Ethnomathematical paths to Financial Educacion: analysing cultural traits of Deaf students
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revemop |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/2210 |
Resumo: | Os resultados obtidos nessa pesquisa sobre os traços culturais produzidos por alunos Surdos no desenvolvimento de sua Educação Financeira estão de acordo com a perspectiva do Programa de Etnomatemática. Nesse artigo, os autores descrevem o perfil dos participantes e apresentam uma breve descrição da Teoria Fundamentada nos Dados, que foi o design metodológico utilizado para conduzir esse estudo por meio de procedimentos específicos de codificação. Os autores também enfatizaram a relação entre a Etnomatemática e a Cultura Surda através do emprego de jargões e procedimentos utilizados por estudantes Surdos no estudo de conteúdos matemáticos relacionados à Educação Financeira. São apresentadas, também, distintas maneiras de sinalizar o mesmo conteúdo matemático na Língua Brasileira de Sinais (Libras), bem como as diferenças comunicativas que surgem devido à variação desses sinais. Os resultados obtidos nesse estudo mostram que a Etnomatemática contribuiu para a compreensão e conscientização das características da Cultura Surda e as suas relações com a matemática escolar. Ademais, salienta-se que a Etnomatemática e a sua ação pedagógica adquiriram um status relevante na elaboração de um currículo matemático e no desenvolvimento da Educação Financeira para alunos Surdos. |
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Ethnomathematical paths to Financial Educacion: analysing cultural traits of Deaf studentsRutas etnomatemáticas hacia la Educación Financiera: análisis de los rasgos culturales de los estudiantes SordosCaminhos etnomatemáticos para a Educação Financeira: analisando traços culturais de estudantes SurdosDeaf StudentsDeaf CultureEthnomathematicsBrazilian Sign LanguageFinancial EducationEstudiantes SordosCultura SordaEtnomatemáticasLibrasEducación FinancieraAlunos SurdosCultura SurdaEtnomatemáticaLibrasEducação FinanceiraOs resultados obtidos nessa pesquisa sobre os traços culturais produzidos por alunos Surdos no desenvolvimento de sua Educação Financeira estão de acordo com a perspectiva do Programa de Etnomatemática. Nesse artigo, os autores descrevem o perfil dos participantes e apresentam uma breve descrição da Teoria Fundamentada nos Dados, que foi o design metodológico utilizado para conduzir esse estudo por meio de procedimentos específicos de codificação. Os autores também enfatizaram a relação entre a Etnomatemática e a Cultura Surda através do emprego de jargões e procedimentos utilizados por estudantes Surdos no estudo de conteúdos matemáticos relacionados à Educação Financeira. São apresentadas, também, distintas maneiras de sinalizar o mesmo conteúdo matemático na Língua Brasileira de Sinais (Libras), bem como as diferenças comunicativas que surgem devido à variação desses sinais. Os resultados obtidos nesse estudo mostram que a Etnomatemática contribuiu para a compreensão e conscientização das características da Cultura Surda e as suas relações com a matemática escolar. Ademais, salienta-se que a Etnomatemática e a sua ação pedagógica adquiriram um status relevante na elaboração de um currículo matemático e no desenvolvimento da Educação Financeira para alunos Surdos.Los resultados obtenidos de la investigación acerca de los rasgos culturales producidos por los estudiantes Sordos en relación con el desarrollo de su educación financiera están de acuerdo con la perspectiva del Programa de Etnomatemática. En este artículo, los autores presentan el perfil de los participantes y proporcionan una breve descripción de la teoría fundamentada que forma el diseño metodológico utilizado para llevar a cabo este estudio mediante el uso de procedimientos de codificación específicos. Los autores también enfatizan la relación entre la etnomatemática y la cultura de los sordos a través del uso de su lenguaje y los procedimientos utilizados por los estudiantes sordos en el estudio de contenidos matemáticos relacionados con la educación financiera. También presentamos una diversidad de formas de señalar el mismo contenido matemático en Lengua de Signos Brasileña (Libras), así cómo las diferencias comunicativas que surgen debido a la variación de estas señales. Los resultados obtenidos en este estudio muestran que las etnomatemáticas contribuyeron a la comprensión y conocimiento de las características de la Cultura Sorda y sus relaciones con las matemáticas escolares. Otra contribución es que la etnomatemática y su acción pedagógica adquirieron un estatus relevante en la elaboración de un currículo matemático y en el desarrollo de la educación financiera para estudiantes Sordos. The results obtained from research look at the cultural traitsproduced by Deaf students concerning the development of their financial education are in accordance to the perspective of the Ethnomathematics Program. In this article, the authors outline the participants’ profile; and provide a brief description of grounded theory that forms the methodological design used to conduct this study by using specific coding procedures. The authors also emphasize the relation between ethnomathematics and deaf culture through the use of jargon and procedures used by Deaf students in the study of mathematical content related to Financial Education. We also present a diversity of ways of signing the same mathematical content in Brazilian Sign Language (Libras), as well the communicative differences that arise due to the use of these sign variations. The results obtained in this study show that ethnomathematics contributed to the understanding and awareness of the characteristics of Deaf Culture and its relations to school mathematics. Another contribution is that ethnomathematics and its pedagogical action acquired a relevant status in the elaboration of a mathematical curriculum and in the development of financial education for Deaf students.Editora da UFOP2020-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/221010.33532/revemop.e202010Revemop; v. 2 (2020): Rolling Pass; e2020102596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPenghttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/2210/3161https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/2210/3739https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Rodrigo CarlosRosa, Milton2021-05-15T09:53:05Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/2210Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2021-05-15T09:53:05Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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