A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moul, Renato Araújo Torres de Melo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Flávia Carolina Lins da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/313
Resumo: A botânica, uma das áreas de estudo da Biologia, é vista por muitos docentes como um obstáculo para a transposição didática. O ensino de botânica por vezes se dá de forma desarticulada e desprovido de contextualização, numa abordagem que dificulta a adequada aprendizagem dos conceitos. A fim de compreender a construção dos conceitos científicos de vinte e quatro estudantes do Ensino Médio acerca de temas em botânica, empregamos a Sequência Didática Interativa (SDI), com o acompanhamento da elaboração do conhecimento por etapas e em interação com os pares. Como resultado, observou-se que muitas concepções dos estudantes são reafirmadas após a sequência didática, novos conceitos aparecem na formulação de argumentos e ainda, se produz uma visão holística, articulando as plantas entre os diversos níveis de organização em Biologia.Palavras-chave: Ensino. Conceitos. Botânica.
id UFOPA-1_e24e3852e4799783b4fd6ff164598c13
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/313
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de CiênciasA botânica, uma das áreas de estudo da Biologia, é vista por muitos docentes como um obstáculo para a transposição didática. O ensino de botânica por vezes se dá de forma desarticulada e desprovido de contextualização, numa abordagem que dificulta a adequada aprendizagem dos conceitos. A fim de compreender a construção dos conceitos científicos de vinte e quatro estudantes do Ensino Médio acerca de temas em botânica, empregamos a Sequência Didática Interativa (SDI), com o acompanhamento da elaboração do conhecimento por etapas e em interação com os pares. Como resultado, observou-se que muitas concepções dos estudantes são reafirmadas após a sequência didática, novos conceitos aparecem na formulação de argumentos e ainda, se produz uma visão holística, articulando as plantas entre os diversos níveis de organização em Biologia.Palavras-chave: Ensino. Conceitos. Botânica.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/31310.24065/2237-9460.2017v7n2ID313Revista Exitus; v. 7 n. 2 (2017); 262-2822237-946010.24065/2237-9460.2017v7n2reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/313/261Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoul, Renato Araújo Torres de MeloSilva, Flávia Carolina Lins da2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/313Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:11.585735Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências
title A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências
spellingShingle A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências
Moul, Renato Araújo Torres de Melo
title_short A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências
title_full A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências
title_fullStr A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências
title_full_unstemmed A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências
title_sort A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências
author Moul, Renato Araújo Torres de Melo
author_facet Moul, Renato Araújo Torres de Melo
Silva, Flávia Carolina Lins da
author_role author
author2 Silva, Flávia Carolina Lins da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moul, Renato Araújo Torres de Melo
Silva, Flávia Carolina Lins da
description A botânica, uma das áreas de estudo da Biologia, é vista por muitos docentes como um obstáculo para a transposição didática. O ensino de botânica por vezes se dá de forma desarticulada e desprovido de contextualização, numa abordagem que dificulta a adequada aprendizagem dos conceitos. A fim de compreender a construção dos conceitos científicos de vinte e quatro estudantes do Ensino Médio acerca de temas em botânica, empregamos a Sequência Didática Interativa (SDI), com o acompanhamento da elaboração do conhecimento por etapas e em interação com os pares. Como resultado, observou-se que muitas concepções dos estudantes são reafirmadas após a sequência didática, novos conceitos aparecem na formulação de argumentos e ainda, se produz uma visão holística, articulando as plantas entre os diversos níveis de organização em Biologia.Palavras-chave: Ensino. Conceitos. Botânica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/313
10.24065/2237-9460.2017v7n2ID313
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/313
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/313/261
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 7 n. 2 (2017); 262-282
2237-9460
10.24065/2237-9460.2017v7n2
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036955164672