Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7162 |
Resumo: | O artigo discute a Educação Especial e a inclusão escolar no contexto brasileiro. Vale-se de revisão bibliográfica que apresenta os principais avanços da legislação nas duas últimas décadas e dialoga com pesquisas recentes sobre a Educação Especial. Aborda práticas que podem favorecer os processos de ensino e aprendizagem em contextos de inclusão escolar, particularmente de educandos com necessidades especiais. Defende-se uma postura acolhedora da diferença por parte dos(as) docentes. O conceito de experiência é utilizado para fundamentar as diferenças como potências formativas. Por fim, são tecidas considerações quanto à necessidade de uma micropolítica do desejo que contribua para práticas inclusivas. |
id |
UFMT-3_654f69316efba5014687b93a0c34fde1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7162 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivasEducação EspecialInclusão EscolarEducação para a DiferençaEducação Especial e InclusãoO artigo discute a Educação Especial e a inclusão escolar no contexto brasileiro. Vale-se de revisão bibliográfica que apresenta os principais avanços da legislação nas duas últimas décadas e dialoga com pesquisas recentes sobre a Educação Especial. Aborda práticas que podem favorecer os processos de ensino e aprendizagem em contextos de inclusão escolar, particularmente de educandos com necessidades especiais. Defende-se uma postura acolhedora da diferença por parte dos(as) docentes. O conceito de experiência é utilizado para fundamentar as diferenças como potências formativas. Por fim, são tecidas considerações quanto à necessidade de uma micropolítica do desejo que contribua para práticas inclusivas.Universidade Federal de Mato Grosso2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrevisão de literatura; ensaioapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/716210.29286/rep.v29ijan/dez.7162Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 20202238-20970104-596210.29286/rep.v29ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7162/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAvila COLLA, Rodrigo2020-05-26T12:32:06Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7162Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2020-05-26T12:32:06Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas |
title |
Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas |
spellingShingle |
Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas Avila COLLA, Rodrigo Educação Especial Inclusão Escolar Educação para a Diferença Educação Especial e Inclusão |
title_short |
Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas |
title_full |
Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas |
title_fullStr |
Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas |
title_full_unstemmed |
Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas |
title_sort |
Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas |
author |
Avila COLLA, Rodrigo |
author_facet |
Avila COLLA, Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avila COLLA, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Inclusão Escolar Educação para a Diferença Educação Especial e Inclusão |
topic |
Educação Especial Inclusão Escolar Educação para a Diferença Educação Especial e Inclusão |
description |
O artigo discute a Educação Especial e a inclusão escolar no contexto brasileiro. Vale-se de revisão bibliográfica que apresenta os principais avanços da legislação nas duas últimas décadas e dialoga com pesquisas recentes sobre a Educação Especial. Aborda práticas que podem favorecer os processos de ensino e aprendizagem em contextos de inclusão escolar, particularmente de educandos com necessidades especiais. Defende-se uma postura acolhedora da diferença por parte dos(as) docentes. O conceito de experiência é utilizado para fundamentar as diferenças como potências formativas. Por fim, são tecidas considerações quanto à necessidade de uma micropolítica do desejo que contribua para práticas inclusivas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion revisão de literatura; ensaio |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7162 10.29286/rep.v29ijan/dez.7162 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7162 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v29ijan/dez.7162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7162/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 2020 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v29ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216762880000 |