Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanchez Júnior, Sidney Lopes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira Concato de Souza, Patrícia, de Souza Assai, Natany Dayani, Schabarum Mikuska, Márcia Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12855
Resumo: Este estudo aborda a inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down na Educação Infantil, tendo como problema de pesquisa os desafios enfrentados por professores que recebem estas crianças na sala de aula comum. Como objetivo geral, se propõem analisar a percepção de três professores que atuam no ensino de crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil, bem como discutir a importância da formação destes professores no processo de inclusão escolar. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas abertas que buscaram compreender a complexidade deste fenômeno, de modo que os resultados apontaram para uma certa dificuldade dos professores no atendimento à crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil devido à falta de formação específica e capacitação para atuarem frente aos desafios da inclusão escolar.
id UFMS-2_815c1c19828c438e8dde140f95f891c5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/12855
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil Este estudo aborda a inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down na Educação Infantil, tendo como problema de pesquisa os desafios enfrentados por professores que recebem estas crianças na sala de aula comum. Como objetivo geral, se propõem analisar a percepção de três professores que atuam no ensino de crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil, bem como discutir a importância da formação destes professores no processo de inclusão escolar. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas abertas que buscaram compreender a complexidade deste fenômeno, de modo que os resultados apontaram para uma certa dificuldade dos professores no atendimento à crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil devido à falta de formação específica e capacitação para atuarem frente aos desafios da inclusão escolar.Editora UFMS2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1285510.55028/pdres.v9i19.12855Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 19 (2022); 105-1212358-184010.55028/pdres.v9i19reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12855/10246Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSanchez Júnior, Sidney LopesFerreira Concato de Souza, Patríciade Souza Assai, Natany Dayani Schabarum Mikuska, Márcia Inês 2022-05-27T01:42:12Zoai:periodicos.ufms.br:article/12855Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:42:12Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil
title Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil
spellingShingle Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil
Sanchez Júnior, Sidney Lopes
title_short Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil
title_full Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil
title_fullStr Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil
title_full_unstemmed Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil
title_sort Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil
author Sanchez Júnior, Sidney Lopes
author_facet Sanchez Júnior, Sidney Lopes
Ferreira Concato de Souza, Patrícia
de Souza Assai, Natany Dayani
Schabarum Mikuska, Márcia Inês
author_role author
author2 Ferreira Concato de Souza, Patrícia
de Souza Assai, Natany Dayani
Schabarum Mikuska, Márcia Inês
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanchez Júnior, Sidney Lopes
Ferreira Concato de Souza, Patrícia
de Souza Assai, Natany Dayani
Schabarum Mikuska, Márcia Inês
description Este estudo aborda a inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down na Educação Infantil, tendo como problema de pesquisa os desafios enfrentados por professores que recebem estas crianças na sala de aula comum. Como objetivo geral, se propõem analisar a percepção de três professores que atuam no ensino de crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil, bem como discutir a importância da formação destes professores no processo de inclusão escolar. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas abertas que buscaram compreender a complexidade deste fenômeno, de modo que os resultados apontaram para uma certa dificuldade dos professores no atendimento à crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil devido à falta de formação específica e capacitação para atuarem frente aos desafios da inclusão escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12855
10.55028/pdres.v9i19.12855
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12855
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v9i19.12855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12855/10246
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 19 (2022); 105-121
2358-1840
10.55028/pdres.v9i19
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246825553920