O fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabino, Rhariny de Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2531
Resumo: Este estudo tem como finalidade realizar reflexões a respeito do Programa de Residência Pedagógica - PRP, considerando a sua importância dentro da formação inicial docente e descrever a experiência vivenciada enquanto residente do PRP/ CAPES no Curso de Letras – UFMT/CUA, mostrando como o programa contribui para a formação acadêmica. Trata-se de uma experiência realizada na Escola Estadual Deputado Norberto Schwantes, localizada no Bairro Jardim Piracema, em Barra do Garças-MT, sob a orientação da Coordenadora do programa, professora Maria Claudino da Silva, juntamente com a professora preceptora Elenice da Silva. O trabalho, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa documental; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os principais autores norteadores para o balizamento teórico deste estudo foram: Appolinário (2006), Flores (2009), Freitas e Freitas (2010), Gatti (2013), e Mendes e Baccon (2015). Este trabalho está estruturado em três capítulos que se organizam da seguinte forma: No Capítulo I, há a abordagem sobre o que é o Programa de Residência Pedagógica, seus aspectos gerais e pedagógicos, que estão embasados no edital nº 1/2020, implementado pela CAPES e pela Resolução 259/GAB/2019. No Capítulo II, são realizadas algumas reflexões sobre o que é ser professor, a formação inicial, e a formação continuada, numa perspectiva da formação acadêmica. No Capítulo III, é apresentado o Relato de Experiências como Residente do PRP/Letras/CUA 2020-2022, que foi produzido a partir de minha experiência como Aluna-Residente, em uma Escola de rede Pública de Educação Básica.
id UFMT-1_77e3eff10309f0fd76dac402c5846a91
oai_identifier_str oai:localhost:1/2531
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling O fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASResidência PedagógicaIdentidade docenteFormação profissionalEste estudo tem como finalidade realizar reflexões a respeito do Programa de Residência Pedagógica - PRP, considerando a sua importância dentro da formação inicial docente e descrever a experiência vivenciada enquanto residente do PRP/ CAPES no Curso de Letras – UFMT/CUA, mostrando como o programa contribui para a formação acadêmica. Trata-se de uma experiência realizada na Escola Estadual Deputado Norberto Schwantes, localizada no Bairro Jardim Piracema, em Barra do Garças-MT, sob a orientação da Coordenadora do programa, professora Maria Claudino da Silva, juntamente com a professora preceptora Elenice da Silva. O trabalho, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa documental; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os principais autores norteadores para o balizamento teórico deste estudo foram: Appolinário (2006), Flores (2009), Freitas e Freitas (2010), Gatti (2013), e Mendes e Baccon (2015). Este trabalho está estruturado em três capítulos que se organizam da seguinte forma: No Capítulo I, há a abordagem sobre o que é o Programa de Residência Pedagógica, seus aspectos gerais e pedagógicos, que estão embasados no edital nº 1/2020, implementado pela CAPES e pela Resolução 259/GAB/2019. No Capítulo II, são realizadas algumas reflexões sobre o que é ser professor, a formação inicial, e a formação continuada, numa perspectiva da formação acadêmica. No Capítulo III, é apresentado o Relato de Experiências como Residente do PRP/Letras/CUA 2020-2022, que foi produzido a partir de minha experiência como Aluna-Residente, em uma Escola de rede Pública de Educação Básica.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaLetras - CUASilva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Silva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Silva , Elenice daMaciel , Márcio Pinheiro5249898300383136http://lattes.cnpq.br/5249898300383136Fabino, Rhariny de Almeida2022-09-20T11:38:11Z2022-07-222022-09-20T11:38:11Z2022-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetFABINO, Rhariny de Almeida. O fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022. 2022. 30 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2531porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-09-21T07:01:02Zoai:localhost:1/2531Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2022-09-21T07:01:02falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2022-09-21T07:01:02Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022
title O fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022
spellingShingle O fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022
Fabino, Rhariny de Almeida
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Residência Pedagógica
Identidade docente
Formação profissional
title_short O fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022
title_full O fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022
title_fullStr O fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022
title_full_unstemmed O fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022
title_sort O fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022
author Fabino, Rhariny de Almeida
author_facet Fabino, Rhariny de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria Claudino da
4517268331597931
http://lattes.cnpq.br/4517268331597931
Silva, Maria Claudino da
4517268331597931
http://lattes.cnpq.br/4517268331597931
Silva , Elenice da
Maciel , Márcio Pinheiro
5249898300383136
http://lattes.cnpq.br/5249898300383136
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabino, Rhariny de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Residência Pedagógica
Identidade docente
Formação profissional
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Residência Pedagógica
Identidade docente
Formação profissional
description Este estudo tem como finalidade realizar reflexões a respeito do Programa de Residência Pedagógica - PRP, considerando a sua importância dentro da formação inicial docente e descrever a experiência vivenciada enquanto residente do PRP/ CAPES no Curso de Letras – UFMT/CUA, mostrando como o programa contribui para a formação acadêmica. Trata-se de uma experiência realizada na Escola Estadual Deputado Norberto Schwantes, localizada no Bairro Jardim Piracema, em Barra do Garças-MT, sob a orientação da Coordenadora do programa, professora Maria Claudino da Silva, juntamente com a professora preceptora Elenice da Silva. O trabalho, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa documental; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os principais autores norteadores para o balizamento teórico deste estudo foram: Appolinário (2006), Flores (2009), Freitas e Freitas (2010), Gatti (2013), e Mendes e Baccon (2015). Este trabalho está estruturado em três capítulos que se organizam da seguinte forma: No Capítulo I, há a abordagem sobre o que é o Programa de Residência Pedagógica, seus aspectos gerais e pedagógicos, que estão embasados no edital nº 1/2020, implementado pela CAPES e pela Resolução 259/GAB/2019. No Capítulo II, são realizadas algumas reflexões sobre o que é ser professor, a formação inicial, e a formação continuada, numa perspectiva da formação acadêmica. No Capítulo III, é apresentado o Relato de Experiências como Residente do PRP/Letras/CUA 2020-2022, que foi produzido a partir de minha experiência como Aluna-Residente, em uma Escola de rede Pública de Educação Básica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-20T11:38:11Z
2022-07-22
2022-09-20T11:38:11Z
2022-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FABINO, Rhariny de Almeida. O fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022. 2022. 30 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2531
identifier_str_mv FABINO, Rhariny de Almeida. O fortalecimento da formação inicial por meio da residência pedagógica no curso de Letras do CUA/UFMT – a experiência de uma acadêmica-residente no período de 2020-2022. 2022. 30 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/2531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Letras - CUA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Letras - CUA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1813012963289726976