Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andreia dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Velanga, Carmen Tereza, Pacífico, Juracy Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/46
Resumo: O estudo que ora se apresenta é um recorte dos resultados de uma pesquisa que discutiu a prática docente com a Literatura Infantil nas turmas de 1os (primeiros) Anos do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Rondônia. No texto analisam-se os saberes disciplinares, experienciais e temporais de duas professoras referentes à Literatura Infantil. A investigação foi desenvolvida nos meses de outubro e novembro de 2014 e, como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se da entrevista e observação das aulas. Os resultados mostram que há muitas lacunas tanto nos saberes disciplinares quanto nos experienciais e temporais dessas professoras investigadas. Considera-se a necessidade de uma formação inicial adequada que abranja tanto conhecimentos teóricos quanto práticos sobre a Literatura Infantil. Com os resultados também se almeja fomentar discussões referentes aos saberes necessários à pratica pedagógica, especificamente à prática dos professores mediadores da leitura literária infantil. Palavras-chave: Saberes docentes. Literatura infantil. Prática docente.
id UFOPA-1_c13be91cdc8ed7c41c0882af1bca37e0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantilO estudo que ora se apresenta é um recorte dos resultados de uma pesquisa que discutiu a prática docente com a Literatura Infantil nas turmas de 1os (primeiros) Anos do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Rondônia. No texto analisam-se os saberes disciplinares, experienciais e temporais de duas professoras referentes à Literatura Infantil. A investigação foi desenvolvida nos meses de outubro e novembro de 2014 e, como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se da entrevista e observação das aulas. Os resultados mostram que há muitas lacunas tanto nos saberes disciplinares quanto nos experienciais e temporais dessas professoras investigadas. Considera-se a necessidade de uma formação inicial adequada que abranja tanto conhecimentos teóricos quanto práticos sobre a Literatura Infantil. Com os resultados também se almeja fomentar discussões referentes aos saberes necessários à pratica pedagógica, especificamente à prática dos professores mediadores da leitura literária infantil. Palavras-chave: Saberes docentes. Literatura infantil. Prática docente.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/46Revista Exitus; v. 6 n. 1 (2016); 160-1742237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/46/46Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Andreia dos SantosVelanga, Carmen TerezaPacífico, Juracy Machado2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:05.382071Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantil
title Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantil
spellingShingle Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantil
Oliveira, Andreia dos Santos
title_short Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantil
title_full Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantil
title_fullStr Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantil
title_full_unstemmed Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantil
title_sort Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantil
author Oliveira, Andreia dos Santos
author_facet Oliveira, Andreia dos Santos
Velanga, Carmen Tereza
Pacífico, Juracy Machado
author_role author
author2 Velanga, Carmen Tereza
Pacífico, Juracy Machado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Andreia dos Santos
Velanga, Carmen Tereza
Pacífico, Juracy Machado
description O estudo que ora se apresenta é um recorte dos resultados de uma pesquisa que discutiu a prática docente com a Literatura Infantil nas turmas de 1os (primeiros) Anos do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Rondônia. No texto analisam-se os saberes disciplinares, experienciais e temporais de duas professoras referentes à Literatura Infantil. A investigação foi desenvolvida nos meses de outubro e novembro de 2014 e, como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se da entrevista e observação das aulas. Os resultados mostram que há muitas lacunas tanto nos saberes disciplinares quanto nos experienciais e temporais dessas professoras investigadas. Considera-se a necessidade de uma formação inicial adequada que abranja tanto conhecimentos teóricos quanto práticos sobre a Literatura Infantil. Com os resultados também se almeja fomentar discussões referentes aos saberes necessários à pratica pedagógica, especificamente à prática dos professores mediadores da leitura literária infantil. Palavras-chave: Saberes docentes. Literatura infantil. Prática docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/46
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/46
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/46/46
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 6 n. 1 (2016); 160-174
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036288270337