Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/389
Resumo: Este artigo apresenta informações sobre professores das séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de São Paulo, em termos de sua origem socioeconômica, formação, condições atuais de vida e de trabalho. As análises foram realizadas tendo por base a teoria de Pierre Bourdieu. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários, num total de 26 sujeitos. Os resultados obtidos com a investigação possibilitaram a elaboração de perfil dos professores, o que auxilia na compreensão da posição social que ocupam.
id UFMT-3_e3fb1d1a9bda556c0eb4bf172d2d6a38
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/389
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São PauloPerfil dos professores. Função docente. Posição social.Formação de professoresEste artigo apresenta informações sobre professores das séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de São Paulo, em termos de sua origem socioeconômica, formação, condições atuais de vida e de trabalho. As análises foram realizadas tendo por base a teoria de Pierre Bourdieu. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários, num total de 26 sujeitos. Os resultados obtidos com a investigação possibilitaram a elaboração de perfil dos professores, o que auxilia na compreensão da posição social que ocupam.Universidade Federal de Mato Grosso2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/38910.29286/rep.v18i38.389Revista de Educação Pública; v. 18 n. 38 (2009): Revista de Educação Pública, set./dez. 2009; 431-4472238-20970104-596210.29286/rep.v18i38reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/389/357Penna, Marieta Gouvêa de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:28Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/389Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:28Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São Paulo
title Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São Paulo
spellingShingle Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São Paulo
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
Perfil dos professores. Função docente. Posição social.
Formação de professores
title_short Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São Paulo
title_full Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São Paulo
title_fullStr Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São Paulo
title_full_unstemmed Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São Paulo
title_sort Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São Paulo
author Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
author_facet Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Perfil dos professores. Função docente. Posição social.
Formação de professores
topic Perfil dos professores. Função docente. Posição social.
Formação de professores
description Este artigo apresenta informações sobre professores das séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de São Paulo, em termos de sua origem socioeconômica, formação, condições atuais de vida e de trabalho. As análises foram realizadas tendo por base a teoria de Pierre Bourdieu. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários, num total de 26 sujeitos. Os resultados obtidos com a investigação possibilitaram a elaboração de perfil dos professores, o que auxilia na compreensão da posição social que ocupam.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/389
10.29286/rep.v18i38.389
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/389
identifier_str_mv 10.29286/rep.v18i38.389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/389/357
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 18 n. 38 (2009): Revista de Educação Pública, set./dez. 2009; 431-447
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v18i38
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711214685650945