A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4382 |
Resumo: | Neste artigo, debate-se a questão da família e da sua formação, como mediadora de leitura, desenvolvida muitas vezes na escola. Os objetivos do artigo são: compreender como a família tem um papel fundamental como primeira mediadora de leitura/ promotora de uma educação literária; debater a necessidade de formação da família; conhecer programas de formação da família. Após a compreensão da realidade, apresenta-se um conjunto de projetos de formação da família. Os resultados desse levantamento de dados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo, organizado e sistemático, sustentado na escola, no que diz respeito à formação da família mediadora de leitura.Palavras-chave: Família. Escola. Mediador de Leitura. Formação. |
id |
UFMT-3_f9f395daee8d5a3dcc043a96d4bc5530 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4382 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leituraFamíliaescolamediador de leituraformaçãoEducação Infantil e leituraNeste artigo, debate-se a questão da família e da sua formação, como mediadora de leitura, desenvolvida muitas vezes na escola. Os objetivos do artigo são: compreender como a família tem um papel fundamental como primeira mediadora de leitura/ promotora de uma educação literária; debater a necessidade de formação da família; conhecer programas de formação da família. Após a compreensão da realidade, apresenta-se um conjunto de projetos de formação da família. Os resultados desse levantamento de dados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo, organizado e sistemático, sustentado na escola, no que diz respeito à formação da família mediadora de leitura.Palavras-chave: Família. Escola. Mediador de Leitura. Formação.Universidade Federal de Mato Grosso2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/438210.29286/rep.v26i63.4382Revista de Educação Pública; v. 26 n. 63 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, set./dez. 2017; 713-7272238-20970104-596210.29286/rep.v26i63reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4382/pdfCopyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBalça, Angela Maria Franco Martins de Paiva2017-09-05T10:32:22Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4382Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-09-05T10:32:22Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura |
title |
A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura |
spellingShingle |
A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura Balça, Angela Maria Franco Martins de Paiva Família escola mediador de leitura formação Educação Infantil e leitura |
title_short |
A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura |
title_full |
A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura |
title_fullStr |
A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura |
title_full_unstemmed |
A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura |
title_sort |
A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura |
author |
Balça, Angela Maria Franco Martins de Paiva |
author_facet |
Balça, Angela Maria Franco Martins de Paiva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balça, Angela Maria Franco Martins de Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Família escola mediador de leitura formação Educação Infantil e leitura |
topic |
Família escola mediador de leitura formação Educação Infantil e leitura |
description |
Neste artigo, debate-se a questão da família e da sua formação, como mediadora de leitura, desenvolvida muitas vezes na escola. Os objetivos do artigo são: compreender como a família tem um papel fundamental como primeira mediadora de leitura/ promotora de uma educação literária; debater a necessidade de formação da família; conhecer programas de formação da família. Após a compreensão da realidade, apresenta-se um conjunto de projetos de formação da família. Os resultados desse levantamento de dados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo, organizado e sistemático, sustentado na escola, no que diz respeito à formação da família mediadora de leitura.Palavras-chave: Família. Escola. Mediador de Leitura. Formação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares Pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4382 10.29286/rep.v26i63.4382 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4382 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v26i63.4382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4382/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 26 n. 63 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, set./dez. 2017; 713-727 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v26i63 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216361275392 |