Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avila COLLA, Rodrigo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7162
Resumo: O artigo discute a Educação Especial e a inclusão escolar no contexto brasileiro. Vale-se de revisão bibliográfica que apresenta os principais avanços da legislação nas duas últimas décadas e dialoga com pesquisas recentes sobre a Educação Especial. Aborda práticas que podem favorecer os processos de ensino e aprendizagem em contextos de inclusão escolar, particularmente de educandos com necessidades especiais. Defende-se uma postura acolhedora da diferença por parte dos(as) docentes. O conceito de experiência é utilizado para fundamentar as diferenças como potências formativas. Por fim, são tecidas considerações quanto à necessidade de uma micropolítica do desejo que contribua para práticas inclusivas.
id UFMT-3_654f69316efba5014687b93a0c34fde1
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7162
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivasEducação EspecialInclusão EscolarEducação para a DiferençaEducação Especial e InclusãoO artigo discute a Educação Especial e a inclusão escolar no contexto brasileiro. Vale-se de revisão bibliográfica que apresenta os principais avanços da legislação nas duas últimas décadas e dialoga com pesquisas recentes sobre a Educação Especial. Aborda práticas que podem favorecer os processos de ensino e aprendizagem em contextos de inclusão escolar, particularmente de educandos com necessidades especiais. Defende-se uma postura acolhedora da diferença por parte dos(as) docentes. O conceito de experiência é utilizado para fundamentar as diferenças como potências formativas. Por fim, são tecidas considerações quanto à necessidade de uma micropolítica do desejo que contribua para práticas inclusivas.Universidade Federal de Mato Grosso2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrevisão de literatura; ensaioapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/716210.29286/rep.v29ijan/dez.7162Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 20202238-20970104-596210.29286/rep.v29ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7162/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAvila COLLA, Rodrigo2020-05-26T12:32:06Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7162Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2020-05-26T12:32:06Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas
title Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas
spellingShingle Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas
Avila COLLA, Rodrigo
Educação Especial
Inclusão Escolar
Educação para a Diferença
Educação Especial e Inclusão
title_short Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas
title_full Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas
title_fullStr Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas
title_full_unstemmed Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas
title_sort Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas
author Avila COLLA, Rodrigo
author_facet Avila COLLA, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avila COLLA, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Inclusão Escolar
Educação para a Diferença
Educação Especial e Inclusão
topic Educação Especial
Inclusão Escolar
Educação para a Diferença
Educação Especial e Inclusão
description O artigo discute a Educação Especial e a inclusão escolar no contexto brasileiro. Vale-se de revisão bibliográfica que apresenta os principais avanços da legislação nas duas últimas décadas e dialoga com pesquisas recentes sobre a Educação Especial. Aborda práticas que podem favorecer os processos de ensino e aprendizagem em contextos de inclusão escolar, particularmente de educandos com necessidades especiais. Defende-se uma postura acolhedora da diferença por parte dos(as) docentes. O conceito de experiência é utilizado para fundamentar as diferenças como potências formativas. Por fim, são tecidas considerações quanto à necessidade de uma micropolítica do desejo que contribua para práticas inclusivas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
revisão de literatura; ensaio
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7162
10.29286/rep.v29ijan/dez.7162
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7162
identifier_str_mv 10.29286/rep.v29ijan/dez.7162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7162/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 2020
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v29ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216762880000