Práticas Docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Revisão Integrativa a partir da Pedagogia Histórico-Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafaela de Souza Schimidt
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17183
Resumo: O presente trabalho busca apresentar os resultados de uma pesquisa de iniciação científica que se enquadra em um projeto do Grupo de Estudos e Pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR), Grupo de Trabalho Norte Pioneiro (GT HISTEDNOPR). O objetivo da pesquisa foi investigar as possíveis contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica em práticas docentes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Utilizou-se como metodologia a revisão integrativa. A partir dos resultados, foi possível concluir que a Pedagogia Histórico-Crítica pode contribuir para as práticas pedagógicas realizadas com alunos dos Anos Iniciais pois permite que estas se envolvam mais em seu processo de construção do conhecimento a partir das atividades desenvolvidas e que, além disso, se apropriam da cultura de uma forma crítica, apontando para a PHC como uma teoria essencial no que diz respeito à superação da sociedade capitalista de classes.
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