A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/411 |
Resumo: | O presente artigo trata do perfil de um novo ator educacional que atua no interior das aldeias e cuja ação consolida uma nova instituição denominada escola indígena. O principal argumento trazido ao debate diz respeito aos contornos dessa realidade, cuja pluralidade nem sempre é percebida pelo poder público e pelas próprias comunidades. É nos cursos de formação que residem os principais elementos configuradores da profissionalidade docente indígena. Naquele ambiente formativo se instaura a padronização de expectativas, a domesticação de idealizações e a atribuição de significados que definem o perfil dos atuais professores indígenas. |
id |
UFMT-3_70830c2fa39dea5f8cdaf582c98adf5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/411 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversityProfessores indígenas. Escolas indígenas. Formação de professores.Escola indígenaO presente artigo trata do perfil de um novo ator educacional que atua no interior das aldeias e cuja ação consolida uma nova instituição denominada escola indígena. O principal argumento trazido ao debate diz respeito aos contornos dessa realidade, cuja pluralidade nem sempre é percebida pelo poder público e pelas próprias comunidades. É nos cursos de formação que residem os principais elementos configuradores da profissionalidade docente indígena. Naquele ambiente formativo se instaura a padronização de expectativas, a domesticação de idealizações e a atribuição de significados que definem o perfil dos atuais professores indígenas.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/41110.29286/rep.v21i46.411Revista de Educação Pública; v. 21 n. 46 (2012): Revista de Educação Pública, maio/ago. 2012.; 331-3462238-20970104-596210.29286/rep.v21i46reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/411/377SECCHI, Darciinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:29Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/411Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:29Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity |
title |
A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity |
spellingShingle |
A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity SECCHI, Darci Professores indígenas. Escolas indígenas. Formação de professores. Escola indígena |
title_short |
A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity |
title_full |
A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity |
title_fullStr |
A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity |
title_full_unstemmed |
A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity |
title_sort |
A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity |
author |
SECCHI, Darci |
author_facet |
SECCHI, Darci |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SECCHI, Darci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores indígenas. Escolas indígenas. Formação de professores. Escola indígena |
topic |
Professores indígenas. Escolas indígenas. Formação de professores. Escola indígena |
description |
O presente artigo trata do perfil de um novo ator educacional que atua no interior das aldeias e cuja ação consolida uma nova instituição denominada escola indígena. O principal argumento trazido ao debate diz respeito aos contornos dessa realidade, cuja pluralidade nem sempre é percebida pelo poder público e pelas próprias comunidades. É nos cursos de formação que residem os principais elementos configuradores da profissionalidade docente indígena. Naquele ambiente formativo se instaura a padronização de expectativas, a domesticação de idealizações e a atribuição de significados que definem o perfil dos atuais professores indígenas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/411 10.29286/rep.v21i46.411 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/411 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v21i46.411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/411/377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 21 n. 46 (2012): Revista de Educação Pública, maio/ago. 2012.; 331-346 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v21i46 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215047409664 |