A criatividade e o ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NTRF7 |
Resumo: | Sendo a criatividade uma habilidade bastante requisitada em nossa sociedade contemporânea, é importante investigar se é adequado o espaço destinado a sua promoção e desenvolvimento em nosso ambiente escolar. Este trabalho pesquisa em que medida os professores reconhecem e valorizam o potencial criativo de seus alunos. Um levantamento foi feito junto aos professores de uma turma do 2º do 2º ciclo da E.M Antônio Salles Barbosa, buscando identificar quais os níveis de criatividade dos alunos que estes percebem em sala de aula. Para aferição dos níveis reais de criatividade dos alunos, aplicou-se uma bateria de testes reconhecidos academicamente, junto a essa turma. Foi constatado que os professores não distinguem adequadamente nível de criatividade de seus alunos. |
id |
UFMG_fd42f004188aa1948007ad4145ce65e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NTRF7 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Liberia Rodrigues NevesMaria Alice Moreira LimaCarlos Tadeu Delgado2019-08-11T17:23:05Z2019-08-11T17:23:05Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NTRF7Sendo a criatividade uma habilidade bastante requisitada em nossa sociedade contemporânea, é importante investigar se é adequado o espaço destinado a sua promoção e desenvolvimento em nosso ambiente escolar. Este trabalho pesquisa em que medida os professores reconhecem e valorizam o potencial criativo de seus alunos. Um levantamento foi feito junto aos professores de uma turma do 2º do 2º ciclo da E.M Antônio Salles Barbosa, buscando identificar quais os níveis de criatividade dos alunos que estes percebem em sala de aula. Para aferição dos níveis reais de criatividade dos alunos, aplicou-se uma bateria de testes reconhecidos academicamente, junto a essa turma. Foi constatado que os professores não distinguem adequadamente nível de criatividade de seus alunos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCriatividadeAmbiente de sala de aulaCriatividadeMedidasEMASBTesteEscolaA criatividade e o ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_criatividade_e_o_ambiente_escolar_carlos_tadeu__delgado.pdfapplication/pdf1776711https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NTRF7/1/a_criatividade_e_o_ambiente_escolar_carlos_tadeu__delgado.pdf3cd4a56d133e15d98bfb5b284baba24fMD51TEXTa_criatividade_e_o_ambiente_escolar_carlos_tadeu__delgado.pdf.txta_criatividade_e_o_ambiente_escolar_carlos_tadeu__delgado.pdf.txtExtracted texttext/plain53898https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NTRF7/2/a_criatividade_e_o_ambiente_escolar_carlos_tadeu__delgado.pdf.txta736fb8218aacd63076cd0866f11de06MD521843/VRNS-9NTRF72019-11-14 10:24:09.138oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NTRF7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:24:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A criatividade e o ambiente escolar |
title |
A criatividade e o ambiente escolar |
spellingShingle |
A criatividade e o ambiente escolar Carlos Tadeu Delgado Criatividade Medidas EMASB Teste Escola Educação Criatividade Ambiente de sala de aula |
title_short |
A criatividade e o ambiente escolar |
title_full |
A criatividade e o ambiente escolar |
title_fullStr |
A criatividade e o ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
A criatividade e o ambiente escolar |
title_sort |
A criatividade e o ambiente escolar |
author |
Carlos Tadeu Delgado |
author_facet |
Carlos Tadeu Delgado |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Liberia Rodrigues Neves |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Alice Moreira Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos Tadeu Delgado |
contributor_str_mv |
Liberia Rodrigues Neves Maria Alice Moreira Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Medidas EMASB Teste Escola |
topic |
Criatividade Medidas EMASB Teste Escola Educação Criatividade Ambiente de sala de aula |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Criatividade Ambiente de sala de aula |
description |
Sendo a criatividade uma habilidade bastante requisitada em nossa sociedade contemporânea, é importante investigar se é adequado o espaço destinado a sua promoção e desenvolvimento em nosso ambiente escolar. Este trabalho pesquisa em que medida os professores reconhecem e valorizam o potencial criativo de seus alunos. Um levantamento foi feito junto aos professores de uma turma do 2º do 2º ciclo da E.M Antônio Salles Barbosa, buscando identificar quais os níveis de criatividade dos alunos que estes percebem em sala de aula. Para aferição dos níveis reais de criatividade dos alunos, aplicou-se uma bateria de testes reconhecidos academicamente, junto a essa turma. Foi constatado que os professores não distinguem adequadamente nível de criatividade de seus alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T17:23:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T17:23:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NTRF7 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NTRF7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NTRF7/1/a_criatividade_e_o_ambiente_escolar_carlos_tadeu__delgado.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NTRF7/2/a_criatividade_e_o_ambiente_escolar_carlos_tadeu__delgado.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3cd4a56d133e15d98bfb5b284baba24f a736fb8218aacd63076cd0866f11de06 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589341493067776 |