EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANJOS, Alexandre Martins dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: MARQUES, Dimas da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13366
Resumo: With the objective of understanding pedagogical mediation proposals used in contexts of acquisition of Sensory Motor Skills (HSM) in Physical Education courses at a distance, this study was carried out. Qualitative research and exploratory studies were used in an interpretive approach. The methodological course included a bibliographic review, documental research, Systematic Review and data collection with the participation of course coordinators, professors, tutors and students. The results identify and characterize proposals and relationships of pedagogical and technological mediation, as well as potential methods of acquiring HSM in distance physical education courses.
id UFMT-3_67d1fd36666270693347fbc45a950c15
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13366
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORASHabilidades Sensório-MotorasEducação Física a distânciaMediação pedagógicaMediação tecnológicaWith the objective of understanding pedagogical mediation proposals used in contexts of acquisition of Sensory Motor Skills (HSM) in Physical Education courses at a distance, this study was carried out. Qualitative research and exploratory studies were used in an interpretive approach. The methodological course included a bibliographic review, documental research, Systematic Review and data collection with the participation of course coordinators, professors, tutors and students. The results identify and characterize proposals and relationships of pedagogical and technological mediation, as well as potential methods of acquiring HSM in distance physical education courses.Com o objetivo de compreender propostas de mediação pedagógica utilizadas em contextos de aquisição de Habilidades Sensório-Motoras (HSM) em cursos Educação Física a distância, este estudo foi realizado. Utilizou-se de pesquisa qualitativa e estudos exploratórios em uma abordagem interpretativa. O percurso metodológico contou com revisão bibliográfica, pesquisa documental, Revisão Sistemática e coleta de dados com a participação de coordenadores de curso, docentes, tutores e discentes. Os resultados identificam e caracterizam propostas e relações de mediação pedagógica e tecnológica, bem como potenciais métodos de aquisição de HSM em cursos de Educação Física a distância.Universidade Federal de Mato Grosso2022-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1336610.29286/rep.v31ijan/dez.13366Revista de Educação Pública; v. 31 (2022): Revista de Educação Pública, v. 31 jan./dez. 2022; 1-202238-20970104-596210.29286/rep.v31ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13366/11110Copyright (c) 2022 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessANJOS, Alexandre Martins dosMARQUES, Dimas da Silva 2023-03-12T16:36:39Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13366Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-12T16:36:39Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS
title EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS
ANJOS, Alexandre Martins dos
Habilidades Sensório-Motoras
Educação Física a distância
Mediação pedagógica
Mediação tecnológica
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS
author ANJOS, Alexandre Martins dos
author_facet ANJOS, Alexandre Martins dos
MARQUES, Dimas da Silva
author_role author
author2 MARQUES, Dimas da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANJOS, Alexandre Martins dos
MARQUES, Dimas da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades Sensório-Motoras
Educação Física a distância
Mediação pedagógica
Mediação tecnológica
topic Habilidades Sensório-Motoras
Educação Física a distância
Mediação pedagógica
Mediação tecnológica
description With the objective of understanding pedagogical mediation proposals used in contexts of acquisition of Sensory Motor Skills (HSM) in Physical Education courses at a distance, this study was carried out. Qualitative research and exploratory studies were used in an interpretive approach. The methodological course included a bibliographic review, documental research, Systematic Review and data collection with the participation of course coordinators, professors, tutors and students. The results identify and characterize proposals and relationships of pedagogical and technological mediation, as well as potential methods of acquiring HSM in distance physical education courses.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13366
10.29286/rep.v31ijan/dez.13366
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13366
identifier_str_mv 10.29286/rep.v31ijan/dez.13366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13366/11110
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 31 (2022): Revista de Educação Pública, v. 31 jan./dez. 2022; 1-20
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v31ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217521000448