O uso de Tecnologia Assistiva como artefato cultural no Atendimento Educacional Especializado para alunos cego ou com baixa visão
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4386 |
Resumo: | O objetivo da presente pesquisa foi realizar uma reflexão sobre o uso das Tecnologias Assistivas (TA) como artefato cultural para auxiliar alunos cegos ou com baixa visão no atendimento educacional especializado. Para tal, assumiu-se como referencial teórico-metodológico a Teoria da Objetivação - TO. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratório, que foi desenvolvida em cinco etapas: na primeira levantamos e analisamos a situação das salas de recursos das escolas públicas de Campo Grande, por meio de um questionário com os professores que atuam nas salas de recursos do estado e do munícipio, na segunda entrevistamos alunos e professores para levantar as necessidade nos atendimentos, na terceira etapa selecionamos as alunas que participaram da pesquisa e selecionamos as tecnologias assistivas adequadas às necessidades de aprendizagem das alunas (com baixa visão e cega), que aceitaram participar da pesquisa, na quarta etapa elaboramos uma atividade de ensino e aprendizagem com base na TO, utilizando TA consideradas como artefatos culturais. Finalizamos com a quinta etapa, na qual retornamos o contato com as alunas para investigar o que mudou após a intervenção. Para a análise dos dados utilizamos um dispositivo analítico adaptado a partir de outras propostas baseadas em pressupostos bakhtinianos e na teoria da objetivação. Os resultados sobre a situação das salas de recursos apresentaram evidências de que existem problemas nos atendimentos nas salas de recursos, sendo que os mais recorrentes, nas salas investigadas, a falta de material para os alunos, falta de manutenção dos equipamentos e falta de assiduidade e frequência dos alunos. Para suprir algumas dessas dificuldades, os professores investigados afirmaram que elaboram materiais para trabalhar com os alunos, pois os disponíveis não atendem as necessidades dos alunos. Com relação a atividade realizada com as alunas com baixa visão, com a ajuda das professoras que atendem essas alunas, propusemos a atividade com a temática Terra e Universo. Os resultados apresentaram evidências do encontro das alunas com os saberes relacionados ao tema dia e noite e rotação da Terra (processo de objetivação). Também observamos mudanças das alunas (processo de subjetivação) durante a realização da atividade, ao aceitarem-se mutuamente a realização da tarefa, após um início de tensão em que uma delas queria resolver os problemas sozinha. Tais mudanças foram possibilitadas pelo labor conjunto entre elas e a professora, evidenciando uma ética comunitária. Com a aluna cega, identificamos que os artefatos que disponibilizamos e os materiais elaborados criaram uma motivação na aluna que foi perceptível durante as interações, uma vez que no início ela estava tímida e retraída e aos poucos foi interagindo e se entusiasmando com a resolução de cada problema durante labor conjunto com a professora Essa proposta de ensino e aprendizagem baseado na TO e com o uso de artefatos culturais, TA e materiais para realizar experiências táteis, se mostrou favorável para romper com o estado de alienação que as alunas com deficiência são submetidas no ambiente escolar, pois, de uma forma geral, em várias situações do contexto escolar, os alunos aparecem isolados e têm poucas oportunidades de participar efetivamente das aulas regulares e dos espaços coletivos de convivência. |
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2022-02-24T19:18:49Z2020-12-222020-11-23https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4386O objetivo da presente pesquisa foi realizar uma reflexão sobre o uso das Tecnologias Assistivas (TA) como artefato cultural para auxiliar alunos cegos ou com baixa visão no atendimento educacional especializado. Para tal, assumiu-se como referencial teórico-metodológico a Teoria da Objetivação - TO. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratório, que foi desenvolvida em cinco etapas: na primeira levantamos e analisamos a situação das salas de recursos das escolas públicas de Campo Grande, por meio de um questionário com os professores que atuam nas salas de recursos do estado e do munícipio, na segunda entrevistamos alunos e professores para levantar as necessidade nos atendimentos, na terceira etapa selecionamos as alunas que participaram da pesquisa e selecionamos as tecnologias assistivas adequadas às necessidades de aprendizagem das alunas (com baixa visão e cega), que aceitaram participar da pesquisa, na quarta etapa elaboramos uma atividade de ensino e aprendizagem com base na TO, utilizando TA consideradas como artefatos culturais. Finalizamos com a quinta etapa, na qual retornamos o contato com as alunas para investigar o que mudou após a intervenção. Para a análise dos dados utilizamos um dispositivo analítico adaptado a partir de outras propostas baseadas em pressupostos bakhtinianos e na teoria da objetivação. Os resultados sobre a situação das salas de recursos apresentaram evidências de que existem problemas nos atendimentos nas salas de recursos, sendo que os mais recorrentes, nas salas investigadas, a falta de material para os alunos, falta de manutenção dos equipamentos e falta de assiduidade e frequência dos alunos. Para suprir algumas dessas dificuldades, os professores investigados afirmaram que elaboram materiais para trabalhar com os alunos, pois os disponíveis não atendem as necessidades dos alunos. Com relação a atividade realizada com as alunas com baixa visão, com a ajuda das professoras que atendem essas alunas, propusemos a atividade com a temática Terra e Universo. Os resultados apresentaram evidências do encontro das alunas com os saberes relacionados ao tema dia e noite e rotação da Terra (processo de objetivação). Também observamos mudanças das alunas (processo de subjetivação) durante a realização da atividade, ao aceitarem-se mutuamente a realização da tarefa, após um início de tensão em que uma delas queria resolver os problemas sozinha. Tais mudanças foram possibilitadas pelo labor conjunto entre elas e a professora, evidenciando uma ética comunitária. Com a aluna cega, identificamos que os artefatos que disponibilizamos e os materiais elaborados criaram uma motivação na aluna que foi perceptível durante as interações, uma vez que no início ela estava tímida e retraída e aos poucos foi interagindo e se entusiasmando com a resolução de cada problema durante labor conjunto com a professora Essa proposta de ensino e aprendizagem baseado na TO e com o uso de artefatos culturais, TA e materiais para realizar experiências táteis, se mostrou favorável para romper com o estado de alienação que as alunas com deficiência são submetidas no ambiente escolar, pois, de uma forma geral, em várias situações do contexto escolar, os alunos aparecem isolados e têm poucas oportunidades de participar efetivamente das aulas regulares e dos espaços coletivos de convivência.The objective of this research was to reflect on the use of Assistive Technologies as a cultural artifact to assist blind or low vision students in specialized educational assistance and for that purpose, the Theory of Objectification - TO was assumed as a theoretical-methodological framework. This is a qualitative research of an exploratory type that was developed in five stages: in the first one, we surveyed and analyzed the situation of the resource rooms of public schools in Campo Grande through a questionnaire with teachers who work in the state resource rooms. and from the municipality, in the second we interviewed students and teachers to raise the needs in attendance, in the third stage we selected the students who participated in the research and selected the assistive technologies appropriate to the learning needs of the students (with low vision and blindness), who accepted to participate of research. In the fourth stage, we developed a teaching and learning activity based on TO, using AT considered as cultural artifacts. We ended with the fifth stage, in which we returned to contact with the students to investigate what changed after the intervention. For data analysis we used an analytical device adapted from other proposals based on Bakhtinian assumptions and the theory of objectification. The results on the situation of the resource rooms showed evidence that there are problems in the assistance in the resource rooms, with the most recurring in the investigated rooms being the lack of material for students, lack of equipment maintenance and lack of attendance. and student attendance. To address some of these difficulties, the investigated teachers stated that they develop materials to work with students, as those available do not meet the needs of students. Regarding the activity carried out with students with low vision, with the help of teachers who serve these students, we proposed the activity with the theme Earth and Universe. The results showed evidence of the students' encounter with the knowledge related to the theme day and night and Earth rotation (objectification process). We also observed changes in the students (subjectification process) during the activity, when they mutually accepted the task, after a beginning of tension in which one of them wanted to solve the problems alone, which was made possible by the joint work between them and the teacher, showing community ethics. With the blind student, we identified that the artifacts we made available and the materials created a motivation in the student that was noticeable during the interactions, since at the beginning she was shy and withdrawn and little by little she was interacting and getting excited with the resolution of each problem during joint work with the teacher This proposal of teaching and learning based on TO and with the use of cultural artifacts, AT and materials to carry out tactile experiments, proved to be favorable to break with the state of alienation that students with disabilities are submitted to in the school environment, because, in general, in various situations of the school context, students appear isolated and have few opportunities to effectively participate in regular classes and collective living spaces.porUniversidade Federal de Mato Grosso do SulPrograma de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)UFMSBrasilFAEDAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoTecnologia Assistivas, Salas de Recursos Multifuncionais, Atendimento Educacional Especializado e Teoria da Objetivação.Assistive Technology, Multifunctional Resource Rooms, Specialized Educational Service and Theory of Objectification.O uso de Tecnologia Assistiva como artefato cultural no Atendimento Educacional Especializado para alunos cego ou com baixa visãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisGOBARA, SHIRLEY TAKECOhttps://orcid.org/0000-0002-0336-8199http://lattes.cnpq.br/8915979671559379http://lattes.cnpq.br/4992205835716182PLAÇA, JAQUELINE SANTOS VARGASreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILJAQUELINE PLAÇA.pdf.jpgJAQUELINE PLAÇA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1532https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4386/5/JAQUELINE%20PLA%c3%87A.pdf.jpg6274e60b0af6a8b3064c071becd939c5MD55TEXTJAQUELINE PLAÇA.pdf.txtJAQUELINE PLAÇA.pdf.txtExtracted texttext/plain548873https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4386/4/JAQUELINE%20PLA%c3%87A.pdf.txta086671894794284c53f41f76250866eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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