A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/313 |
Resumo: | A botânica, uma das áreas de estudo da Biologia, é vista por muitos docentes como um obstáculo para a transposição didática. O ensino de botânica por vezes se dá de forma desarticulada e desprovido de contextualização, numa abordagem que dificulta a adequada aprendizagem dos conceitos. A fim de compreender a construção dos conceitos científicos de vinte e quatro estudantes do Ensino Médio acerca de temas em botânica, empregamos a Sequência Didática Interativa (SDI), com o acompanhamento da elaboração do conhecimento por etapas e em interação com os pares. Como resultado, observou-se que muitas concepções dos estudantes são reafirmadas após a sequência didática, novos conceitos aparecem na formulação de argumentos e ainda, se produz uma visão holística, articulando as plantas entre os diversos níveis de organização em Biologia.Palavras-chave: Ensino. Conceitos. Botânica. |
id |
UFOPA-1_e24e3852e4799783b4fd6ff164598c13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/313 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de CiênciasA botânica, uma das áreas de estudo da Biologia, é vista por muitos docentes como um obstáculo para a transposição didática. O ensino de botânica por vezes se dá de forma desarticulada e desprovido de contextualização, numa abordagem que dificulta a adequada aprendizagem dos conceitos. A fim de compreender a construção dos conceitos científicos de vinte e quatro estudantes do Ensino Médio acerca de temas em botânica, empregamos a Sequência Didática Interativa (SDI), com o acompanhamento da elaboração do conhecimento por etapas e em interação com os pares. Como resultado, observou-se que muitas concepções dos estudantes são reafirmadas após a sequência didática, novos conceitos aparecem na formulação de argumentos e ainda, se produz uma visão holística, articulando as plantas entre os diversos níveis de organização em Biologia.Palavras-chave: Ensino. Conceitos. Botânica.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/31310.24065/2237-9460.2017v7n2ID313Revista Exitus; v. 7 n. 2 (2017); 262-2822237-946010.24065/2237-9460.2017v7n2reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/313/261Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoul, Renato Araújo Torres de MeloSilva, Flávia Carolina Lins da2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/313Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:11.585735Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências |
title |
A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências |
spellingShingle |
A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências Moul, Renato Araújo Torres de Melo |
title_short |
A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências |
title_full |
A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências |
title_fullStr |
A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências |
title_full_unstemmed |
A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências |
title_sort |
A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências |
author |
Moul, Renato Araújo Torres de Melo |
author_facet |
Moul, Renato Araújo Torres de Melo Silva, Flávia Carolina Lins da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Flávia Carolina Lins da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moul, Renato Araújo Torres de Melo Silva, Flávia Carolina Lins da |
description |
A botânica, uma das áreas de estudo da Biologia, é vista por muitos docentes como um obstáculo para a transposição didática. O ensino de botânica por vezes se dá de forma desarticulada e desprovido de contextualização, numa abordagem que dificulta a adequada aprendizagem dos conceitos. A fim de compreender a construção dos conceitos científicos de vinte e quatro estudantes do Ensino Médio acerca de temas em botânica, empregamos a Sequência Didática Interativa (SDI), com o acompanhamento da elaboração do conhecimento por etapas e em interação com os pares. Como resultado, observou-se que muitas concepções dos estudantes são reafirmadas após a sequência didática, novos conceitos aparecem na formulação de argumentos e ainda, se produz uma visão holística, articulando as plantas entre os diversos níveis de organização em Biologia.Palavras-chave: Ensino. Conceitos. Botânica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/313 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID313 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/313 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2017v7n2ID313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/313/261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 7 n. 2 (2017); 262-282 2237-9460 10.24065/2237-9460.2017v7n2 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036955164672 |