EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13366 |
Resumo: | With the objective of understanding pedagogical mediation proposals used in contexts of acquisition of Sensory Motor Skills (HSM) in Physical Education courses at a distance, this study was carried out. Qualitative research and exploratory studies were used in an interpretive approach. The methodological course included a bibliographic review, documental research, Systematic Review and data collection with the participation of course coordinators, professors, tutors and students. The results identify and characterize proposals and relationships of pedagogical and technological mediation, as well as potential methods of acquiring HSM in distance physical education courses. |
id |
UFMT-3_67d1fd36666270693347fbc45a950c15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13366 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORASHabilidades Sensório-MotorasEducação Física a distânciaMediação pedagógicaMediação tecnológicaWith the objective of understanding pedagogical mediation proposals used in contexts of acquisition of Sensory Motor Skills (HSM) in Physical Education courses at a distance, this study was carried out. Qualitative research and exploratory studies were used in an interpretive approach. The methodological course included a bibliographic review, documental research, Systematic Review and data collection with the participation of course coordinators, professors, tutors and students. The results identify and characterize proposals and relationships of pedagogical and technological mediation, as well as potential methods of acquiring HSM in distance physical education courses.Com o objetivo de compreender propostas de mediação pedagógica utilizadas em contextos de aquisição de Habilidades Sensório-Motoras (HSM) em cursos Educação Física a distância, este estudo foi realizado. Utilizou-se de pesquisa qualitativa e estudos exploratórios em uma abordagem interpretativa. O percurso metodológico contou com revisão bibliográfica, pesquisa documental, Revisão Sistemática e coleta de dados com a participação de coordenadores de curso, docentes, tutores e discentes. Os resultados identificam e caracterizam propostas e relações de mediação pedagógica e tecnológica, bem como potenciais métodos de aquisição de HSM em cursos de Educação Física a distância.Universidade Federal de Mato Grosso2022-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1336610.29286/rep.v31ijan/dez.13366Revista de Educação Pública; v. 31 (2022): Revista de Educação Pública, v. 31 jan./dez. 2022; 1-202238-20970104-596210.29286/rep.v31ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13366/11110Copyright (c) 2022 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessANJOS, Alexandre Martins dosMARQUES, Dimas da Silva 2023-03-12T16:36:39Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13366Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-12T16:36:39Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS ANJOS, Alexandre Martins dos Habilidades Sensório-Motoras Educação Física a distância Mediação pedagógica Mediação tecnológica |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS |
author |
ANJOS, Alexandre Martins dos |
author_facet |
ANJOS, Alexandre Martins dos MARQUES, Dimas da Silva |
author_role |
author |
author2 |
MARQUES, Dimas da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANJOS, Alexandre Martins dos MARQUES, Dimas da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades Sensório-Motoras Educação Física a distância Mediação pedagógica Mediação tecnológica |
topic |
Habilidades Sensório-Motoras Educação Física a distância Mediação pedagógica Mediação tecnológica |
description |
With the objective of understanding pedagogical mediation proposals used in contexts of acquisition of Sensory Motor Skills (HSM) in Physical Education courses at a distance, this study was carried out. Qualitative research and exploratory studies were used in an interpretive approach. The methodological course included a bibliographic review, documental research, Systematic Review and data collection with the participation of course coordinators, professors, tutors and students. The results identify and characterize proposals and relationships of pedagogical and technological mediation, as well as potential methods of acquiring HSM in distance physical education courses. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13366 10.29286/rep.v31ijan/dez.13366 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13366 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v31ijan/dez.13366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13366/11110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 31 (2022): Revista de Educação Pública, v. 31 jan./dez. 2022; 1-20 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v31ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217521000448 |