Revisão sistemática de revisões da literatura sobre a síndrome de burnout em docentes do ensino superior no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari de Lima, Dartel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Anguera Lima, Lohran, Sampaio, Adelar Aparecido, Dieter Stobaus, Claus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12978
Resumo: Este estudo analisa como os especialistas operacionalizam revisões publicadas em periódicos focando a síndrome de burnout. A revisão sistemática das revisões, realizada com recorte temporal de janeiro de 2010 a fevereiro de 2020, mostrou estudos quantitativamente limitados de revisões da literatura sobre o tema em foco. A maior parte das revisões encontradas são voltadas a investigar professores da área da saúde. Os estudos geralmente apresentam assimetrias nos aspectos metodológicos, limitando sobremaneira a comparação direta dos resultados. Entretanto, evidenciou-se a necessidade urgente de estudos de revisão da literatura adotarem protocolos sistematizados para nortear as futuras revisões sistemáticas para oferecer critérios mais transparentes e confiáveis, minimizando suposições implícitas e vieses de acometimento da síndrome de burnout em professores universitários.
id UFMS-2_9281a5dd58d3c733f3cf2d748144ef15
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/12978
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Revisão sistemática de revisões da literatura sobre a síndrome de burnout em docentes do ensino superior no BrasilEste estudo analisa como os especialistas operacionalizam revisões publicadas em periódicos focando a síndrome de burnout. A revisão sistemática das revisões, realizada com recorte temporal de janeiro de 2010 a fevereiro de 2020, mostrou estudos quantitativamente limitados de revisões da literatura sobre o tema em foco. A maior parte das revisões encontradas são voltadas a investigar professores da área da saúde. Os estudos geralmente apresentam assimetrias nos aspectos metodológicos, limitando sobremaneira a comparação direta dos resultados. Entretanto, evidenciou-se a necessidade urgente de estudos de revisão da literatura adotarem protocolos sistematizados para nortear as futuras revisões sistemáticas para oferecer critérios mais transparentes e confiáveis, minimizando suposições implícitas e vieses de acometimento da síndrome de burnout em professores universitários.Editora UFMS2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1297810.55028/pdres.v9i19.12978Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 19 (2022); 159-1742358-184010.55028/pdres.v9i19reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12978/10249Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerrari de Lima, Dartel Anguera Lima, LohranSampaio, Adelar AparecidoDieter Stobaus, Claus2022-05-27T01:42:12Zoai:periodicos.ufms.br:article/12978Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:42:12Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão sistemática de revisões da literatura sobre a síndrome de burnout em docentes do ensino superior no Brasil
title Revisão sistemática de revisões da literatura sobre a síndrome de burnout em docentes do ensino superior no Brasil
spellingShingle Revisão sistemática de revisões da literatura sobre a síndrome de burnout em docentes do ensino superior no Brasil
Ferrari de Lima, Dartel
title_short Revisão sistemática de revisões da literatura sobre a síndrome de burnout em docentes do ensino superior no Brasil
title_full Revisão sistemática de revisões da literatura sobre a síndrome de burnout em docentes do ensino superior no Brasil
title_fullStr Revisão sistemática de revisões da literatura sobre a síndrome de burnout em docentes do ensino superior no Brasil
title_full_unstemmed Revisão sistemática de revisões da literatura sobre a síndrome de burnout em docentes do ensino superior no Brasil
title_sort Revisão sistemática de revisões da literatura sobre a síndrome de burnout em docentes do ensino superior no Brasil
author Ferrari de Lima, Dartel
author_facet Ferrari de Lima, Dartel
Anguera Lima, Lohran
Sampaio, Adelar Aparecido
Dieter Stobaus, Claus
author_role author
author2 Anguera Lima, Lohran
Sampaio, Adelar Aparecido
Dieter Stobaus, Claus
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari de Lima, Dartel
Anguera Lima, Lohran
Sampaio, Adelar Aparecido
Dieter Stobaus, Claus
description Este estudo analisa como os especialistas operacionalizam revisões publicadas em periódicos focando a síndrome de burnout. A revisão sistemática das revisões, realizada com recorte temporal de janeiro de 2010 a fevereiro de 2020, mostrou estudos quantitativamente limitados de revisões da literatura sobre o tema em foco. A maior parte das revisões encontradas são voltadas a investigar professores da área da saúde. Os estudos geralmente apresentam assimetrias nos aspectos metodológicos, limitando sobremaneira a comparação direta dos resultados. Entretanto, evidenciou-se a necessidade urgente de estudos de revisão da literatura adotarem protocolos sistematizados para nortear as futuras revisões sistemáticas para oferecer critérios mais transparentes e confiáveis, minimizando suposições implícitas e vieses de acometimento da síndrome de burnout em professores universitários.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12978
10.55028/pdres.v9i19.12978
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12978
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v9i19.12978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12978/10249
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 19 (2022); 159-174
2358-1840
10.55028/pdres.v9i19
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246829748224