Estudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Levistsk, Vanessa Carolina Brante
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4988
Resumo: O setor de restaurantes no Brasil ocupa um papel importante na economia e na geração de emprego. Cabe aos restaurantes atenderem uma demanda crescente de pessoas que consomem fora do lar. No entanto, é importante que os gestores dos restaurantes se preocupem em oferecer experiências de consumo agradáveis e memoráveis por meio de produtos e serviços de qualidade para torná-los leais. Assim, o objetivo desse trabalho é realizar um estudo qualitativo e exploratório que terá como objeto de pesquisa a percepção do consumidor de restaurantes. Para a concretização desse objetivo será realizado uma revisão de literatura seguida de comentários postados por consumidores que frequentaram restaurantes em Campo Grande – MS. Essas postagens são comentários públicos disponíveis no site de busca Google. As temáticas comportamentais dos consumidores que foram abordadas, contemplam a qualidade percebida, experiência de consumo e a lealdade do consumidor. Por meio das postagens de alguns clientes de restaurantes, ficou evidenciado que eles tiveram uma ótima experiência ao consumirem certos tipos de comidas. Para outros consumidores as experiências foram tão impactantes que não tinham palavras para descrever e que o lugar ficaria gravado em suas memórias. Cabe ressaltar que este é um trabalho exploratório, dessa forma não há resultados conclusivos que podem ser generalizados.
id UFMS_87b8c64e95a7b2037750953c47c2216c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/4988
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2022-07-22T12:24:35Z2022-07-222021-11-10https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4988O setor de restaurantes no Brasil ocupa um papel importante na economia e na geração de emprego. Cabe aos restaurantes atenderem uma demanda crescente de pessoas que consomem fora do lar. No entanto, é importante que os gestores dos restaurantes se preocupem em oferecer experiências de consumo agradáveis e memoráveis por meio de produtos e serviços de qualidade para torná-los leais. Assim, o objetivo desse trabalho é realizar um estudo qualitativo e exploratório que terá como objeto de pesquisa a percepção do consumidor de restaurantes. Para a concretização desse objetivo será realizado uma revisão de literatura seguida de comentários postados por consumidores que frequentaram restaurantes em Campo Grande – MS. Essas postagens são comentários públicos disponíveis no site de busca Google. As temáticas comportamentais dos consumidores que foram abordadas, contemplam a qualidade percebida, experiência de consumo e a lealdade do consumidor. Por meio das postagens de alguns clientes de restaurantes, ficou evidenciado que eles tiveram uma ótima experiência ao consumirem certos tipos de comidas. Para outros consumidores as experiências foram tão impactantes que não tinham palavras para descrever e que o lugar ficaria gravado em suas memórias. Cabe ressaltar que este é um trabalho exploratório, dessa forma não há resultados conclusivos que podem ser generalizados.The restaurant sector in Brazil plays an important role in the economy and in job creation. It is up to restaurants to meet a growing demand from people who consume outside the home. However, it is important that restaurant managers are concerned about offering pleasant and memorable consumption experiences through quality products and services to make them loyal. Thus, the objective of this work is to carry out a qualitative and exploratory study that will have as research object the perception of the consumer of restaurants. To achieve this objective, a literature review will be carried out followed by comments posted by consumers who attended restaurants in Campo Grande - MS. These posts are public comments available on the Google search engine. The behavioral themes of consumers that were addressed include perceived quality, consumption experience and consumer loyalty. Through the posts of some restaurant customers, it was evident that they had a great experience when consuming certain types of food. For other consumers the experiences were so impactful that they had no words to describe it and the place would be etched in their memories. It should be noted that this is an exploratory work, so there are no conclusive results that can be generalized.porUniversidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilCPCSAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAdministraçãoRestaurantesExperiência de ConsumoQualidade PercebidaLealdade do ConsumidorPercepção do ConsumidorEstudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOliveira, Alessandro Silva dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4428369D6Higashi, Susan YukoCabana, Rocío del Pilar Lopezhttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doLevistsk, Vanessa Carolina Brantereponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82031https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4988/3/license.txt9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4988/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALTCC - Vanessa Carolina Brante Levistsk.pdfTCC - Vanessa Carolina Brante Levistsk.pdfapplication/pdf448281https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4988/1/TCC%20-%20Vanessa%20Carolina%20Brante%20Levistsk.pdf7804146d131d8376326ea67486193cfdMD51123456789/49882023-07-07 10:06:22.963oai:repositorio.ufms.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242023-07-07T14:06:22Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MS
title Estudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MS
spellingShingle Estudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MS
Levistsk, Vanessa Carolina Brante
Administração
Restaurantes
Experiência de Consumo
Qualidade Percebida
Lealdade do Consumidor
Percepção do Consumidor
title_short Estudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MS
title_full Estudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MS
title_fullStr Estudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MS
title_full_unstemmed Estudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MS
title_sort Estudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MS
author Levistsk, Vanessa Carolina Brante
author_facet Levistsk, Vanessa Carolina Brante
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Alessandro Silva de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4428369D6
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Higashi, Susan Yuko
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cabana, Rocío del Pilar Lopez
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.author.fl_str_mv Levistsk, Vanessa Carolina Brante
contributor_str_mv Oliveira, Alessandro Silva de
Higashi, Susan Yuko
Cabana, Rocío del Pilar Lopez
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
topic Administração
Restaurantes
Experiência de Consumo
Qualidade Percebida
Lealdade do Consumidor
Percepção do Consumidor
dc.subject.por.fl_str_mv Restaurantes
Experiência de Consumo
Qualidade Percebida
Lealdade do Consumidor
Percepção do Consumidor
description O setor de restaurantes no Brasil ocupa um papel importante na economia e na geração de emprego. Cabe aos restaurantes atenderem uma demanda crescente de pessoas que consomem fora do lar. No entanto, é importante que os gestores dos restaurantes se preocupem em oferecer experiências de consumo agradáveis e memoráveis por meio de produtos e serviços de qualidade para torná-los leais. Assim, o objetivo desse trabalho é realizar um estudo qualitativo e exploratório que terá como objeto de pesquisa a percepção do consumidor de restaurantes. Para a concretização desse objetivo será realizado uma revisão de literatura seguida de comentários postados por consumidores que frequentaram restaurantes em Campo Grande – MS. Essas postagens são comentários públicos disponíveis no site de busca Google. As temáticas comportamentais dos consumidores que foram abordadas, contemplam a qualidade percebida, experiência de consumo e a lealdade do consumidor. Por meio das postagens de alguns clientes de restaurantes, ficou evidenciado que eles tiveram uma ótima experiência ao consumirem certos tipos de comidas. Para outros consumidores as experiências foram tão impactantes que não tinham palavras para descrever e que o lugar ficaria gravado em suas memórias. Cabe ressaltar que este é um trabalho exploratório, dessa forma não há resultados conclusivos que podem ser generalizados.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-22T12:24:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4988
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv CPCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4988/3/license.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4988/2/license_rdf
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4988/1/TCC%20-%20Vanessa%20Carolina%20Brante%20Levistsk.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7804146d131d8376326ea67486193cfd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1807552825472843776