O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1486 |
Resumo: | To evaluate the evidence available in the Brazilian literature on the active methodology strategies used by undergraduate nursing courses from 2008 to 2019. Method: An integrative review was performed in the, LILACS, BDENF and MEDLINE databases, with the question guiding: How has been the use of Active Methodologies by undergraduate nursing courses in Brazil? The descriptors employed in the search were: problem-based learning, nursing, active learning. Results: After applying the inclusion and exclusion criteria, 29 studies were selected for analysis and synthesis. The main strategies used by the undergraduate courses were Problem Based Learning, the Charles de Maguerez Arch and the use of the Case Study. Conclusion: In the present integrative review, it was observed the importance of using innovative active methodologies for the professional formation of nurses, in order to stimulate the search for knowledge. |
id |
UFMT-1_bda4d4b141d397ec0595602d5a32c05f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/1486 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEnfermagemAprendizagem baseada em problemasAprendizagem ativaSaúdeNursingProblem-based learningActive learningHealthTo evaluate the evidence available in the Brazilian literature on the active methodology strategies used by undergraduate nursing courses from 2008 to 2019. Method: An integrative review was performed in the, LILACS, BDENF and MEDLINE databases, with the question guiding: How has been the use of Active Methodologies by undergraduate nursing courses in Brazil? The descriptors employed in the search were: problem-based learning, nursing, active learning. Results: After applying the inclusion and exclusion criteria, 29 studies were selected for analysis and synthesis. The main strategies used by the undergraduate courses were Problem Based Learning, the Charles de Maguerez Arch and the use of the Case Study. Conclusion: In the present integrative review, it was observed the importance of using innovative active methodologies for the professional formation of nurses, in order to stimulate the search for knowledge.Avaliar as evidências disponíveis na literatura brasileira sobre as estratégias de metodologia ativa utilizadas pelos cursos de graduação em enfermagem no período de 2008 a 2019. Método: Realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados, LILACS, BDENF, MEDLINE tendo com questão norteadora: Como tem sido a utilização das Metodologias Ativas por cursos de graduação em enfermagem no Brasil? Os descritores empregados na busca foram: aprendizagem baseada em problemas, enfermagem, aprendizagem ativa. Resultados: Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 29 estudos para análise e síntese. Identificaram –se como as principais estratégias utilizadas pelos cursos de graduação a Aprendizagem Baseada em Problemas, o Arco de Charles de Maguerez e o uso do Estudo de Caso. Conclusão: Na presente revisão integrativa, observou-se a importância do uso de metodologias ativas inovadoras para a formação profissional do enfermeiro, de maneira a estimular a busca pelo conhecimento.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) – RondonópolisUFMT CUR - RondonopólisEnfermagem - CURSudré, Mayara Rocha Siqueirahttp://lattes.cnpq.br/1345038591665046Sudré, Mayara Rocha Siqueirahttp://lattes.cnpq.br/1345038591665046Oliveira, Alessandra Dalbello deFuzinatto, Pollyanna da Silva2019-11-14T20:49:31Z2019-08-302019-11-14T20:49:31Z2019-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetOLIVEIRA, Alessandra Dalbello de; FUZINATTO, Pollyanna da Silva. O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem: uma revisão integrativa. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Rondonópolis, 2019.http://bdm.ufmt.br/handle/1/1486porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-11-28T06:00:18Zoai:localhost:1/1486Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2019-11-28T06:00:18falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2019-11-28T06:00:18Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativa |
title |
O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativa |
spellingShingle |
O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativa Oliveira, Alessandra Dalbello de CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM Enfermagem Aprendizagem baseada em problemas Aprendizagem ativa Saúde Nursing Problem-based learning Active learning Health |
title_short |
O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativa |
title_full |
O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativa |
title_fullStr |
O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativa |
title_sort |
O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativa |
author |
Oliveira, Alessandra Dalbello de |
author_facet |
Oliveira, Alessandra Dalbello de Fuzinatto, Pollyanna da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Fuzinatto, Pollyanna da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sudré, Mayara Rocha Siqueira http://lattes.cnpq.br/1345038591665046 Sudré, Mayara Rocha Siqueira http://lattes.cnpq.br/1345038591665046 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alessandra Dalbello de Fuzinatto, Pollyanna da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM Enfermagem Aprendizagem baseada em problemas Aprendizagem ativa Saúde Nursing Problem-based learning Active learning Health |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM Enfermagem Aprendizagem baseada em problemas Aprendizagem ativa Saúde Nursing Problem-based learning Active learning Health |
description |
To evaluate the evidence available in the Brazilian literature on the active methodology strategies used by undergraduate nursing courses from 2008 to 2019. Method: An integrative review was performed in the, LILACS, BDENF and MEDLINE databases, with the question guiding: How has been the use of Active Methodologies by undergraduate nursing courses in Brazil? The descriptors employed in the search were: problem-based learning, nursing, active learning. Results: After applying the inclusion and exclusion criteria, 29 studies were selected for analysis and synthesis. The main strategies used by the undergraduate courses were Problem Based Learning, the Charles de Maguerez Arch and the use of the Case Study. Conclusion: In the present integrative review, it was observed the importance of using innovative active methodologies for the professional formation of nurses, in order to stimulate the search for knowledge. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-14T20:49:31Z 2019-08-30 2019-11-14T20:49:31Z 2019-08-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Alessandra Dalbello de; FUZINATTO, Pollyanna da Silva. O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem: uma revisão integrativa. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Rondonópolis, 2019. http://bdm.ufmt.br/handle/1/1486 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Alessandra Dalbello de; FUZINATTO, Pollyanna da Silva. O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem: uma revisão integrativa. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Rondonópolis, 2019. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) – Rondonópolis UFMT CUR - Rondonopólis Enfermagem - CUR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) – Rondonópolis UFMT CUR - Rondonopólis Enfermagem - CUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1813012954258341888 |