Práticas Docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Revisão Integrativa a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17183 |
Resumo: | O presente trabalho busca apresentar os resultados de uma pesquisa de iniciação científica que se enquadra em um projeto do Grupo de Estudos e Pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR), Grupo de Trabalho Norte Pioneiro (GT HISTEDNOPR). O objetivo da pesquisa foi investigar as possíveis contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica em práticas docentes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Utilizou-se como metodologia a revisão integrativa. A partir dos resultados, foi possível concluir que a Pedagogia Histórico-Crítica pode contribuir para as práticas pedagógicas realizadas com alunos dos Anos Iniciais pois permite que estas se envolvam mais em seu processo de construção do conhecimento a partir das atividades desenvolvidas e que, além disso, se apropriam da cultura de uma forma crítica, apontando para a PHC como uma teoria essencial no que diz respeito à superação da sociedade capitalista de classes. |
id |
UFMS-5_fad798e54493058d8e9edecae81ce077 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17183 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas Docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Revisão Integrativa a partir da Pedagogia Histórico-CríticaO presente trabalho busca apresentar os resultados de uma pesquisa de iniciação científica que se enquadra em um projeto do Grupo de Estudos e Pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR), Grupo de Trabalho Norte Pioneiro (GT HISTEDNOPR). O objetivo da pesquisa foi investigar as possíveis contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica em práticas docentes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Utilizou-se como metodologia a revisão integrativa. A partir dos resultados, foi possível concluir que a Pedagogia Histórico-Crítica pode contribuir para as práticas pedagógicas realizadas com alunos dos Anos Iniciais pois permite que estas se envolvam mais em seu processo de construção do conhecimento a partir das atividades desenvolvidas e que, além disso, se apropriam da cultura de uma forma crítica, apontando para a PHC como uma teoria essencial no que diz respeito à superação da sociedade capitalista de classes.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/x-wavhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1718310.55028/gd.v6i01-24.17183 Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17183/11393https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17183/11518Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessRafaela de Souza SchimidtVanessa Campos Mariano Ruckstadter2023-02-01T18:28:14Zoai:periodicos.ufms.br:article/17183Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2023-02-01T18:28:14GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas Docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Revisão Integrativa a partir da Pedagogia Histórico-Crítica |
title |
Práticas Docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Revisão Integrativa a partir da Pedagogia Histórico-Crítica |
spellingShingle |
Práticas Docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Revisão Integrativa a partir da Pedagogia Histórico-Crítica Rafaela de Souza Schimidt |
title_short |
Práticas Docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Revisão Integrativa a partir da Pedagogia Histórico-Crítica |
title_full |
Práticas Docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Revisão Integrativa a partir da Pedagogia Histórico-Crítica |
title_fullStr |
Práticas Docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Revisão Integrativa a partir da Pedagogia Histórico-Crítica |
title_full_unstemmed |
Práticas Docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Revisão Integrativa a partir da Pedagogia Histórico-Crítica |
title_sort |
Práticas Docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Revisão Integrativa a partir da Pedagogia Histórico-Crítica |
author |
Rafaela de Souza Schimidt |
author_facet |
Rafaela de Souza Schimidt Vanessa Campos Mariano Ruckstadter |
author_role |
author |
author2 |
Vanessa Campos Mariano Ruckstadter |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafaela de Souza Schimidt Vanessa Campos Mariano Ruckstadter |
description |
O presente trabalho busca apresentar os resultados de uma pesquisa de iniciação científica que se enquadra em um projeto do Grupo de Estudos e Pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR), Grupo de Trabalho Norte Pioneiro (GT HISTEDNOPR). O objetivo da pesquisa foi investigar as possíveis contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica em práticas docentes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Utilizou-se como metodologia a revisão integrativa. A partir dos resultados, foi possível concluir que a Pedagogia Histórico-Crítica pode contribuir para as práticas pedagógicas realizadas com alunos dos Anos Iniciais pois permite que estas se envolvam mais em seu processo de construção do conhecimento a partir das atividades desenvolvidas e que, além disso, se apropriam da cultura de uma forma crítica, apontando para a PHC como uma teoria essencial no que diz respeito à superação da sociedade capitalista de classes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17183 10.55028/gd.v6i01-24.17183 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17183 |
identifier_str_mv |
10.55028/gd.v6i01-24.17183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17183/11393 https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17183/11518 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf audio/x-wav |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo 2595-3109 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857315053568 |