Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRUNO, Marilda Moraes Garcia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SOUZA, Vânia Pereira da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1626
Resumo: Este artigo analisa a representação social da deficiência na cultura Guarani e Kaiowá, em aldeias da região da Grande Dourados-MS. Trata-se de pesquisa etnográfica ancorada nos Estudos Culturais para compreender as relações, os significados, atitudes e crenças dessas comunidades indígenas acerca do fenômeno deficiência. Participaram das entrevistas abertas: idosos, lideranças indígenas, antropólogos e familiares. Os resultados indicam a busca pelo diálogo intercultural e visualizam, ainda que de forma incipiente, soluções e melhores expectativas quanto ao desenvolvimento e sobrevivência da criança indígena com deficiência.
id UFMT-3_dbe1097c1cc9cd303128ad1e25ffe1ef
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1626
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiênciaCrianças Indígenas. Deficiência. Inclusão Educacional. Inclusão Social.Estudos culturais e Inclusão SocialEste artigo analisa a representação social da deficiência na cultura Guarani e Kaiowá, em aldeias da região da Grande Dourados-MS. Trata-se de pesquisa etnográfica ancorada nos Estudos Culturais para compreender as relações, os significados, atitudes e crenças dessas comunidades indígenas acerca do fenômeno deficiência. Participaram das entrevistas abertas: idosos, lideranças indígenas, antropólogos e familiares. Os resultados indicam a busca pelo diálogo intercultural e visualizam, ainda que de forma incipiente, soluções e melhores expectativas quanto ao desenvolvimento e sobrevivência da criança indígena com deficiência.Universidade Federal de Mato Grosso2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoTeórico-Empíricoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/162610.29286/rep.v23i53/1.1626Revista de Educação Pública; v. 23 n. 53/1 (2014): Revista de Educação Pública - Edição Temática Semiedu 2013 - maio/ago.2014; 425-4402238-20970104-596210.29286/rep.v23i53/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1626/1253BRUNO, Marilda Moraes GarciaSOUZA, Vânia Pereira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:40Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1626Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:40Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência
title Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência
spellingShingle Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência
BRUNO, Marilda Moraes Garcia
Crianças Indígenas. Deficiência. Inclusão Educacional. Inclusão Social.
Estudos culturais e Inclusão Social
title_short Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência
title_full Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência
title_fullStr Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência
title_full_unstemmed Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência
title_sort Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência
author BRUNO, Marilda Moraes Garcia
author_facet BRUNO, Marilda Moraes Garcia
SOUZA, Vânia Pereira da Silva
author_role author
author2 SOUZA, Vânia Pereira da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BRUNO, Marilda Moraes Garcia
SOUZA, Vânia Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças Indígenas. Deficiência. Inclusão Educacional. Inclusão Social.
Estudos culturais e Inclusão Social
topic Crianças Indígenas. Deficiência. Inclusão Educacional. Inclusão Social.
Estudos culturais e Inclusão Social
description Este artigo analisa a representação social da deficiência na cultura Guarani e Kaiowá, em aldeias da região da Grande Dourados-MS. Trata-se de pesquisa etnográfica ancorada nos Estudos Culturais para compreender as relações, os significados, atitudes e crenças dessas comunidades indígenas acerca do fenômeno deficiência. Participaram das entrevistas abertas: idosos, lideranças indígenas, antropólogos e familiares. Os resultados indicam a busca pelo diálogo intercultural e visualizam, ainda que de forma incipiente, soluções e melhores expectativas quanto ao desenvolvimento e sobrevivência da criança indígena com deficiência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Teórico-Empírico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1626
10.29286/rep.v23i53/1.1626
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1626
identifier_str_mv 10.29286/rep.v23i53/1.1626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1626/1253
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 23 n. 53/1 (2014): Revista de Educação Pública - Edição Temática Semiedu 2013 - maio/ago.2014; 425-440
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v23i53/1
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215635660800