Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/389 |
Resumo: | Este artigo apresenta informações sobre professores das séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de São Paulo, em termos de sua origem socioeconômica, formação, condições atuais de vida e de trabalho. As análises foram realizadas tendo por base a teoria de Pierre Bourdieu. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários, num total de 26 sujeitos. Os resultados obtidos com a investigação possibilitaram a elaboração de perfil dos professores, o que auxilia na compreensão da posição social que ocupam. |
id |
UFMT-3_e3fb1d1a9bda556c0eb4bf172d2d6a38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/389 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São PauloPerfil dos professores. Função docente. Posição social.Formação de professoresEste artigo apresenta informações sobre professores das séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de São Paulo, em termos de sua origem socioeconômica, formação, condições atuais de vida e de trabalho. As análises foram realizadas tendo por base a teoria de Pierre Bourdieu. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários, num total de 26 sujeitos. Os resultados obtidos com a investigação possibilitaram a elaboração de perfil dos professores, o que auxilia na compreensão da posição social que ocupam.Universidade Federal de Mato Grosso2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/38910.29286/rep.v18i38.389Revista de Educação Pública; v. 18 n. 38 (2009): Revista de Educação Pública, set./dez. 2009; 431-4472238-20970104-596210.29286/rep.v18i38reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/389/357Penna, Marieta Gouvêa de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:28Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/389Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:28Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São Paulo |
title |
Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São Paulo |
spellingShingle |
Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São Paulo Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira Perfil dos professores. Função docente. Posição social. Formação de professores |
title_short |
Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São Paulo |
title_full |
Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São Paulo |
title_fullStr |
Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São Paulo |
title_full_unstemmed |
Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São Paulo |
title_sort |
Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo. Profile of teachers in initial series of public schools of São Paulo |
author |
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira |
author_facet |
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perfil dos professores. Função docente. Posição social. Formação de professores |
topic |
Perfil dos professores. Função docente. Posição social. Formação de professores |
description |
Este artigo apresenta informações sobre professores das séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de São Paulo, em termos de sua origem socioeconômica, formação, condições atuais de vida e de trabalho. As análises foram realizadas tendo por base a teoria de Pierre Bourdieu. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários, num total de 26 sujeitos. Os resultados obtidos com a investigação possibilitaram a elaboração de perfil dos professores, o que auxilia na compreensão da posição social que ocupam. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares Pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/389 10.29286/rep.v18i38.389 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/389 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v18i38.389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/389/357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 18 n. 38 (2009): Revista de Educação Pública, set./dez. 2009; 431-447 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v18i38 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711214685650945 |