Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2528 |
Resumo: | Este Trabalho de Curso (TC) é um estudo de natureza qualitativa, pois possibilita uma análise autorreflexiva, de cunho descritivo. O objetivo é relatar e reflexionar minha vivência acadêmica em relação à importância dos estágios realizados na minha graduação. Participei de três estágios durante a graduação: PIBID, PRP e Estágio Supervisionado. Descrevo como os estágios ocorreram, seus estudos teóricos, ensinamentos e experiências adquiridas. Reflexiono sobre a contribuição dos estágios durante a formação acadêmica, bem como o desenvolvimento da minha identidade profissional. O intuito é construir lastro que ajude na preparação de outros graduandos em virtude da prática docente, dispondo-os de condições básicas para atuarem como educadores. Quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que objetiva o avanço do conhecimento na área dos Estágios durante a minha graduação do Curso de Licenciatura em Letras da UFMT-CUA. Quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois, apenas, descreve a minha vivência. Quanto à estratégia, é bibliográfica/participante. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Alguns teóricos como Maurice Tardif, com sua obra Saberes docentes & formação profissional. (2002); Selma Garrido Pimenta e Sandra Azzi, no estudo do livro Formação dos Professores: identidade e saberes da docência. (1999), Rubens Alves, Entre a ciência e a sapiência - O dilema da educação (2000), entre outros, são os eixos condutores das reflexões, teóricos ao qual fui apresentada durante minha formação para fundamentar essa pesquisa. Analiso, brevemente, os Saberes Docentes, uma vez que promoveram subsídios tão importantes para o desempenho das práticas pedagógicas. Diante disso, me foi possibilitada ter uma visão mais abrangente em relação à minha futura profissão docente. Os estágios me deram oportunidades, orientações e experiências para lidar com as situações que, talvez, ocorrerão no cotidiano do âmbito escolar e também me ajudaram a desenvolver meu objetivo maior, aprender, ensinar e reaprender. |
id |
UFMT-1_e6747042de45148f0c6f9174745c4904 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/2528 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEstágio SupervisionadoPráticas PedagógicasSaberes DocentesPIBIDPRPEste Trabalho de Curso (TC) é um estudo de natureza qualitativa, pois possibilita uma análise autorreflexiva, de cunho descritivo. O objetivo é relatar e reflexionar minha vivência acadêmica em relação à importância dos estágios realizados na minha graduação. Participei de três estágios durante a graduação: PIBID, PRP e Estágio Supervisionado. Descrevo como os estágios ocorreram, seus estudos teóricos, ensinamentos e experiências adquiridas. Reflexiono sobre a contribuição dos estágios durante a formação acadêmica, bem como o desenvolvimento da minha identidade profissional. O intuito é construir lastro que ajude na preparação de outros graduandos em virtude da prática docente, dispondo-os de condições básicas para atuarem como educadores. Quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que objetiva o avanço do conhecimento na área dos Estágios durante a minha graduação do Curso de Licenciatura em Letras da UFMT-CUA. Quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois, apenas, descreve a minha vivência. Quanto à estratégia, é bibliográfica/participante. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Alguns teóricos como Maurice Tardif, com sua obra Saberes docentes & formação profissional. (2002); Selma Garrido Pimenta e Sandra Azzi, no estudo do livro Formação dos Professores: identidade e saberes da docência. (1999), Rubens Alves, Entre a ciência e a sapiência - O dilema da educação (2000), entre outros, são os eixos condutores das reflexões, teóricos ao qual fui apresentada durante minha formação para fundamentar essa pesquisa. Analiso, brevemente, os Saberes Docentes, uma vez que promoveram subsídios tão importantes para o desempenho das práticas pedagógicas. Diante disso, me foi possibilitada ter uma visão mais abrangente em relação à minha futura profissão docente. Os estágios me deram oportunidades, orientações e experiências para lidar com as situações que, talvez, ocorrerão no cotidiano do âmbito escolar e também me ajudaram a desenvolver meu objetivo maior, aprender, ensinar e reaprender.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaLetras - CUACardoso Neto, Odorico Ferreira6965195631094693http://lattes.cnpq.br/6965195631094693Cardoso Neto, Odorico Ferreira6965195631094693http://lattes.cnpq.br/6965195631094693Silva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Mancini, Anna Maria Penalva5462156680054398http://lattes.cnpq.br/5462156680054398Cupolillo, Lia2022-09-20T11:36:48Z2022-07-222022-09-20T11:36:48Z2022-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetCUPOLILLO, Lia. Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA. 2022. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2528porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-09-30T07:03:11Zoai:localhost:1/2528Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2022-09-30T07:03:11falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2022-09-30T07:03:11Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA |
title |
Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA |
spellingShingle |
Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA Cupolillo, Lia CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Estágio Supervisionado Práticas Pedagógicas Saberes Docentes PIBID PRP |
title_short |
Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA |
title_full |
Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA |
title_fullStr |
Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA |
title_full_unstemmed |
Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA |
title_sort |
Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA |
author |
Cupolillo, Lia |
author_facet |
Cupolillo, Lia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso Neto, Odorico Ferreira 6965195631094693 http://lattes.cnpq.br/6965195631094693 Cardoso Neto, Odorico Ferreira 6965195631094693 http://lattes.cnpq.br/6965195631094693 Silva, Maria Claudino da 4517268331597931 http://lattes.cnpq.br/4517268331597931 Mancini, Anna Maria Penalva 5462156680054398 http://lattes.cnpq.br/5462156680054398 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cupolillo, Lia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Estágio Supervisionado Práticas Pedagógicas Saberes Docentes PIBID PRP |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Estágio Supervisionado Práticas Pedagógicas Saberes Docentes PIBID PRP |
description |
Este Trabalho de Curso (TC) é um estudo de natureza qualitativa, pois possibilita uma análise autorreflexiva, de cunho descritivo. O objetivo é relatar e reflexionar minha vivência acadêmica em relação à importância dos estágios realizados na minha graduação. Participei de três estágios durante a graduação: PIBID, PRP e Estágio Supervisionado. Descrevo como os estágios ocorreram, seus estudos teóricos, ensinamentos e experiências adquiridas. Reflexiono sobre a contribuição dos estágios durante a formação acadêmica, bem como o desenvolvimento da minha identidade profissional. O intuito é construir lastro que ajude na preparação de outros graduandos em virtude da prática docente, dispondo-os de condições básicas para atuarem como educadores. Quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que objetiva o avanço do conhecimento na área dos Estágios durante a minha graduação do Curso de Licenciatura em Letras da UFMT-CUA. Quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois, apenas, descreve a minha vivência. Quanto à estratégia, é bibliográfica/participante. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Alguns teóricos como Maurice Tardif, com sua obra Saberes docentes & formação profissional. (2002); Selma Garrido Pimenta e Sandra Azzi, no estudo do livro Formação dos Professores: identidade e saberes da docência. (1999), Rubens Alves, Entre a ciência e a sapiência - O dilema da educação (2000), entre outros, são os eixos condutores das reflexões, teóricos ao qual fui apresentada durante minha formação para fundamentar essa pesquisa. Analiso, brevemente, os Saberes Docentes, uma vez que promoveram subsídios tão importantes para o desempenho das práticas pedagógicas. Diante disso, me foi possibilitada ter uma visão mais abrangente em relação à minha futura profissão docente. Os estágios me deram oportunidades, orientações e experiências para lidar com as situações que, talvez, ocorrerão no cotidiano do âmbito escolar e também me ajudaram a desenvolver meu objetivo maior, aprender, ensinar e reaprender. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-20T11:36:48Z 2022-07-22 2022-09-20T11:36:48Z 2022-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CUPOLILLO, Lia. Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA. 2022. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. http://bdm.ufmt.br/handle/1/2528 |
identifier_str_mv |
CUPOLILLO, Lia. Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA. 2022. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Letras - CUA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Letras - CUA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1804658255235907584 |