Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12855 |
Resumo: | Este estudo aborda a inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down na Educação Infantil, tendo como problema de pesquisa os desafios enfrentados por professores que recebem estas crianças na sala de aula comum. Como objetivo geral, se propõem analisar a percepção de três professores que atuam no ensino de crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil, bem como discutir a importância da formação destes professores no processo de inclusão escolar. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas abertas que buscaram compreender a complexidade deste fenômeno, de modo que os resultados apontaram para uma certa dificuldade dos professores no atendimento à crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil devido à falta de formação específica e capacitação para atuarem frente aos desafios da inclusão escolar. |
id |
UFMS-2_815c1c19828c438e8dde140f95f891c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/12855 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil Este estudo aborda a inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down na Educação Infantil, tendo como problema de pesquisa os desafios enfrentados por professores que recebem estas crianças na sala de aula comum. Como objetivo geral, se propõem analisar a percepção de três professores que atuam no ensino de crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil, bem como discutir a importância da formação destes professores no processo de inclusão escolar. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas abertas que buscaram compreender a complexidade deste fenômeno, de modo que os resultados apontaram para uma certa dificuldade dos professores no atendimento à crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil devido à falta de formação específica e capacitação para atuarem frente aos desafios da inclusão escolar.Editora UFMS2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1285510.55028/pdres.v9i19.12855Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 19 (2022); 105-1212358-184010.55028/pdres.v9i19reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12855/10246Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSanchez Júnior, Sidney LopesFerreira Concato de Souza, Patríciade Souza Assai, Natany Dayani Schabarum Mikuska, Márcia Inês 2022-05-27T01:42:12Zoai:periodicos.ufms.br:article/12855Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:42:12Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil |
title |
Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil |
spellingShingle |
Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil Sanchez Júnior, Sidney Lopes |
title_short |
Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil |
title_full |
Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil |
title_fullStr |
Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil |
title_sort |
Um estudo sobre a Síndrome de Down: implicações e desafios para inclusão escolar na educação infantil |
author |
Sanchez Júnior, Sidney Lopes |
author_facet |
Sanchez Júnior, Sidney Lopes Ferreira Concato de Souza, Patrícia de Souza Assai, Natany Dayani Schabarum Mikuska, Márcia Inês |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira Concato de Souza, Patrícia de Souza Assai, Natany Dayani Schabarum Mikuska, Márcia Inês |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanchez Júnior, Sidney Lopes Ferreira Concato de Souza, Patrícia de Souza Assai, Natany Dayani Schabarum Mikuska, Márcia Inês |
description |
Este estudo aborda a inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down na Educação Infantil, tendo como problema de pesquisa os desafios enfrentados por professores que recebem estas crianças na sala de aula comum. Como objetivo geral, se propõem analisar a percepção de três professores que atuam no ensino de crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil, bem como discutir a importância da formação destes professores no processo de inclusão escolar. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas abertas que buscaram compreender a complexidade deste fenômeno, de modo que os resultados apontaram para uma certa dificuldade dos professores no atendimento à crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil devido à falta de formação específica e capacitação para atuarem frente aos desafios da inclusão escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12855 10.55028/pdres.v9i19.12855 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12855 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v9i19.12855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12855/10246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 19 (2022); 105-121 2358-1840 10.55028/pdres.v9i19 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246825553920 |