Psicologia da educação e letramento docente nas licenciaturas:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1068 |
Resumo: | Fundamentar uma concepção de formação de professores como letramento docente a partir das contribuições da Teoria da Atividade é o objetivo a que se propõe este artigo. Com esta ótica buscamos repensar o papel da Psicologia da Educação como componente formativo das licenciaturas, analisando a prevalência de seu isolamento e fragmentação, apesar das recentes reformulações curriculares empreendidas nesses cursos. Discutimos o conceito de letramento docente como processo formativo dos professores e buscamos compreender as necessidades dessa formação sob a luz da Teoria da Atividade. Finalizamos considerando os desafios que a Psicologia da Educação tem a enfrentar neste contexto de entendimento. |
id |
UFMT-3_c7f4f16e9deead8b9b93e33336a2e5a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1068 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicologia da educação e letramento docente nas licenciaturas:Psicologia da Educação. Letramento docente. Teoria da Atividade. Formação de professores. Licenciatura.Psicologia da EducaçãoFundamentar uma concepção de formação de professores como letramento docente a partir das contribuições da Teoria da Atividade é o objetivo a que se propõe este artigo. Com esta ótica buscamos repensar o papel da Psicologia da Educação como componente formativo das licenciaturas, analisando a prevalência de seu isolamento e fragmentação, apesar das recentes reformulações curriculares empreendidas nesses cursos. Discutimos o conceito de letramento docente como processo formativo dos professores e buscamos compreender as necessidades dessa formação sob a luz da Teoria da Atividade. Finalizamos considerando os desafios que a Psicologia da Educação tem a enfrentar neste contexto de entendimento.Universidade Federal de Mato Grosso2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPonto de Vistaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/106810.29286/rep.v24i55.1068Revista de Educação Pública; v. 24 n. 55 (2015): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2015; 103-1222238-20970104-596210.29286/rep.v24i55reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1068/pdfFERRACIOLI1, Marcelo UbialiLAROCCA, PriscilaFERREIRA, Leandro Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:36Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1068Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:36Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia da educação e letramento docente nas licenciaturas: |
title |
Psicologia da educação e letramento docente nas licenciaturas: |
spellingShingle |
Psicologia da educação e letramento docente nas licenciaturas: FERRACIOLI1, Marcelo Ubiali Psicologia da Educação. Letramento docente. Teoria da Atividade. Formação de professores. Licenciatura. Psicologia da Educação |
title_short |
Psicologia da educação e letramento docente nas licenciaturas: |
title_full |
Psicologia da educação e letramento docente nas licenciaturas: |
title_fullStr |
Psicologia da educação e letramento docente nas licenciaturas: |
title_full_unstemmed |
Psicologia da educação e letramento docente nas licenciaturas: |
title_sort |
Psicologia da educação e letramento docente nas licenciaturas: |
author |
FERRACIOLI1, Marcelo Ubiali |
author_facet |
FERRACIOLI1, Marcelo Ubiali LAROCCA, Priscila FERREIRA, Leandro Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
LAROCCA, Priscila FERREIRA, Leandro Guimarães |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERRACIOLI1, Marcelo Ubiali LAROCCA, Priscila FERREIRA, Leandro Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da Educação. Letramento docente. Teoria da Atividade. Formação de professores. Licenciatura. Psicologia da Educação |
topic |
Psicologia da Educação. Letramento docente. Teoria da Atividade. Formação de professores. Licenciatura. Psicologia da Educação |
description |
Fundamentar uma concepção de formação de professores como letramento docente a partir das contribuições da Teoria da Atividade é o objetivo a que se propõe este artigo. Com esta ótica buscamos repensar o papel da Psicologia da Educação como componente formativo das licenciaturas, analisando a prevalência de seu isolamento e fragmentação, apesar das recentes reformulações curriculares empreendidas nesses cursos. Discutimos o conceito de letramento docente como processo formativo dos professores e buscamos compreender as necessidades dessa formação sob a luz da Teoria da Atividade. Finalizamos considerando os desafios que a Psicologia da Educação tem a enfrentar neste contexto de entendimento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Ponto de Vista |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1068 10.29286/rep.v24i55.1068 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1068 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v24i55.1068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1068/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 24 n. 55 (2015): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2015; 103-122 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v24i55 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215562260480 |