Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cupolillo, Lia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2528
Resumo: Este Trabalho de Curso (TC) é um estudo de natureza qualitativa, pois possibilita uma análise autorreflexiva, de cunho descritivo. O objetivo é relatar e reflexionar minha vivência acadêmica em relação à importância dos estágios realizados na minha graduação. Participei de três estágios durante a graduação: PIBID, PRP e Estágio Supervisionado. Descrevo como os estágios ocorreram, seus estudos teóricos, ensinamentos e experiências adquiridas. Reflexiono sobre a contribuição dos estágios durante a formação acadêmica, bem como o desenvolvimento da minha identidade profissional. O intuito é construir lastro que ajude na preparação de outros graduandos em virtude da prática docente, dispondo-os de condições básicas para atuarem como educadores. Quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que objetiva o avanço do conhecimento na área dos Estágios durante a minha graduação do Curso de Licenciatura em Letras da UFMT-CUA. Quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois, apenas, descreve a minha vivência. Quanto à estratégia, é bibliográfica/participante. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Alguns teóricos como Maurice Tardif, com sua obra Saberes docentes & formação profissional. (2002); Selma Garrido Pimenta e Sandra Azzi, no estudo do livro Formação dos Professores: identidade e saberes da docência. (1999), Rubens Alves, Entre a ciência e a sapiência - O dilema da educação (2000), entre outros, são os eixos condutores das reflexões, teóricos ao qual fui apresentada durante minha formação para fundamentar essa pesquisa. Analiso, brevemente, os Saberes Docentes, uma vez que promoveram subsídios tão importantes para o desempenho das práticas pedagógicas. Diante disso, me foi possibilitada ter uma visão mais abrangente em relação à minha futura profissão docente. Os estágios me deram oportunidades, orientações e experiências para lidar com as situações que, talvez, ocorrerão no cotidiano do âmbito escolar e também me ajudaram a desenvolver meu objetivo maior, aprender, ensinar e reaprender.
id UFMT-1_e6747042de45148f0c6f9174745c4904
oai_identifier_str oai:localhost:1/2528
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEstágio SupervisionadoPráticas PedagógicasSaberes DocentesPIBIDPRPEste Trabalho de Curso (TC) é um estudo de natureza qualitativa, pois possibilita uma análise autorreflexiva, de cunho descritivo. O objetivo é relatar e reflexionar minha vivência acadêmica em relação à importância dos estágios realizados na minha graduação. Participei de três estágios durante a graduação: PIBID, PRP e Estágio Supervisionado. Descrevo como os estágios ocorreram, seus estudos teóricos, ensinamentos e experiências adquiridas. Reflexiono sobre a contribuição dos estágios durante a formação acadêmica, bem como o desenvolvimento da minha identidade profissional. O intuito é construir lastro que ajude na preparação de outros graduandos em virtude da prática docente, dispondo-os de condições básicas para atuarem como educadores. Quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que objetiva o avanço do conhecimento na área dos Estágios durante a minha graduação do Curso de Licenciatura em Letras da UFMT-CUA. Quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois, apenas, descreve a minha vivência. Quanto à estratégia, é bibliográfica/participante. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Alguns teóricos como Maurice Tardif, com sua obra Saberes docentes & formação profissional. (2002); Selma Garrido Pimenta e Sandra Azzi, no estudo do livro Formação dos Professores: identidade e saberes da docência. (1999), Rubens Alves, Entre a ciência e a sapiência - O dilema da educação (2000), entre outros, são os eixos condutores das reflexões, teóricos ao qual fui apresentada durante minha formação para fundamentar essa pesquisa. Analiso, brevemente, os Saberes Docentes, uma vez que promoveram subsídios tão importantes para o desempenho das práticas pedagógicas. Diante disso, me foi possibilitada ter uma visão mais abrangente em relação à minha futura profissão docente. Os estágios me deram oportunidades, orientações e experiências para lidar com as situações que, talvez, ocorrerão no cotidiano do âmbito escolar e também me ajudaram a desenvolver meu objetivo maior, aprender, ensinar e reaprender.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaLetras - CUACardoso Neto, Odorico Ferreira6965195631094693http://lattes.cnpq.br/6965195631094693Cardoso Neto, Odorico Ferreira6965195631094693http://lattes.cnpq.br/6965195631094693Silva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Mancini, Anna Maria Penalva5462156680054398http://lattes.cnpq.br/5462156680054398Cupolillo, Lia2022-09-20T11:36:48Z2022-07-222022-09-20T11:36:48Z2022-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetCUPOLILLO, Lia. Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA. 2022. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2528porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-09-30T07:03:11Zoai:localhost:1/2528Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2022-09-30T07:03:11falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2022-09-30T07:03:11Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA
title Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA
spellingShingle Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA
Cupolillo, Lia
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Estágio Supervisionado
Práticas Pedagógicas
Saberes Docentes
PIBID
PRP
title_short Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA
title_full Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA
title_fullStr Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA
title_full_unstemmed Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA
title_sort Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA
author Cupolillo, Lia
author_facet Cupolillo, Lia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso Neto, Odorico Ferreira
6965195631094693
http://lattes.cnpq.br/6965195631094693
Cardoso Neto, Odorico Ferreira
6965195631094693
http://lattes.cnpq.br/6965195631094693
Silva, Maria Claudino da
4517268331597931
http://lattes.cnpq.br/4517268331597931
Mancini, Anna Maria Penalva
5462156680054398
http://lattes.cnpq.br/5462156680054398
dc.contributor.author.fl_str_mv Cupolillo, Lia
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Estágio Supervisionado
Práticas Pedagógicas
Saberes Docentes
PIBID
PRP
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Estágio Supervisionado
Práticas Pedagógicas
Saberes Docentes
PIBID
PRP
description Este Trabalho de Curso (TC) é um estudo de natureza qualitativa, pois possibilita uma análise autorreflexiva, de cunho descritivo. O objetivo é relatar e reflexionar minha vivência acadêmica em relação à importância dos estágios realizados na minha graduação. Participei de três estágios durante a graduação: PIBID, PRP e Estágio Supervisionado. Descrevo como os estágios ocorreram, seus estudos teóricos, ensinamentos e experiências adquiridas. Reflexiono sobre a contribuição dos estágios durante a formação acadêmica, bem como o desenvolvimento da minha identidade profissional. O intuito é construir lastro que ajude na preparação de outros graduandos em virtude da prática docente, dispondo-os de condições básicas para atuarem como educadores. Quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que objetiva o avanço do conhecimento na área dos Estágios durante a minha graduação do Curso de Licenciatura em Letras da UFMT-CUA. Quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois, apenas, descreve a minha vivência. Quanto à estratégia, é bibliográfica/participante. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Alguns teóricos como Maurice Tardif, com sua obra Saberes docentes & formação profissional. (2002); Selma Garrido Pimenta e Sandra Azzi, no estudo do livro Formação dos Professores: identidade e saberes da docência. (1999), Rubens Alves, Entre a ciência e a sapiência - O dilema da educação (2000), entre outros, são os eixos condutores das reflexões, teóricos ao qual fui apresentada durante minha formação para fundamentar essa pesquisa. Analiso, brevemente, os Saberes Docentes, uma vez que promoveram subsídios tão importantes para o desempenho das práticas pedagógicas. Diante disso, me foi possibilitada ter uma visão mais abrangente em relação à minha futura profissão docente. Os estágios me deram oportunidades, orientações e experiências para lidar com as situações que, talvez, ocorrerão no cotidiano do âmbito escolar e também me ajudaram a desenvolver meu objetivo maior, aprender, ensinar e reaprender.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-20T11:36:48Z
2022-07-22
2022-09-20T11:36:48Z
2022-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUPOLILLO, Lia. Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA. 2022. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2528
identifier_str_mv CUPOLILLO, Lia. Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA. 2022. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/2528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Letras - CUA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Letras - CUA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1804658255235907584