O currículo no desenvolvimento da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCJ8Y |
Resumo: | O TCC proposto pelo curso de Pós-graduação em Gestão Escolar da UFMG me possibilitou um olhar analítico e critico sobre a realidade de minha escola. Assim, após a elaboração do PPP da Escola Municipal Maria Oliveira da Cunha procurei refletir e entender o currículo escolar, a forma como este vem sendo tratado quanto a sua formulação, função e aceitação no âmbito escolar. Nesse aspecto, ponderei diante do currículo as mudanças que vem acontecendo na consciência e identidade, tanto dos educadores quanto dos educandos. A análise critica do PPP, mostrou que o currículo deve ser elaborado diante da realidade de cada escola. Assim, torna-se imprescindível o respeito às diversidades culturais, que adentram a escola e considerar o direito do educando a uma escola de qualidade. Por outro lado, o educador também precisa ser lembrado, como sujeito de direito na elaboração deste currículo, na busca por práticas mais precisas, para a efetivação do seu trabalho. O TCC possibilitou a interlocução com a academia, em que os diálogos com diversos autores contribuíram para repensar e apresentar conclusões e idéias a respeito do currículo. Dentro das considerações que eu cheguei analiso que o currículo ainda precisa se reavaliado diante das realidades encontradas na escola. A constatação que o currículo elaborado se sustentava na base nacional comum dos conteúdos, e ainda trazia uma transversalidade de temas que propunha como eixo norteador a interdisciplinaridade, tendo como tema maior a Marginalização Social, estava longe de sua efetivação. A proposta escrita ainda carecia de ser assumida e realizada pelo coletivo da escola. |
id |
UFMG_f6b72102f396bf16d01e2849107b27a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FCJ8Y |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Jussara Bueno de Queiroz PaschoalinoHormindo Pereira de Souza JuniorLivia de Matos Lucchesi de Almeida2019-08-14T18:56:21Z2019-08-14T18:56:21Z2011-01-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCJ8YO TCC proposto pelo curso de Pós-graduação em Gestão Escolar da UFMG me possibilitou um olhar analítico e critico sobre a realidade de minha escola. Assim, após a elaboração do PPP da Escola Municipal Maria Oliveira da Cunha procurei refletir e entender o currículo escolar, a forma como este vem sendo tratado quanto a sua formulação, função e aceitação no âmbito escolar. Nesse aspecto, ponderei diante do currículo as mudanças que vem acontecendo na consciência e identidade, tanto dos educadores quanto dos educandos. A análise critica do PPP, mostrou que o currículo deve ser elaborado diante da realidade de cada escola. Assim, torna-se imprescindível o respeito às diversidades culturais, que adentram a escola e considerar o direito do educando a uma escola de qualidade. Por outro lado, o educador também precisa ser lembrado, como sujeito de direito na elaboração deste currículo, na busca por práticas mais precisas, para a efetivação do seu trabalho. O TCC possibilitou a interlocução com a academia, em que os diálogos com diversos autores contribuíram para repensar e apresentar conclusões e idéias a respeito do currículo. Dentro das considerações que eu cheguei analiso que o currículo ainda precisa se reavaliado diante das realidades encontradas na escola. A constatação que o currículo elaborado se sustentava na base nacional comum dos conteúdos, e ainda trazia uma transversalidade de temas que propunha como eixo norteador a interdisciplinaridade, tendo como tema maior a Marginalização Social, estava longe de sua efetivação. A proposta escrita ainda carecia de ser assumida e realizada pelo coletivo da escola.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurrículosEscolas Organização e administraçãoEducaçãoGestão EscolarO currículo no desenvolvimento da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_livia_de_matos_lucchesi_de_almeida.pdfapplication/pdf228520https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCJ8Y/1/tcc_livia_de_matos_lucchesi_de_almeida.pdfe94dbe69dee403086d00419d08e8c4c3MD51TEXTtcc_livia_de_matos_lucchesi_de_almeida.pdf.txttcc_livia_de_matos_lucchesi_de_almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain88610https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCJ8Y/2/tcc_livia_de_matos_lucchesi_de_almeida.pdf.txt82bc0537918b785424f4e87ede4edad3MD521843/BUBD-9FCJ8Y2019-11-14 16:31:59.773oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FCJ8YRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:31:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O currículo no desenvolvimento da aprendizagem |
title |
O currículo no desenvolvimento da aprendizagem |
spellingShingle |
O currículo no desenvolvimento da aprendizagem Livia de Matos Lucchesi de Almeida Gestão Escolar Currículos Escolas Organização e administração Educação |
title_short |
O currículo no desenvolvimento da aprendizagem |
title_full |
O currículo no desenvolvimento da aprendizagem |
title_fullStr |
O currículo no desenvolvimento da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O currículo no desenvolvimento da aprendizagem |
title_sort |
O currículo no desenvolvimento da aprendizagem |
author |
Livia de Matos Lucchesi de Almeida |
author_facet |
Livia de Matos Lucchesi de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Hormindo Pereira de Souza Junior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Livia de Matos Lucchesi de Almeida |
contributor_str_mv |
Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino Hormindo Pereira de Souza Junior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Escolar |
topic |
Gestão Escolar Currículos Escolas Organização e administração Educação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Currículos Escolas Organização e administração Educação |
description |
O TCC proposto pelo curso de Pós-graduação em Gestão Escolar da UFMG me possibilitou um olhar analítico e critico sobre a realidade de minha escola. Assim, após a elaboração do PPP da Escola Municipal Maria Oliveira da Cunha procurei refletir e entender o currículo escolar, a forma como este vem sendo tratado quanto a sua formulação, função e aceitação no âmbito escolar. Nesse aspecto, ponderei diante do currículo as mudanças que vem acontecendo na consciência e identidade, tanto dos educadores quanto dos educandos. A análise critica do PPP, mostrou que o currículo deve ser elaborado diante da realidade de cada escola. Assim, torna-se imprescindível o respeito às diversidades culturais, que adentram a escola e considerar o direito do educando a uma escola de qualidade. Por outro lado, o educador também precisa ser lembrado, como sujeito de direito na elaboração deste currículo, na busca por práticas mais precisas, para a efetivação do seu trabalho. O TCC possibilitou a interlocução com a academia, em que os diálogos com diversos autores contribuíram para repensar e apresentar conclusões e idéias a respeito do currículo. Dentro das considerações que eu cheguei analiso que o currículo ainda precisa se reavaliado diante das realidades encontradas na escola. A constatação que o currículo elaborado se sustentava na base nacional comum dos conteúdos, e ainda trazia uma transversalidade de temas que propunha como eixo norteador a interdisciplinaridade, tendo como tema maior a Marginalização Social, estava longe de sua efetivação. A proposta escrita ainda carecia de ser assumida e realizada pelo coletivo da escola. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T18:56:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T18:56:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCJ8Y |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCJ8Y |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCJ8Y/1/tcc_livia_de_matos_lucchesi_de_almeida.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCJ8Y/2/tcc_livia_de_matos_lucchesi_de_almeida.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e94dbe69dee403086d00419d08e8c4c3 82bc0537918b785424f4e87ede4edad3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589369248874496 |