Estudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4988 |
Resumo: | O setor de restaurantes no Brasil ocupa um papel importante na economia e na geração de emprego. Cabe aos restaurantes atenderem uma demanda crescente de pessoas que consomem fora do lar. No entanto, é importante que os gestores dos restaurantes se preocupem em oferecer experiências de consumo agradáveis e memoráveis por meio de produtos e serviços de qualidade para torná-los leais. Assim, o objetivo desse trabalho é realizar um estudo qualitativo e exploratório que terá como objeto de pesquisa a percepção do consumidor de restaurantes. Para a concretização desse objetivo será realizado uma revisão de literatura seguida de comentários postados por consumidores que frequentaram restaurantes em Campo Grande – MS. Essas postagens são comentários públicos disponíveis no site de busca Google. As temáticas comportamentais dos consumidores que foram abordadas, contemplam a qualidade percebida, experiência de consumo e a lealdade do consumidor. Por meio das postagens de alguns clientes de restaurantes, ficou evidenciado que eles tiveram uma ótima experiência ao consumirem certos tipos de comidas. Para outros consumidores as experiências foram tão impactantes que não tinham palavras para descrever e que o lugar ficaria gravado em suas memórias. Cabe ressaltar que este é um trabalho exploratório, dessa forma não há resultados conclusivos que podem ser generalizados. |
id |
UFMS_87b8c64e95a7b2037750953c47c2216c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/4988 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2022-07-22T12:24:35Z2022-07-222021-11-10https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4988O setor de restaurantes no Brasil ocupa um papel importante na economia e na geração de emprego. Cabe aos restaurantes atenderem uma demanda crescente de pessoas que consomem fora do lar. No entanto, é importante que os gestores dos restaurantes se preocupem em oferecer experiências de consumo agradáveis e memoráveis por meio de produtos e serviços de qualidade para torná-los leais. Assim, o objetivo desse trabalho é realizar um estudo qualitativo e exploratório que terá como objeto de pesquisa a percepção do consumidor de restaurantes. Para a concretização desse objetivo será realizado uma revisão de literatura seguida de comentários postados por consumidores que frequentaram restaurantes em Campo Grande – MS. Essas postagens são comentários públicos disponíveis no site de busca Google. As temáticas comportamentais dos consumidores que foram abordadas, contemplam a qualidade percebida, experiência de consumo e a lealdade do consumidor. Por meio das postagens de alguns clientes de restaurantes, ficou evidenciado que eles tiveram uma ótima experiência ao consumirem certos tipos de comidas. Para outros consumidores as experiências foram tão impactantes que não tinham palavras para descrever e que o lugar ficaria gravado em suas memórias. Cabe ressaltar que este é um trabalho exploratório, dessa forma não há resultados conclusivos que podem ser generalizados.The restaurant sector in Brazil plays an important role in the economy and in job creation. It is up to restaurants to meet a growing demand from people who consume outside the home. However, it is important that restaurant managers are concerned about offering pleasant and memorable consumption experiences through quality products and services to make them loyal. Thus, the objective of this work is to carry out a qualitative and exploratory study that will have as research object the perception of the consumer of restaurants. To achieve this objective, a literature review will be carried out followed by comments posted by consumers who attended restaurants in Campo Grande - MS. These posts are public comments available on the Google search engine. The behavioral themes of consumers that were addressed include perceived quality, consumption experience and consumer loyalty. Through the posts of some restaurant customers, it was evident that they had a great experience when consuming certain types of food. For other consumers the experiences were so impactful that they had no words to describe it and the place would be etched in their memories. It should be noted that this is an exploratory work, so there are no conclusive results that can be generalized.porUniversidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilCPCSAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAdministraçãoRestaurantesExperiência de ConsumoQualidade PercebidaLealdade do ConsumidorPercepção do ConsumidorEstudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOliveira, Alessandro Silva dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4428369D6Higashi, Susan YukoCabana, Rocío del Pilar Lopezhttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doLevistsk, Vanessa Carolina Brantereponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82031https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4988/3/license.txt9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4988/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALTCC - Vanessa Carolina Brante Levistsk.pdfTCC - Vanessa Carolina Brante Levistsk.pdfapplication/pdf448281https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4988/1/TCC%20-%20Vanessa%20Carolina%20Brante%20Levistsk.pdf7804146d131d8376326ea67486193cfdMD51123456789/49882023-07-07 10:06:22.963oai:repositorio.ufms.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242023-07-07T14:06:22Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MS |
title |
Estudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MS |
spellingShingle |
Estudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MS Levistsk, Vanessa Carolina Brante Administração Restaurantes Experiência de Consumo Qualidade Percebida Lealdade do Consumidor Percepção do Consumidor |
title_short |
Estudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MS |
title_full |
Estudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MS |
title_fullStr |
Estudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MS |
title_full_unstemmed |
Estudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MS |
title_sort |
Estudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MS |
author |
Levistsk, Vanessa Carolina Brante |
author_facet |
Levistsk, Vanessa Carolina Brante |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Alessandro Silva de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4428369D6 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Higashi, Susan Yuko |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Cabana, Rocío del Pilar Lopez |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Levistsk, Vanessa Carolina Brante |
contributor_str_mv |
Oliveira, Alessandro Silva de Higashi, Susan Yuko Cabana, Rocío del Pilar Lopez |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração Restaurantes Experiência de Consumo Qualidade Percebida Lealdade do Consumidor Percepção do Consumidor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Restaurantes Experiência de Consumo Qualidade Percebida Lealdade do Consumidor Percepção do Consumidor |
description |
O setor de restaurantes no Brasil ocupa um papel importante na economia e na geração de emprego. Cabe aos restaurantes atenderem uma demanda crescente de pessoas que consomem fora do lar. No entanto, é importante que os gestores dos restaurantes se preocupem em oferecer experiências de consumo agradáveis e memoráveis por meio de produtos e serviços de qualidade para torná-los leais. Assim, o objetivo desse trabalho é realizar um estudo qualitativo e exploratório que terá como objeto de pesquisa a percepção do consumidor de restaurantes. Para a concretização desse objetivo será realizado uma revisão de literatura seguida de comentários postados por consumidores que frequentaram restaurantes em Campo Grande – MS. Essas postagens são comentários públicos disponíveis no site de busca Google. As temáticas comportamentais dos consumidores que foram abordadas, contemplam a qualidade percebida, experiência de consumo e a lealdade do consumidor. Por meio das postagens de alguns clientes de restaurantes, ficou evidenciado que eles tiveram uma ótima experiência ao consumirem certos tipos de comidas. Para outros consumidores as experiências foram tão impactantes que não tinham palavras para descrever e que o lugar ficaria gravado em suas memórias. Cabe ressaltar que este é um trabalho exploratório, dessa forma não há resultados conclusivos que podem ser generalizados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-22T12:24:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4988 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
CPCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4988/3/license.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4988/2/license_rdf https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4988/1/TCC%20-%20Vanessa%20Carolina%20Brante%20Levistsk.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 7804146d131d8376326ea67486193cfd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1807552825472843776 |