminuir a distância entre o planejamento de atividades do curso de formação de professores no ambiente acadêmico e o contexto das escolas.This work involves research on the choice of science curriculum componentsfrom photographic records in the context of the school. Such records were performed by teachers, students of the degree Intercultural FaE UFMG. In this research the photo, along with their description and the importance of its content, it is used as a method for identifying relevant themes to the teaching of science in schools of origin of teachers, authors of the photos.This form may suggest topics to be included in the science curriculum of life and nature to the xakriabá school. This work brings significant contributions both to broaden the understanding of the importance of local context in choosing appropriate curricular themes the school community demands as to decrease the distance between the planning of activities of the teacher training course in the academic environment and the context of the schools.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurriculosEducaçãoFotografiaCiencia Estudo e ensinoÍndios EducaçãoEnsino de ciênciasTemas geradoresFotografiaCurrículoEscolha de temas relevantes para o currículo de Ciências a partir de fotografias feitas por professores em formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_fae_ufmg_tatianagoretermef_2013.pdfapplication/pdf3735121https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EAHY9/1/disserta__o_fae_ufmg_tatianagoretermef_2013.pdf8671cbf50d90c4743545303c477883ccMD51TEXTdisserta__o_fae_ufmg_tatianagoretermef_2013.pdf.txtdisserta__o_fae_ufmg_tatianagoretermef_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain193800https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EAHY9/2/disserta__o_fae_ufmg_tatianagoretermef_2013.pdf.txtd77d93df9eea924239796d0f9e5eb736MD521843/BUBD-9EAHY92019-11-14 07:27:46.356oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EAHY9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:27:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escolha de temas relevantes para o currículo de Ciências a partir de fotografias feitas por professores em formação
title Escolha de temas relevantes para o currículo de Ciências a partir de fotografias feitas por professores em formação
spellingShingle Escolha de temas relevantes para o currículo de Ciências a partir de fotografias feitas por professores em formação
Tatiana Gorete Ribeiro Machado e Freitas
Ensino de ciências
Temas geradores
Fotografia
Currículo
Curriculos
Educação
Fotografia
Ciencia Estudo e ensino
Índios Educação
title_short Escolha de temas relevantes para o currículo de Ciências a partir de fotografias feitas por professores em formação
title_full Escolha de temas relevantes para o currículo de Ciências a partir de fotografias feitas por professores em formação
title_fullStr Escolha de temas relevantes para o currículo de Ciências a partir de fotografias feitas por professores em formação
title_full_unstemmed Escolha de temas relevantes para o currículo de Ciências a partir de fotografias feitas por professores em formação
title_sort Escolha de temas relevantes para o currículo de Ciências a partir de fotografias feitas por professores em formação
author Tatiana Gorete Ribeiro Machado e Freitas
author_facet Tatiana Gorete Ribeiro Machado e Freitas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carmen Maria De Caro Martins
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Juarez Melgaco Valadares
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Juarez Melgaco Valadares
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lucia Helena Alvarez Leite
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marina de Lima Tavares
dc.contributor.author.fl_str_mv Tatiana Gorete Ribeiro Machado e Freitas
contributor_str_mv Carmen Maria De Caro Martins
Juarez Melgaco Valadares
Juarez Melgaco Valadares
Lucia Helena Alvarez Leite
Marina de Lima Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Temas geradores
Fotografia
Currículo
topic Ensino de ciências
Temas geradores
Fotografia
Currículo
Curriculos
Educação
Fotografia
Ciencia Estudo e ensino
Índios Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Curriculos
Educação
Fotografia
Ciencia Estudo e ensino
Índios Educação
description Este trabalho envolve uma pesquisa sobre a escolha de componentes curriculares de ciênciasa partir de registros fotográficos sobre o contexto onde a escola se insere. Tais registros foram realizados por professores em formação, estudantes do curso de Licenciatura Intercultural da Faculdade de Educação da UFMG. Nesta pesquisa a fotografia, juntamente com a sua descrição e a importância do seu conteúdo, é utilizada como método para identificação de temas relevantespara o ensino de ciências nas escolas de origem dos professores, autores das fotos.Dessa forma permite a sugestão de temas a serem contemplados no currículo de ciências da vida e da natureza para a escola xakriabá. Esse trabalho traz contribuições significativas tanto para ampliar o entendimento sobre a importância do contexto local na escolha de temas curriculares adequados a demandas da comunidade escolar,quanto para diminuir a distância entre o planejamento de atividades do curso de formação de professores no ambiente acadêmico e o contexto das escolas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T17:55:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T17:55:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAHY9
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAHY9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EAHY9/1/disserta__o_fae_ufmg_tatianagoretermef_2013.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EAHY9/2/disserta__o_fae_ufmg_tatianagoretermef_2013.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8671cbf50d90c4743545303c477883cc
d77d93df9eea924239796d0f9e5eb736
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589204387561472