A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola Atual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17142 |
Resumo: | O texto oferece contribuições teórico-filosóficas para repensarmos a escola atual e as possibilidades de sua transformação em escola-comunidade. Para discutirmos o conceito de comunidade assumimos as reflexões de Agnes Heller e da Psicologia social-comunitária brasileira. Sobre as possibilidades de construção de uma escola-comunidade a partir da escola atual, enfatizamos o papel dos gestores e professores nesse processo ao engendrarem um movimento social educativo que nasce no interior da própria escola. Tomamos também as contribuições da Pedagogia histórico-crítica e Teoria histórico-cultural para discutirmos a educação escolar no interior da escola-comunidade e seu papel na construção do pensamento e consciência crítica dos sujeitos singulares que atuam e participam da escola e, simultaneamente, para pensarmos a superação da sociedade capitalista e construção de uma nova sociabilidade em direção ao socialismo. |
id |
UFMS-5_7b4c546982b331923de50722f05bc149 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17142 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola AtualO texto oferece contribuições teórico-filosóficas para repensarmos a escola atual e as possibilidades de sua transformação em escola-comunidade. Para discutirmos o conceito de comunidade assumimos as reflexões de Agnes Heller e da Psicologia social-comunitária brasileira. Sobre as possibilidades de construção de uma escola-comunidade a partir da escola atual, enfatizamos o papel dos gestores e professores nesse processo ao engendrarem um movimento social educativo que nasce no interior da própria escola. Tomamos também as contribuições da Pedagogia histórico-crítica e Teoria histórico-cultural para discutirmos a educação escolar no interior da escola-comunidade e seu papel na construção do pensamento e consciência crítica dos sujeitos singulares que atuam e participam da escola e, simultaneamente, para pensarmos a superação da sociedade capitalista e construção de uma nova sociabilidade em direção ao socialismo.Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/x-wavhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17142 Revista GESTO-Debate; v. 5 n. 01-12 (2021): 2021 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17142/11379https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17142/11540Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessTuim Viotto Filho, Irineu Aliprando2022-10-21T23:07:40Zoai:periodicos.ufms.br:article/17142Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2022-10-21T23:07:40GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola Atual |
title |
A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola Atual |
spellingShingle |
A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola Atual Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando |
title_short |
A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola Atual |
title_full |
A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola Atual |
title_fullStr |
A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola Atual |
title_full_unstemmed |
A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola Atual |
title_sort |
A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola Atual |
author |
Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando |
author_facet |
Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando |
description |
O texto oferece contribuições teórico-filosóficas para repensarmos a escola atual e as possibilidades de sua transformação em escola-comunidade. Para discutirmos o conceito de comunidade assumimos as reflexões de Agnes Heller e da Psicologia social-comunitária brasileira. Sobre as possibilidades de construção de uma escola-comunidade a partir da escola atual, enfatizamos o papel dos gestores e professores nesse processo ao engendrarem um movimento social educativo que nasce no interior da própria escola. Tomamos também as contribuições da Pedagogia histórico-crítica e Teoria histórico-cultural para discutirmos a educação escolar no interior da escola-comunidade e seu papel na construção do pensamento e consciência crítica dos sujeitos singulares que atuam e participam da escola e, simultaneamente, para pensarmos a superação da sociedade capitalista e construção de uma nova sociabilidade em direção ao socialismo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17142 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17142/11379 https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17142/11540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf audio/x-wav |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 5 n. 01-12 (2021): 2021 - Fluxo Contínuo 2595-3109 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857524768768 |