Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100010 |
Resumo: | Este estudo foi conduzido com o objetivo de investigar a criatividade e percepção do clima de sala de aula de alunos de escolas consideradas abertas, intermediárias e tradicionais. Participaram desta pesquisa 174 alunos, que cursavam a 4a série do ensino fundamental, de oito escolas particulares de Brasília. Os resultados indicaram diferenças significativas entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais somente em relação à fluência no subteste de criatividade Complementação de Figuras, bem como interação significativa entre gênero e tipo de escola em relação à dimensão originalidade no mesmo subteste. Em relação às medidas da percepção do clima de sala de aula, os resultados revelaram haver interação significativa somente entre gênero e tipo de escola para o fator Interesse do Aluno pela Aprendizagem. |
id |
ABRAPEE-1_756c27926beecc57b5deefe06f64c5be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572006000100010 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionaisCriatividadeCaracterísticas da sala de aulaMeio escolarEste estudo foi conduzido com o objetivo de investigar a criatividade e percepção do clima de sala de aula de alunos de escolas consideradas abertas, intermediárias e tradicionais. Participaram desta pesquisa 174 alunos, que cursavam a 4a série do ensino fundamental, de oito escolas particulares de Brasília. Os resultados indicaram diferenças significativas entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais somente em relação à fluência no subteste de criatividade Complementação de Figuras, bem como interação significativa entre gênero e tipo de escola em relação à dimensão originalidade no mesmo subteste. Em relação às medidas da percepção do clima de sala de aula, os resultados revelaram haver interação significativa somente entre gênero e tipo de escola para o fator Interesse do Aluno pela Aprendizagem.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100010Psicologia Escolar e Educacional v.10 n.1 2006reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572006000100010info:eu-repo/semantics/openAccessMatos,Daniela RezendeFleith,Denise de Souzapor2011-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572006000100010Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-10-14T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais |
title |
Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais |
spellingShingle |
Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais Matos,Daniela Rezende Criatividade Características da sala de aula Meio escolar |
title_short |
Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais |
title_full |
Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais |
title_fullStr |
Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais |
title_full_unstemmed |
Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais |
title_sort |
Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais |
author |
Matos,Daniela Rezende |
author_facet |
Matos,Daniela Rezende Fleith,Denise de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Fleith,Denise de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos,Daniela Rezende Fleith,Denise de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Características da sala de aula Meio escolar |
topic |
Criatividade Características da sala de aula Meio escolar |
description |
Este estudo foi conduzido com o objetivo de investigar a criatividade e percepção do clima de sala de aula de alunos de escolas consideradas abertas, intermediárias e tradicionais. Participaram desta pesquisa 174 alunos, que cursavam a 4a série do ensino fundamental, de oito escolas particulares de Brasília. Os resultados indicaram diferenças significativas entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais somente em relação à fluência no subteste de criatividade Complementação de Figuras, bem como interação significativa entre gênero e tipo de escola em relação à dimensão originalidade no mesmo subteste. Em relação às medidas da percepção do clima de sala de aula, os resultados revelaram haver interação significativa somente entre gênero e tipo de escola para o fator Interesse do Aluno pela Aprendizagem. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572006000100010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.10 n.1 2006 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604635512832 |