O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alessandra Dalbello de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fuzinatto, Pollyanna da Silva
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1486
Resumo: To evaluate the evidence available in the Brazilian literature on the active methodology strategies used by undergraduate nursing courses from 2008 to 2019. Method: An integrative review was performed in the, LILACS, BDENF and MEDLINE databases, with the question guiding: How has been the use of Active Methodologies by undergraduate nursing courses in Brazil? The descriptors employed in the search were: problem-based learning, nursing, active learning. Results: After applying the inclusion and exclusion criteria, 29 studies were selected for analysis and synthesis. The main strategies used by the undergraduate courses were Problem Based Learning, the Charles de Maguerez Arch and the use of the Case Study. Conclusion: In the present integrative review, it was observed the importance of using innovative active methodologies for the professional formation of nurses, in order to stimulate the search for knowledge.
id UFMT-1_bda4d4b141d397ec0595602d5a32c05f
oai_identifier_str oai:localhost:1/1486
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEnfermagemAprendizagem baseada em problemasAprendizagem ativaSaúdeNursingProblem-based learningActive learningHealthTo evaluate the evidence available in the Brazilian literature on the active methodology strategies used by undergraduate nursing courses from 2008 to 2019. Method: An integrative review was performed in the, LILACS, BDENF and MEDLINE databases, with the question guiding: How has been the use of Active Methodologies by undergraduate nursing courses in Brazil? The descriptors employed in the search were: problem-based learning, nursing, active learning. Results: After applying the inclusion and exclusion criteria, 29 studies were selected for analysis and synthesis. The main strategies used by the undergraduate courses were Problem Based Learning, the Charles de Maguerez Arch and the use of the Case Study. Conclusion: In the present integrative review, it was observed the importance of using innovative active methodologies for the professional formation of nurses, in order to stimulate the search for knowledge.Avaliar as evidências disponíveis na literatura brasileira sobre as estratégias de metodologia ativa utilizadas pelos cursos de graduação em enfermagem no período de 2008 a 2019. Método: Realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados, LILACS, BDENF, MEDLINE tendo com questão norteadora: Como tem sido a utilização das Metodologias Ativas por cursos de graduação em enfermagem no Brasil? Os descritores empregados na busca foram: aprendizagem baseada em problemas, enfermagem, aprendizagem ativa. Resultados: Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 29 estudos para análise e síntese. Identificaram –se como as principais estratégias utilizadas pelos cursos de graduação a Aprendizagem Baseada em Problemas, o Arco de Charles de Maguerez e o uso do Estudo de Caso. Conclusão: Na presente revisão integrativa, observou-se a importância do uso de metodologias ativas inovadoras para a formação profissional do enfermeiro, de maneira a estimular a busca pelo conhecimento.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) – RondonópolisUFMT CUR - RondonopólisEnfermagem - CURSudré, Mayara Rocha Siqueirahttp://lattes.cnpq.br/1345038591665046Sudré, Mayara Rocha Siqueirahttp://lattes.cnpq.br/1345038591665046Oliveira, Alessandra Dalbello deFuzinatto, Pollyanna da Silva2019-11-14T20:49:31Z2019-08-302019-11-14T20:49:31Z2019-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetOLIVEIRA, Alessandra Dalbello de; FUZINATTO, Pollyanna da Silva. O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem: uma revisão integrativa. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Rondonópolis, 2019.http://bdm.ufmt.br/handle/1/1486porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-11-28T06:00:18Zoai:localhost:1/1486Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2019-11-28T06:00:18falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2019-11-28T06:00:18Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativa
title O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativa
spellingShingle O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativa
Oliveira, Alessandra Dalbello de
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Enfermagem
Aprendizagem baseada em problemas
Aprendizagem ativa
Saúde
Nursing
Problem-based learning
Active learning
Health
title_short O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativa
title_full O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativa
title_fullStr O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativa
title_full_unstemmed O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativa
title_sort O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem : uma revisão integrativa
author Oliveira, Alessandra Dalbello de
author_facet Oliveira, Alessandra Dalbello de
Fuzinatto, Pollyanna da Silva
author_role author
author2 Fuzinatto, Pollyanna da Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sudré, Mayara Rocha Siqueira
http://lattes.cnpq.br/1345038591665046
Sudré, Mayara Rocha Siqueira
http://lattes.cnpq.br/1345038591665046
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alessandra Dalbello de
Fuzinatto, Pollyanna da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Enfermagem
Aprendizagem baseada em problemas
Aprendizagem ativa
Saúde
Nursing
Problem-based learning
Active learning
Health
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Enfermagem
Aprendizagem baseada em problemas
Aprendizagem ativa
Saúde
Nursing
Problem-based learning
Active learning
Health
description To evaluate the evidence available in the Brazilian literature on the active methodology strategies used by undergraduate nursing courses from 2008 to 2019. Method: An integrative review was performed in the, LILACS, BDENF and MEDLINE databases, with the question guiding: How has been the use of Active Methodologies by undergraduate nursing courses in Brazil? The descriptors employed in the search were: problem-based learning, nursing, active learning. Results: After applying the inclusion and exclusion criteria, 29 studies were selected for analysis and synthesis. The main strategies used by the undergraduate courses were Problem Based Learning, the Charles de Maguerez Arch and the use of the Case Study. Conclusion: In the present integrative review, it was observed the importance of using innovative active methodologies for the professional formation of nurses, in order to stimulate the search for knowledge.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-14T20:49:31Z
2019-08-30
2019-11-14T20:49:31Z
2019-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Alessandra Dalbello de; FUZINATTO, Pollyanna da Silva. O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem: uma revisão integrativa. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Rondonópolis, 2019.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1486
identifier_str_mv OLIVEIRA, Alessandra Dalbello de; FUZINATTO, Pollyanna da Silva. O uso da metodologia ativa pelos cursos de graduação em enfermagem: uma revisão integrativa. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Rondonópolis, 2019.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/1486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) – Rondonópolis
UFMT CUR - Rondonopólis
Enfermagem - CUR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) – Rondonópolis
UFMT CUR - Rondonopólis
Enfermagem - CUR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1813012954258341888