A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/853 |
Resumo: | Este artigo apresenta um recorte de pesquisa sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática. Indaga-se: o professor graduado em Pedagogia, para ensinar a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enfrenta que desafios? Para realizar este estudo, utiliza-se o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Analisa-se a organização dos currículos de cinco cursos de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Mato Grosso. O resultado da investigação evidencia que os desafios enfrentados residem na formação do professor e na organização da escola.AbstractThis article presents a research outline about the formation of the pedagogue and the teaching of Mathematics. It is questioned: the graduated teacher in pedagogy, to teach mathematics in the Initials Years of fundamental teaching, face what challenges? In order to realize this study, it was used the questionnaire, the semistructured interview and the analysis of documents. It is analyzed the organization of curriculae of five courses of licensing in Pedagogy in the state of MatoGrosso. The result of the investigation evidences that the challenges faced reside in the teacher formation and in the school organization.Keywords: Teachers’ formation. Pedagogy. Mathematics Teaching. |
id |
UFMT-3_0d1a964a10c26f9a69450bb1770c5dbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/853 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemáticaFormação de Professores. Pedagogia. Ensino da Matemática.Educação MatemáticaEste artigo apresenta um recorte de pesquisa sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática. Indaga-se: o professor graduado em Pedagogia, para ensinar a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enfrenta que desafios? Para realizar este estudo, utiliza-se o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Analisa-se a organização dos currículos de cinco cursos de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Mato Grosso. O resultado da investigação evidencia que os desafios enfrentados residem na formação do professor e na organização da escola.AbstractThis article presents a research outline about the formation of the pedagogue and the teaching of Mathematics. It is questioned: the graduated teacher in pedagogy, to teach mathematics in the Initials Years of fundamental teaching, face what challenges? In order to realize this study, it was used the questionnaire, the semistructured interview and the analysis of documents. It is analyzed the organization of curriculae of five courses of licensing in Pedagogy in the state of MatoGrosso. The result of the investigation evidences that the challenges faced reside in the teacher formation and in the school organization.Keywords: Teachers’ formation. Pedagogy. Mathematics Teaching.Universidade Federal de Mato Grosso2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/85310.29286/rep.v22i48.853Revista de Educação Pública; v. 22 n. 48 (2013): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013; 165-1832238-20970104-596210.29286/rep.v22i48reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/853/654LIMA, Simone MarquesCARVALHO, Ademar de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:33Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/853Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:33Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática |
title |
A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática |
spellingShingle |
A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática LIMA, Simone Marques Formação de Professores. Pedagogia. Ensino da Matemática. Educação Matemática |
title_short |
A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática |
title_full |
A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática |
title_fullStr |
A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática |
title_sort |
A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática |
author |
LIMA, Simone Marques |
author_facet |
LIMA, Simone Marques CARVALHO, Ademar de Lima |
author_role |
author |
author2 |
CARVALHO, Ademar de Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Simone Marques CARVALHO, Ademar de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores. Pedagogia. Ensino da Matemática. Educação Matemática |
topic |
Formação de Professores. Pedagogia. Ensino da Matemática. Educação Matemática |
description |
Este artigo apresenta um recorte de pesquisa sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática. Indaga-se: o professor graduado em Pedagogia, para ensinar a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enfrenta que desafios? Para realizar este estudo, utiliza-se o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Analisa-se a organização dos currículos de cinco cursos de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Mato Grosso. O resultado da investigação evidencia que os desafios enfrentados residem na formação do professor e na organização da escola.AbstractThis article presents a research outline about the formation of the pedagogue and the teaching of Mathematics. It is questioned: the graduated teacher in pedagogy, to teach mathematics in the Initials Years of fundamental teaching, face what challenges? In order to realize this study, it was used the questionnaire, the semistructured interview and the analysis of documents. It is analyzed the organization of curriculae of five courses of licensing in Pedagogy in the state of MatoGrosso. The result of the investigation evidences that the challenges faced reside in the teacher formation and in the school organization.Keywords: Teachers’ formation. Pedagogy. Mathematics Teaching. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa empírica de campo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/853 10.29286/rep.v22i48.853 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/853 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v22i48.853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/853/654 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 22 n. 48 (2013): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013; 165-183 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v22i48 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215167995904 |