A realização das disciplinas de estágio curricular supervisionado no curso de Letras/CUA/UFMT – o início da carreira docente na visão de uma estagiária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Keullen Eloianna da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3799
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras CUA/UFMT, refletindo sobre a relação dessas disciplinas com a formação inicial dos estudantes de Letras e, a partir disso, apresentar o relato de experiência de uma Estagiária. Dessa maneira, os principais autores e documentos balizadores do estudo foram: Bernardete A Gatti (2014); Eliana Alves Pereira Leite et al (2018); Patrícia Cristina Albieri de Almeida; Jefferson Biajone (2007); o Projeto Pedagógico do Curso de Letras/CUA/UFMT (2023-2031). No que se refere aos seus aspectos metodológicos, esta pesquisa pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que objetiva o avanço do conhecimento na área da Formação de Professores, a partir da compreensão das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados, trata-se de pesquisa bibliográfica; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Pelos estudos e reflexões realizados, pode-se compreender que as disciplinas de Estágio, dentro do Curso de Letras do CUA/UFMT têm uma importância fundamental na formação dos futuros professores de Língua Portuguesa e de Literatura, pois possibilita vivências no contexto escolar e o aprofundamento da relação teoria-prática em sua formação inicial.
id UFMT-1_72284ff3a64f21d70e9050d06bd8750f
oai_identifier_str oai:localhost:1/3799
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling A realização das disciplinas de estágio curricular supervisionado no curso de Letras/CUA/UFMT – o início da carreira docente na visão de uma estagiáriaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASCurso de LetrasFormação DocenteEstágio Curricular SupervisionadoEste trabalho tem como objetivo discorrer sobre as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras CUA/UFMT, refletindo sobre a relação dessas disciplinas com a formação inicial dos estudantes de Letras e, a partir disso, apresentar o relato de experiência de uma Estagiária. Dessa maneira, os principais autores e documentos balizadores do estudo foram: Bernardete A Gatti (2014); Eliana Alves Pereira Leite et al (2018); Patrícia Cristina Albieri de Almeida; Jefferson Biajone (2007); o Projeto Pedagógico do Curso de Letras/CUA/UFMT (2023-2031). No que se refere aos seus aspectos metodológicos, esta pesquisa pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que objetiva o avanço do conhecimento na área da Formação de Professores, a partir da compreensão das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados, trata-se de pesquisa bibliográfica; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Pelos estudos e reflexões realizados, pode-se compreender que as disciplinas de Estágio, dentro do Curso de Letras do CUA/UFMT têm uma importância fundamental na formação dos futuros professores de Língua Portuguesa e de Literatura, pois possibilita vivências no contexto escolar e o aprofundamento da relação teoria-prática em sua formação inicial.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaLetras - CUASilva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Silva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Rodrigues, Geralda Fatima de Souza0919026431611928http://lattes.cnpq.br/0919026431611928Cardoso Neto, Odorico Ferreira6965195631094693http://lattes.cnpq.br/6965195631094693Oliveira, Keullen Eloianna da Silva2024-01-03T11:55:07Z2023-07-212024-01-03T11:55:07Z2023-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetOLIVEIRA, Keullen Eloianna da Silva. A realização das disciplinas de estágio curricular supervisionado no curso de Letras/CUA/UFMT – o início da carreira docente na visão de uma estagiária. 2023. 18 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.http://bdm.ufmt.br/handle/1/3799porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2024-01-04T06:04:19Zoai:localhost:1/3799Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2024-01-04T06:04:19falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2024-01-04T06:04:19Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A realização das disciplinas de estágio curricular supervisionado no curso de Letras/CUA/UFMT – o início da carreira docente na visão de uma estagiária
title A realização das disciplinas de estágio curricular supervisionado no curso de Letras/CUA/UFMT – o início da carreira docente na visão de uma estagiária
spellingShingle A realização das disciplinas de estágio curricular supervisionado no curso de Letras/CUA/UFMT – o início da carreira docente na visão de uma estagiária
Oliveira, Keullen Eloianna da Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Curso de Letras
Formação Docente
Estágio Curricular Supervisionado
title_short A realização das disciplinas de estágio curricular supervisionado no curso de Letras/CUA/UFMT – o início da carreira docente na visão de uma estagiária
title_full A realização das disciplinas de estágio curricular supervisionado no curso de Letras/CUA/UFMT – o início da carreira docente na visão de uma estagiária
title_fullStr A realização das disciplinas de estágio curricular supervisionado no curso de Letras/CUA/UFMT – o início da carreira docente na visão de uma estagiária
title_full_unstemmed A realização das disciplinas de estágio curricular supervisionado no curso de Letras/CUA/UFMT – o início da carreira docente na visão de uma estagiária
title_sort A realização das disciplinas de estágio curricular supervisionado no curso de Letras/CUA/UFMT – o início da carreira docente na visão de uma estagiária
author Oliveira, Keullen Eloianna da Silva
author_facet Oliveira, Keullen Eloianna da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria Claudino da
4517268331597931
http://lattes.cnpq.br/4517268331597931
Silva, Maria Claudino da
4517268331597931
http://lattes.cnpq.br/4517268331597931
Rodrigues, Geralda Fatima de Souza
0919026431611928
http://lattes.cnpq.br/0919026431611928
Cardoso Neto, Odorico Ferreira
6965195631094693
http://lattes.cnpq.br/6965195631094693
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Keullen Eloianna da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Curso de Letras
Formação Docente
Estágio Curricular Supervisionado
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Curso de Letras
Formação Docente
Estágio Curricular Supervisionado
description Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras CUA/UFMT, refletindo sobre a relação dessas disciplinas com a formação inicial dos estudantes de Letras e, a partir disso, apresentar o relato de experiência de uma Estagiária. Dessa maneira, os principais autores e documentos balizadores do estudo foram: Bernardete A Gatti (2014); Eliana Alves Pereira Leite et al (2018); Patrícia Cristina Albieri de Almeida; Jefferson Biajone (2007); o Projeto Pedagógico do Curso de Letras/CUA/UFMT (2023-2031). No que se refere aos seus aspectos metodológicos, esta pesquisa pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que objetiva o avanço do conhecimento na área da Formação de Professores, a partir da compreensão das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados, trata-se de pesquisa bibliográfica; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Pelos estudos e reflexões realizados, pode-se compreender que as disciplinas de Estágio, dentro do Curso de Letras do CUA/UFMT têm uma importância fundamental na formação dos futuros professores de Língua Portuguesa e de Literatura, pois possibilita vivências no contexto escolar e o aprofundamento da relação teoria-prática em sua formação inicial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21
2023-06-06
2024-01-03T11:55:07Z
2024-01-03T11:55:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Keullen Eloianna da Silva. A realização das disciplinas de estágio curricular supervisionado no curso de Letras/CUA/UFMT – o início da carreira docente na visão de uma estagiária. 2023. 18 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3799
identifier_str_mv OLIVEIRA, Keullen Eloianna da Silva. A realização das disciplinas de estágio curricular supervisionado no curso de Letras/CUA/UFMT – o início da carreira docente na visão de uma estagiária. 2023. 18 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/3799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Letras - CUA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Letras - CUA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1813012974265171968