A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marcos Vinícius Ferreira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4118
Resumo: Neste artigo são apresentados alguns estudos, discussões e reflexões sobre o tema “formação docente por meio da participação no Programa de Residência Pedagógica no Curso de Letras, do Câmpus Universitário do Araguaia/UFMT”. O principal objetivo da pesquisa é “realizar um relato de experiência como Aluno-Residente, a partir das vivências obtidas e realizadas nas fases de ambientação, semirregência e regência, no PRP/Letras/CUA/UFMT”. A metodologia do trabalho foi baseada nos estudos de Apolinário (2006), sobre as dimensões da pesquisca científica. Sobre os principais documentos e autores norteadores da discussão, temos: o Edital 24/2022/CAPES, a Portaria Capes nº 82, de 26 de abril de 2022, Gatti (2014), Mendes e outros (2015), Almeida (2017), Leite e outros (2018). Pelos estudos realizados e pela participação como Aluno-Residente do PRP/Letras/CUA/UFMT é possível concluir sobre a importância da Residência Pedagógica para a constituição docente, juntamente com os estudos proporcionados pela formação inicial em um Curso de Graduação/Licenciatura.
id UFMT-1_bf9458a998f1c38f360779a07d477262
oai_identifier_str oai:localhost:1/4118
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMTCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAScurso de Letrasformação docenteprograma de residência pedagógicaNeste artigo são apresentados alguns estudos, discussões e reflexões sobre o tema “formação docente por meio da participação no Programa de Residência Pedagógica no Curso de Letras, do Câmpus Universitário do Araguaia/UFMT”. O principal objetivo da pesquisa é “realizar um relato de experiência como Aluno-Residente, a partir das vivências obtidas e realizadas nas fases de ambientação, semirregência e regência, no PRP/Letras/CUA/UFMT”. A metodologia do trabalho foi baseada nos estudos de Apolinário (2006), sobre as dimensões da pesquisca científica. Sobre os principais documentos e autores norteadores da discussão, temos: o Edital 24/2022/CAPES, a Portaria Capes nº 82, de 26 de abril de 2022, Gatti (2014), Mendes e outros (2015), Almeida (2017), Leite e outros (2018). Pelos estudos realizados e pela participação como Aluno-Residente do PRP/Letras/CUA/UFMT é possível concluir sobre a importância da Residência Pedagógica para a constituição docente, juntamente com os estudos proporcionados pela formação inicial em um Curso de Graduação/Licenciatura.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaLetras - CUASilva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Silva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Rodrigues, Geralda Fatima de Souza0919026431611928http://lattes.cnpq.br/0919026431611928Sena, Danielle Gonçalves3048400480903678http://lattes.cnpq.br/3048400480903678Carvalho, Marcos Vinícius Ferreira2024-07-16T19:17:17Z2024-04-152024-07-16T19:17:17Z2024-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetCARVALHO, Marcos Vinicius Ferreira. A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT. 2024. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024.http://bdm.ufmt.br/handle/1/4118porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2024-07-21T07:09:45Zoai:localhost:1/4118Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2024-07-21T07:09:45falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2024-07-21T07:09:45Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT
title A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT
spellingShingle A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT
Carvalho, Marcos Vinícius Ferreira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
curso de Letras
formação docente
programa de residência pedagógica
title_short A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT
title_full A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT
title_fullStr A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT
title_full_unstemmed A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT
title_sort A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT
author Carvalho, Marcos Vinícius Ferreira
author_facet Carvalho, Marcos Vinícius Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria Claudino da
4517268331597931
http://lattes.cnpq.br/4517268331597931
Silva, Maria Claudino da
4517268331597931
http://lattes.cnpq.br/4517268331597931
Rodrigues, Geralda Fatima de Souza
0919026431611928
http://lattes.cnpq.br/0919026431611928
Sena, Danielle Gonçalves
3048400480903678
http://lattes.cnpq.br/3048400480903678
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marcos Vinícius Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
curso de Letras
formação docente
programa de residência pedagógica
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
curso de Letras
formação docente
programa de residência pedagógica
description Neste artigo são apresentados alguns estudos, discussões e reflexões sobre o tema “formação docente por meio da participação no Programa de Residência Pedagógica no Curso de Letras, do Câmpus Universitário do Araguaia/UFMT”. O principal objetivo da pesquisa é “realizar um relato de experiência como Aluno-Residente, a partir das vivências obtidas e realizadas nas fases de ambientação, semirregência e regência, no PRP/Letras/CUA/UFMT”. A metodologia do trabalho foi baseada nos estudos de Apolinário (2006), sobre as dimensões da pesquisca científica. Sobre os principais documentos e autores norteadores da discussão, temos: o Edital 24/2022/CAPES, a Portaria Capes nº 82, de 26 de abril de 2022, Gatti (2014), Mendes e outros (2015), Almeida (2017), Leite e outros (2018). Pelos estudos realizados e pela participação como Aluno-Residente do PRP/Letras/CUA/UFMT é possível concluir sobre a importância da Residência Pedagógica para a constituição docente, juntamente com os estudos proporcionados pela formação inicial em um Curso de Graduação/Licenciatura.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-16T19:17:17Z
2024-04-15
2024-07-16T19:17:17Z
2024-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Marcos Vinicius Ferreira. A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT. 2024. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4118
identifier_str_mv CARVALHO, Marcos Vinicius Ferreira. A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT. 2024. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/4118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Letras - CUA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Letras - CUA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1813012938281189376