Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/46 |
Resumo: | O estudo que ora se apresenta é um recorte dos resultados de uma pesquisa que discutiu a prática docente com a Literatura Infantil nas turmas de 1os (primeiros) Anos do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Rondônia. No texto analisam-se os saberes disciplinares, experienciais e temporais de duas professoras referentes à Literatura Infantil. A investigação foi desenvolvida nos meses de outubro e novembro de 2014 e, como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se da entrevista e observação das aulas. Os resultados mostram que há muitas lacunas tanto nos saberes disciplinares quanto nos experienciais e temporais dessas professoras investigadas. Considera-se a necessidade de uma formação inicial adequada que abranja tanto conhecimentos teóricos quanto práticos sobre a Literatura Infantil. Com os resultados também se almeja fomentar discussões referentes aos saberes necessários à pratica pedagógica, especificamente à prática dos professores mediadores da leitura literária infantil. Palavras-chave: Saberes docentes. Literatura infantil. Prática docente. |
id |
UFOPA-1_c13be91cdc8ed7c41c0882af1bca37e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantilO estudo que ora se apresenta é um recorte dos resultados de uma pesquisa que discutiu a prática docente com a Literatura Infantil nas turmas de 1os (primeiros) Anos do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Rondônia. No texto analisam-se os saberes disciplinares, experienciais e temporais de duas professoras referentes à Literatura Infantil. A investigação foi desenvolvida nos meses de outubro e novembro de 2014 e, como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se da entrevista e observação das aulas. Os resultados mostram que há muitas lacunas tanto nos saberes disciplinares quanto nos experienciais e temporais dessas professoras investigadas. Considera-se a necessidade de uma formação inicial adequada que abranja tanto conhecimentos teóricos quanto práticos sobre a Literatura Infantil. Com os resultados também se almeja fomentar discussões referentes aos saberes necessários à pratica pedagógica, especificamente à prática dos professores mediadores da leitura literária infantil. Palavras-chave: Saberes docentes. Literatura infantil. Prática docente.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/46Revista Exitus; v. 6 n. 1 (2016); 160-1742237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/46/46Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Andreia dos SantosVelanga, Carmen TerezaPacífico, Juracy Machado2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:05.382071Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantil |
title |
Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantil |
spellingShingle |
Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantil Oliveira, Andreia dos Santos |
title_short |
Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantil |
title_full |
Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantil |
title_fullStr |
Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantil |
title_full_unstemmed |
Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantil |
title_sort |
Saberes necessários ao professor mediador da leitura literária infantil |
author |
Oliveira, Andreia dos Santos |
author_facet |
Oliveira, Andreia dos Santos Velanga, Carmen Tereza Pacífico, Juracy Machado |
author_role |
author |
author2 |
Velanga, Carmen Tereza Pacífico, Juracy Machado |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Andreia dos Santos Velanga, Carmen Tereza Pacífico, Juracy Machado |
description |
O estudo que ora se apresenta é um recorte dos resultados de uma pesquisa que discutiu a prática docente com a Literatura Infantil nas turmas de 1os (primeiros) Anos do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Rondônia. No texto analisam-se os saberes disciplinares, experienciais e temporais de duas professoras referentes à Literatura Infantil. A investigação foi desenvolvida nos meses de outubro e novembro de 2014 e, como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se da entrevista e observação das aulas. Os resultados mostram que há muitas lacunas tanto nos saberes disciplinares quanto nos experienciais e temporais dessas professoras investigadas. Considera-se a necessidade de uma formação inicial adequada que abranja tanto conhecimentos teóricos quanto práticos sobre a Literatura Infantil. Com os resultados também se almeja fomentar discussões referentes aos saberes necessários à pratica pedagógica, especificamente à prática dos professores mediadores da leitura literária infantil. Palavras-chave: Saberes docentes. Literatura infantil. Prática docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/46 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/46 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/46/46 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 6 n. 1 (2016); 160-174 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036288270337 |