Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1626 |
Resumo: | Este artigo analisa a representação social da deficiência na cultura Guarani e Kaiowá, em aldeias da região da Grande Dourados-MS. Trata-se de pesquisa etnográfica ancorada nos Estudos Culturais para compreender as relações, os significados, atitudes e crenças dessas comunidades indígenas acerca do fenômeno deficiência. Participaram das entrevistas abertas: idosos, lideranças indígenas, antropólogos e familiares. Os resultados indicam a busca pelo diálogo intercultural e visualizam, ainda que de forma incipiente, soluções e melhores expectativas quanto ao desenvolvimento e sobrevivência da criança indígena com deficiência. |
id |
UFMT-3_dbe1097c1cc9cd303128ad1e25ffe1ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1626 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiênciaCrianças Indígenas. Deficiência. Inclusão Educacional. Inclusão Social.Estudos culturais e Inclusão SocialEste artigo analisa a representação social da deficiência na cultura Guarani e Kaiowá, em aldeias da região da Grande Dourados-MS. Trata-se de pesquisa etnográfica ancorada nos Estudos Culturais para compreender as relações, os significados, atitudes e crenças dessas comunidades indígenas acerca do fenômeno deficiência. Participaram das entrevistas abertas: idosos, lideranças indígenas, antropólogos e familiares. Os resultados indicam a busca pelo diálogo intercultural e visualizam, ainda que de forma incipiente, soluções e melhores expectativas quanto ao desenvolvimento e sobrevivência da criança indígena com deficiência.Universidade Federal de Mato Grosso2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoTeórico-Empíricoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/162610.29286/rep.v23i53/1.1626Revista de Educação Pública; v. 23 n. 53/1 (2014): Revista de Educação Pública - Edição Temática Semiedu 2013 - maio/ago.2014; 425-4402238-20970104-596210.29286/rep.v23i53/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1626/1253BRUNO, Marilda Moraes GarciaSOUZA, Vânia Pereira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:40Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1626Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:40Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência |
title |
Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência |
spellingShingle |
Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência BRUNO, Marilda Moraes Garcia Crianças Indígenas. Deficiência. Inclusão Educacional. Inclusão Social. Estudos culturais e Inclusão Social |
title_short |
Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência |
title_full |
Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência |
title_fullStr |
Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência |
title_full_unstemmed |
Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência |
title_sort |
Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência |
author |
BRUNO, Marilda Moraes Garcia |
author_facet |
BRUNO, Marilda Moraes Garcia SOUZA, Vânia Pereira da Silva |
author_role |
author |
author2 |
SOUZA, Vânia Pereira da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRUNO, Marilda Moraes Garcia SOUZA, Vânia Pereira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Indígenas. Deficiência. Inclusão Educacional. Inclusão Social. Estudos culturais e Inclusão Social |
topic |
Crianças Indígenas. Deficiência. Inclusão Educacional. Inclusão Social. Estudos culturais e Inclusão Social |
description |
Este artigo analisa a representação social da deficiência na cultura Guarani e Kaiowá, em aldeias da região da Grande Dourados-MS. Trata-se de pesquisa etnográfica ancorada nos Estudos Culturais para compreender as relações, os significados, atitudes e crenças dessas comunidades indígenas acerca do fenômeno deficiência. Participaram das entrevistas abertas: idosos, lideranças indígenas, antropólogos e familiares. Os resultados indicam a busca pelo diálogo intercultural e visualizam, ainda que de forma incipiente, soluções e melhores expectativas quanto ao desenvolvimento e sobrevivência da criança indígena com deficiência. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Teórico-Empírico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1626 10.29286/rep.v23i53/1.1626 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1626 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v23i53/1.1626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1626/1253 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 23 n. 53/1 (2014): Revista de Educação Pública - Edição Temática Semiedu 2013 - maio/ago.2014; 425-440 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v23i53/1 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215635660800 |