O currículo no desenvolvimento da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Livia de Matos Lucchesi de Almeida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCJ8Y
Resumo: O TCC proposto pelo curso de Pós-graduação em Gestão Escolar da UFMG me possibilitou um olhar analítico e critico sobre a realidade de minha escola. Assim, após a elaboração do PPP da Escola Municipal Maria Oliveira da Cunha procurei refletir e entender o currículo escolar, a forma como este vem sendo tratado quanto a sua formulação, função e aceitação no âmbito escolar. Nesse aspecto, ponderei diante do currículo as mudanças que vem acontecendo na consciência e identidade, tanto dos educadores quanto dos educandos. A análise critica do PPP, mostrou que o currículo deve ser elaborado diante da realidade de cada escola. Assim, torna-se imprescindível o respeito às diversidades culturais, que adentram a escola e considerar o direito do educando a uma escola de qualidade. Por outro lado, o educador também precisa ser lembrado, como sujeito de direito na elaboração deste currículo, na busca por práticas mais precisas, para a efetivação do seu trabalho. O TCC possibilitou a interlocução com a academia, em que os diálogos com diversos autores contribuíram para repensar e apresentar conclusões e idéias a respeito do currículo. Dentro das considerações que eu cheguei analiso que o currículo ainda precisa se reavaliado diante das realidades encontradas na escola. A constatação que o currículo elaborado se sustentava na base nacional comum dos conteúdos, e ainda trazia uma transversalidade de temas que propunha como eixo norteador a interdisciplinaridade, tendo como tema maior a Marginalização Social, estava longe de sua efetivação. A proposta escrita ainda carecia de ser assumida e realizada pelo coletivo da escola.
id UFMG_f6b72102f396bf16d01e2849107b27a1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FCJ8Y
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jussara Bueno de Queiroz PaschoalinoHormindo Pereira de Souza JuniorLivia de Matos Lucchesi de Almeida2019-08-14T18:56:21Z2019-08-14T18:56:21Z2011-01-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCJ8YO TCC proposto pelo curso de Pós-graduação em Gestão Escolar da UFMG me possibilitou um olhar analítico e critico sobre a realidade de minha escola. Assim, após a elaboração do PPP da Escola Municipal Maria Oliveira da Cunha procurei refletir e entender o currículo escolar, a forma como este vem sendo tratado quanto a sua formulação, função e aceitação no âmbito escolar. Nesse aspecto, ponderei diante do currículo as mudanças que vem acontecendo na consciência e identidade, tanto dos educadores quanto dos educandos. A análise critica do PPP, mostrou que o currículo deve ser elaborado diante da realidade de cada escola. Assim, torna-se imprescindível o respeito às diversidades culturais, que adentram a escola e considerar o direito do educando a uma escola de qualidade. Por outro lado, o educador também precisa ser lembrado, como sujeito de direito na elaboração deste currículo, na busca por práticas mais precisas, para a efetivação do seu trabalho. O TCC possibilitou a interlocução com a academia, em que os diálogos com diversos autores contribuíram para repensar e apresentar conclusões e idéias a respeito do currículo. Dentro das considerações que eu cheguei analiso que o currículo ainda precisa se reavaliado diante das realidades encontradas na escola. A constatação que o currículo elaborado se sustentava na base nacional comum dos conteúdos, e ainda trazia uma transversalidade de temas que propunha como eixo norteador a interdisciplinaridade, tendo como tema maior a Marginalização Social, estava longe de sua efetivação. A proposta escrita ainda carecia de ser assumida e realizada pelo coletivo da escola.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurrículosEscolas Organização e administraçãoEducaçãoGestão EscolarO currículo no desenvolvimento da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_livia_de_matos_lucchesi_de_almeida.pdfapplication/pdf228520https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCJ8Y/1/tcc_livia_de_matos_lucchesi_de_almeida.pdfe94dbe69dee403086d00419d08e8c4c3MD51TEXTtcc_livia_de_matos_lucchesi_de_almeida.pdf.txttcc_livia_de_matos_lucchesi_de_almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain88610https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCJ8Y/2/tcc_livia_de_matos_lucchesi_de_almeida.pdf.txt82bc0537918b785424f4e87ede4edad3MD521843/BUBD-9FCJ8Y2019-11-14 16:31:59.773oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FCJ8YRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:31:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O currículo no desenvolvimento da aprendizagem
title O currículo no desenvolvimento da aprendizagem
spellingShingle O currículo no desenvolvimento da aprendizagem
Livia de Matos Lucchesi de Almeida
Gestão Escolar
Currículos
Escolas Organização e administração
Educação
title_short O currículo no desenvolvimento da aprendizagem
title_full O currículo no desenvolvimento da aprendizagem
title_fullStr O currículo no desenvolvimento da aprendizagem
title_full_unstemmed O currículo no desenvolvimento da aprendizagem
title_sort O currículo no desenvolvimento da aprendizagem
author Livia de Matos Lucchesi de Almeida
author_facet Livia de Matos Lucchesi de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hormindo Pereira de Souza Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Livia de Matos Lucchesi de Almeida
contributor_str_mv Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino
Hormindo Pereira de Souza Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Escolar
topic Gestão Escolar
Currículos
Escolas Organização e administração
Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Currículos
Escolas Organização e administração
Educação
description O TCC proposto pelo curso de Pós-graduação em Gestão Escolar da UFMG me possibilitou um olhar analítico e critico sobre a realidade de minha escola. Assim, após a elaboração do PPP da Escola Municipal Maria Oliveira da Cunha procurei refletir e entender o currículo escolar, a forma como este vem sendo tratado quanto a sua formulação, função e aceitação no âmbito escolar. Nesse aspecto, ponderei diante do currículo as mudanças que vem acontecendo na consciência e identidade, tanto dos educadores quanto dos educandos. A análise critica do PPP, mostrou que o currículo deve ser elaborado diante da realidade de cada escola. Assim, torna-se imprescindível o respeito às diversidades culturais, que adentram a escola e considerar o direito do educando a uma escola de qualidade. Por outro lado, o educador também precisa ser lembrado, como sujeito de direito na elaboração deste currículo, na busca por práticas mais precisas, para a efetivação do seu trabalho. O TCC possibilitou a interlocução com a academia, em que os diálogos com diversos autores contribuíram para repensar e apresentar conclusões e idéias a respeito do currículo. Dentro das considerações que eu cheguei analiso que o currículo ainda precisa se reavaliado diante das realidades encontradas na escola. A constatação que o currículo elaborado se sustentava na base nacional comum dos conteúdos, e ainda trazia uma transversalidade de temas que propunha como eixo norteador a interdisciplinaridade, tendo como tema maior a Marginalização Social, estava longe de sua efetivação. A proposta escrita ainda carecia de ser assumida e realizada pelo coletivo da escola.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T18:56:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T18:56:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCJ8Y
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCJ8Y
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCJ8Y/1/tcc_livia_de_matos_lucchesi_de_almeida.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCJ8Y/2/tcc_livia_de_matos_lucchesi_de_almeida.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e94dbe69dee403086d00419d08e8c4c3
82bc0537918b785424f4e87ede4edad3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589369248874496