Por uma educação superior que forme para a cidadania crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAULA, Maria de Fátima de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/502
Resumo: O texto trata da educação superior no Brasil, trazendo um breve histórico da universidade no mundo e em nosso país. Aborda as concepções francesa, alemã e norte-americana de universidade e a sua influência sobre o caso brasileiro, trazendo reflexões sobre as políticas para o ensino superior que têm conseqüência sobre o processo de formação. Na parte final, traz um panorama da educação superior no contexto do neoliberalismo, enfocando aspectos relacionados à mercantilização e ao aligeiramento da formação, na atualidade. Assim, tomando como base a história da universidade brasileira, suas diversas concepções e influências, o texto ressalta a importância das lutas por uma formação crítica e de qualidade, voltada para a cidadania participativa.For a higher education that form to the critical citizenshipAbstractThe text considers the higher education in Brazil, bringing a historical brief of the university in the world and in our country. It deals with the French, German and North American conceptions of the University and their influence on the Brazilian case, bringing reflections on the politics used on superior education with consequences on the formation process. In the final part, it brings a panorama from the higher education, in the context of Neoliberalism, focusing commercial aspects related to superior formation, at the present time. In this way, with base in the history of the brazilian university, their differents conceptions and influences, the text emphasize the importance of the struggles for a critical and quality formation, directed to citizenship.Keywords: Educational policy. Superior formation. Critical Citizenship.
id UFMT-3_bb8bd7d77d7d05c1cc5222cd6683819d
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/502
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Por uma educação superior que forme para a cidadania críticaPolítica educacional. Formação universitária. Cidadania crítica.Educação SuperiorO texto trata da educação superior no Brasil, trazendo um breve histórico da universidade no mundo e em nosso país. Aborda as concepções francesa, alemã e norte-americana de universidade e a sua influência sobre o caso brasileiro, trazendo reflexões sobre as políticas para o ensino superior que têm conseqüência sobre o processo de formação. Na parte final, traz um panorama da educação superior no contexto do neoliberalismo, enfocando aspectos relacionados à mercantilização e ao aligeiramento da formação, na atualidade. Assim, tomando como base a história da universidade brasileira, suas diversas concepções e influências, o texto ressalta a importância das lutas por uma formação crítica e de qualidade, voltada para a cidadania participativa.For a higher education that form to the critical citizenshipAbstractThe text considers the higher education in Brazil, bringing a historical brief of the university in the world and in our country. It deals with the French, German and North American conceptions of the University and their influence on the Brazilian case, bringing reflections on the politics used on superior education with consequences on the formation process. In the final part, it brings a panorama from the higher education, in the context of Neoliberalism, focusing commercial aspects related to superior formation, at the present time. In this way, with base in the history of the brazilian university, their differents conceptions and influences, the text emphasize the importance of the struggles for a critical and quality formation, directed to citizenship.Keywords: Educational policy. Superior formation. Critical Citizenship.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/50210.29286/rep.v17i35.502Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 471-4852238-20970104-596210.29286/rep.v17i35reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/502/428PAULA, Maria de Fátima deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:30Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/502Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:30Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma educação superior que forme para a cidadania crítica
title Por uma educação superior que forme para a cidadania crítica
spellingShingle Por uma educação superior que forme para a cidadania crítica
PAULA, Maria de Fátima de
Política educacional. Formação universitária. Cidadania crítica.
Educação Superior
title_short Por uma educação superior que forme para a cidadania crítica
title_full Por uma educação superior que forme para a cidadania crítica
title_fullStr Por uma educação superior que forme para a cidadania crítica
title_full_unstemmed Por uma educação superior que forme para a cidadania crítica
title_sort Por uma educação superior que forme para a cidadania crítica
author PAULA, Maria de Fátima de
author_facet PAULA, Maria de Fátima de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PAULA, Maria de Fátima de
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional. Formação universitária. Cidadania crítica.
Educação Superior
topic Política educacional. Formação universitária. Cidadania crítica.
Educação Superior
description O texto trata da educação superior no Brasil, trazendo um breve histórico da universidade no mundo e em nosso país. Aborda as concepções francesa, alemã e norte-americana de universidade e a sua influência sobre o caso brasileiro, trazendo reflexões sobre as políticas para o ensino superior que têm conseqüência sobre o processo de formação. Na parte final, traz um panorama da educação superior no contexto do neoliberalismo, enfocando aspectos relacionados à mercantilização e ao aligeiramento da formação, na atualidade. Assim, tomando como base a história da universidade brasileira, suas diversas concepções e influências, o texto ressalta a importância das lutas por uma formação crítica e de qualidade, voltada para a cidadania participativa.For a higher education that form to the critical citizenshipAbstractThe text considers the higher education in Brazil, bringing a historical brief of the university in the world and in our country. It deals with the French, German and North American conceptions of the University and their influence on the Brazilian case, bringing reflections on the politics used on superior education with consequences on the formation process. In the final part, it brings a panorama from the higher education, in the context of Neoliberalism, focusing commercial aspects related to superior formation, at the present time. In this way, with base in the history of the brazilian university, their differents conceptions and influences, the text emphasize the importance of the struggles for a critical and quality formation, directed to citizenship.Keywords: Educational policy. Superior formation. Critical Citizenship.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/502
10.29286/rep.v17i35.502
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/502
identifier_str_mv 10.29286/rep.v17i35.502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/502/428
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 471-485
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v17i35
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215086206976