Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre educação matemática inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Reinaldo Feio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Neomar Lacerda da, Souza, Ilvanete dos Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/938
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender como os estudos sobre Educação Matemática Inclusiva (EMI) apresentam-se em pesquisas que discutem esta temática no Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa interpretativa. Para isso, utiliza-se os princípios do Mapeamento na Pesquisa Educacional, na perspectiva de Biembengut (2008). Após o mapeamento das cinco últimas edições do EBRAPEM, identificamos um total de cinquenta e seis artigos publicados nos anais dessas edições e que discutem sobre a Educação Matemática Inclusiva. Percebemos, ainda, que a cada edição desse evento o número de pesquisas que versam sobre essa temática está diminuindo, mesmo sendo um tema emergente na área de Educação Matemática. As análises realizadas a partir desses estudos possibilitaram a configuração de três eixos temáticos: (1) Estudos com estudantes; (2) Estudos com professores; e (3) Estudos com usos de recursos didáticos/tecnológicos. Em síntese, as pesquisas sobre Educação Matemática Inclusiva no EBRAPEM recaem seu foco em estudos com estudantes, seguido dos estudos com a formação de professores, e o menos explorado, os usos de recursos didáticos/tecnológicos, o que reforça a necessidade da continuidade de investigações nesse campo de estudo.
id UFOPA-1_de3da30e75f07cd8f8023505e7d16099
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/938
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre educação matemática inclusivaEducação matemática inclusivaMapeamentoEsta pesquisa tem por objetivo compreender como os estudos sobre Educação Matemática Inclusiva (EMI) apresentam-se em pesquisas que discutem esta temática no Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa interpretativa. Para isso, utiliza-se os princípios do Mapeamento na Pesquisa Educacional, na perspectiva de Biembengut (2008). Após o mapeamento das cinco últimas edições do EBRAPEM, identificamos um total de cinquenta e seis artigos publicados nos anais dessas edições e que discutem sobre a Educação Matemática Inclusiva. Percebemos, ainda, que a cada edição desse evento o número de pesquisas que versam sobre essa temática está diminuindo, mesmo sendo um tema emergente na área de Educação Matemática. As análises realizadas a partir desses estudos possibilitaram a configuração de três eixos temáticos: (1) Estudos com estudantes; (2) Estudos com professores; e (3) Estudos com usos de recursos didáticos/tecnológicos. Em síntese, as pesquisas sobre Educação Matemática Inclusiva no EBRAPEM recaem seu foco em estudos com estudantes, seguido dos estudos com a formação de professores, e o menos explorado, os usos de recursos didáticos/tecnológicos, o que reforça a necessidade da continuidade de investigações nesse campo de estudo.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/93810.24065/2237-9460.2020v10n1ID938Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200812237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/938/893Copyright (c) 2020 Revista Exitushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Reinaldo FeioSilva, Neomar Lacerda da Souza, Ilvanete dos Santos de 2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/938Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:17.439018Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre educação matemática inclusiva
title Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre educação matemática inclusiva
spellingShingle Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre educação matemática inclusiva
Lima, Reinaldo Feio
Educação matemática inclusiva
Mapeamento
title_short Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre educação matemática inclusiva
title_full Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre educação matemática inclusiva
title_fullStr Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre educação matemática inclusiva
title_full_unstemmed Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre educação matemática inclusiva
title_sort Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre educação matemática inclusiva
author Lima, Reinaldo Feio
author_facet Lima, Reinaldo Feio
Silva, Neomar Lacerda da
Souza, Ilvanete dos Santos de
author_role author
author2 Silva, Neomar Lacerda da
Souza, Ilvanete dos Santos de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Reinaldo Feio
Silva, Neomar Lacerda da
Souza, Ilvanete dos Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática inclusiva
Mapeamento
topic Educação matemática inclusiva
Mapeamento
description Esta pesquisa tem por objetivo compreender como os estudos sobre Educação Matemática Inclusiva (EMI) apresentam-se em pesquisas que discutem esta temática no Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa interpretativa. Para isso, utiliza-se os princípios do Mapeamento na Pesquisa Educacional, na perspectiva de Biembengut (2008). Após o mapeamento das cinco últimas edições do EBRAPEM, identificamos um total de cinquenta e seis artigos publicados nos anais dessas edições e que discutem sobre a Educação Matemática Inclusiva. Percebemos, ainda, que a cada edição desse evento o número de pesquisas que versam sobre essa temática está diminuindo, mesmo sendo um tema emergente na área de Educação Matemática. As análises realizadas a partir desses estudos possibilitaram a configuração de três eixos temáticos: (1) Estudos com estudantes; (2) Estudos com professores; e (3) Estudos com usos de recursos didáticos/tecnológicos. Em síntese, as pesquisas sobre Educação Matemática Inclusiva no EBRAPEM recaem seu foco em estudos com estudantes, seguido dos estudos com a formação de professores, e o menos explorado, os usos de recursos didáticos/tecnológicos, o que reforça a necessidade da continuidade de investigações nesse campo de estudo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/938
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID938
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/938
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/938/893
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 10 (2020); e020081
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037869522944