A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola Atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17142
Resumo: O texto oferece contribuições teórico-filosóficas para repensarmos a escola atual e as possibilidades de sua transformação em escola-comunidade. Para discutirmos o conceito de comunidade assumimos as reflexões de Agnes Heller e da Psicologia social-comunitária brasileira. Sobre as possibilidades de construção de uma escola-comunidade a partir da escola atual, enfatizamos o papel dos gestores e professores nesse processo ao engendrarem um movimento social educativo que nasce no interior da própria escola. Tomamos também as contribuições da Pedagogia histórico-crítica e Teoria histórico-cultural para discutirmos a educação escolar no interior da escola-comunidade e seu papel na construção do pensamento e consciência crítica dos sujeitos singulares que atuam e participam da escola e, simultaneamente, para pensarmos a superação da sociedade capitalista e construção de uma nova sociabilidade em direção ao socialismo.
id UFMS-5_7b4c546982b331923de50722f05bc149
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/17142
network_acronym_str UFMS-5
network_name_str GESTO-Debate
repository_id_str
spelling A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola AtualO texto oferece contribuições teórico-filosóficas para repensarmos a escola atual e as possibilidades de sua transformação em escola-comunidade. Para discutirmos o conceito de comunidade assumimos as reflexões de Agnes Heller e da Psicologia social-comunitária brasileira. Sobre as possibilidades de construção de uma escola-comunidade a partir da escola atual, enfatizamos o papel dos gestores e professores nesse processo ao engendrarem um movimento social educativo que nasce no interior da própria escola. Tomamos também as contribuições da Pedagogia histórico-crítica e Teoria histórico-cultural para discutirmos a educação escolar no interior da escola-comunidade e seu papel na construção do pensamento e consciência crítica dos sujeitos singulares que atuam e participam da escola e, simultaneamente, para pensarmos a superação da sociedade capitalista e construção de uma nova sociabilidade em direção ao socialismo.Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/x-wavhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17142 Revista GESTO-Debate; v. 5 n. 01-12 (2021): 2021 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17142/11379https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17142/11540Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessTuim Viotto Filho, Irineu Aliprando2022-10-21T23:07:40Zoai:periodicos.ufms.br:article/17142Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2022-10-21T23:07:40GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola Atual
title A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola Atual
spellingShingle A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola Atual
Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando
title_short A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola Atual
title_full A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola Atual
title_fullStr A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola Atual
title_full_unstemmed A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola Atual
title_sort A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola Atual
author Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando
author_facet Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando
description O texto oferece contribuições teórico-filosóficas para repensarmos a escola atual e as possibilidades de sua transformação em escola-comunidade. Para discutirmos o conceito de comunidade assumimos as reflexões de Agnes Heller e da Psicologia social-comunitária brasileira. Sobre as possibilidades de construção de uma escola-comunidade a partir da escola atual, enfatizamos o papel dos gestores e professores nesse processo ao engendrarem um movimento social educativo que nasce no interior da própria escola. Tomamos também as contribuições da Pedagogia histórico-crítica e Teoria histórico-cultural para discutirmos a educação escolar no interior da escola-comunidade e seu papel na construção do pensamento e consciência crítica dos sujeitos singulares que atuam e participam da escola e, simultaneamente, para pensarmos a superação da sociedade capitalista e construção de uma nova sociabilidade em direção ao socialismo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17142
url https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17142/11379
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17142/11540
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/x-wav
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO-Debate; v. 5 n. 01-12 (2021): 2021 - Fluxo Contínuo
2595-3109
reponame:GESTO-Debate
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str GESTO-Debate
collection GESTO-Debate
repository.name.fl_str_mv GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com
_version_ 1797239857524768768