A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4118 |
Resumo: | Neste artigo são apresentados alguns estudos, discussões e reflexões sobre o tema “formação docente por meio da participação no Programa de Residência Pedagógica no Curso de Letras, do Câmpus Universitário do Araguaia/UFMT”. O principal objetivo da pesquisa é “realizar um relato de experiência como Aluno-Residente, a partir das vivências obtidas e realizadas nas fases de ambientação, semirregência e regência, no PRP/Letras/CUA/UFMT”. A metodologia do trabalho foi baseada nos estudos de Apolinário (2006), sobre as dimensões da pesquisca científica. Sobre os principais documentos e autores norteadores da discussão, temos: o Edital 24/2022/CAPES, a Portaria Capes nº 82, de 26 de abril de 2022, Gatti (2014), Mendes e outros (2015), Almeida (2017), Leite e outros (2018). Pelos estudos realizados e pela participação como Aluno-Residente do PRP/Letras/CUA/UFMT é possível concluir sobre a importância da Residência Pedagógica para a constituição docente, juntamente com os estudos proporcionados pela formação inicial em um Curso de Graduação/Licenciatura. |
id |
UFMT-1_bf9458a998f1c38f360779a07d477262 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4118 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMTCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAScurso de Letrasformação docenteprograma de residência pedagógicaNeste artigo são apresentados alguns estudos, discussões e reflexões sobre o tema “formação docente por meio da participação no Programa de Residência Pedagógica no Curso de Letras, do Câmpus Universitário do Araguaia/UFMT”. O principal objetivo da pesquisa é “realizar um relato de experiência como Aluno-Residente, a partir das vivências obtidas e realizadas nas fases de ambientação, semirregência e regência, no PRP/Letras/CUA/UFMT”. A metodologia do trabalho foi baseada nos estudos de Apolinário (2006), sobre as dimensões da pesquisca científica. Sobre os principais documentos e autores norteadores da discussão, temos: o Edital 24/2022/CAPES, a Portaria Capes nº 82, de 26 de abril de 2022, Gatti (2014), Mendes e outros (2015), Almeida (2017), Leite e outros (2018). Pelos estudos realizados e pela participação como Aluno-Residente do PRP/Letras/CUA/UFMT é possível concluir sobre a importância da Residência Pedagógica para a constituição docente, juntamente com os estudos proporcionados pela formação inicial em um Curso de Graduação/Licenciatura.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaLetras - CUASilva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Silva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Rodrigues, Geralda Fatima de Souza0919026431611928http://lattes.cnpq.br/0919026431611928Sena, Danielle Gonçalves3048400480903678http://lattes.cnpq.br/3048400480903678Carvalho, Marcos Vinícius Ferreira2024-07-16T19:17:17Z2024-04-152024-07-16T19:17:17Z2024-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetCARVALHO, Marcos Vinicius Ferreira. A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT. 2024. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024.http://bdm.ufmt.br/handle/1/4118porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2024-07-21T07:09:45Zoai:localhost:1/4118Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2024-07-21T07:09:45falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2024-07-21T07:09:45Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT |
title |
A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT |
spellingShingle |
A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT Carvalho, Marcos Vinícius Ferreira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS curso de Letras formação docente programa de residência pedagógica |
title_short |
A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT |
title_full |
A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT |
title_fullStr |
A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT |
title_full_unstemmed |
A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT |
title_sort |
A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT |
author |
Carvalho, Marcos Vinícius Ferreira |
author_facet |
Carvalho, Marcos Vinícius Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Maria Claudino da 4517268331597931 http://lattes.cnpq.br/4517268331597931 Silva, Maria Claudino da 4517268331597931 http://lattes.cnpq.br/4517268331597931 Rodrigues, Geralda Fatima de Souza 0919026431611928 http://lattes.cnpq.br/0919026431611928 Sena, Danielle Gonçalves 3048400480903678 http://lattes.cnpq.br/3048400480903678 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Marcos Vinícius Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS curso de Letras formação docente programa de residência pedagógica |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS curso de Letras formação docente programa de residência pedagógica |
description |
Neste artigo são apresentados alguns estudos, discussões e reflexões sobre o tema “formação docente por meio da participação no Programa de Residência Pedagógica no Curso de Letras, do Câmpus Universitário do Araguaia/UFMT”. O principal objetivo da pesquisa é “realizar um relato de experiência como Aluno-Residente, a partir das vivências obtidas e realizadas nas fases de ambientação, semirregência e regência, no PRP/Letras/CUA/UFMT”. A metodologia do trabalho foi baseada nos estudos de Apolinário (2006), sobre as dimensões da pesquisca científica. Sobre os principais documentos e autores norteadores da discussão, temos: o Edital 24/2022/CAPES, a Portaria Capes nº 82, de 26 de abril de 2022, Gatti (2014), Mendes e outros (2015), Almeida (2017), Leite e outros (2018). Pelos estudos realizados e pela participação como Aluno-Residente do PRP/Letras/CUA/UFMT é possível concluir sobre a importância da Residência Pedagógica para a constituição docente, juntamente com os estudos proporcionados pela formação inicial em um Curso de Graduação/Licenciatura. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-16T19:17:17Z 2024-04-15 2024-07-16T19:17:17Z 2024-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARVALHO, Marcos Vinicius Ferreira. A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT. 2024. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024. http://bdm.ufmt.br/handle/1/4118 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Marcos Vinicius Ferreira. A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT. 2024. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Letras - CUA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Letras - CUA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1813012938281189376 |