Encantos dos elementos constitutivos no visual merchandising das vitrinas : um estudo de caso sobre a percepção do consumidor natalense.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Amanda Rayssa Ferreira da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Teixeira, Thelma Pignataro, Felipe, Israel José dos Santos, Inácio, Raoni de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6870
Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar a percepção do consumidor natalense sobre o visual merchandising nas vitrinas da cidade, utilizando os elementos constitutivos do ambiente, mais estratégicos para os pontos de vendas. Para o atingimento dos objetivos propostos no estudo, utilizou-se uma pesquisa via ferramenta Google Drive, composta do perfil sócio econômico dos entrevistados e dos impactos dos elementos constitutivos do visual merchandising dos pontos de vendas, na percepção desses pesquisados, com tratamento estatístico dos dados através de testes qui-quadrado, análise de correspondência e análise fatorial. Os resultados apontaram que os consumidores conseguem identificar os elementos constitutivos do ambiente, uma vez que, eles apresentam preferências por aromas suaves, cores claras e sons calmos. Outro aspecto identificado foram os fatores que fazem o consumidor se interessar por uma vitrina. Observou-se o interesse deles por aquelas que contam uma história despertando a curiosidade, por aquelas apresentadas com imaginação e sedução, pelas cores, pela arrumação e por fim pelo público alvo que a vitrina pretende atingir. Identificou-se também que os elementos constitutivos são impactantes nos consumidores na hora que eles estão passando por uma vitrina, pois ajudam na lembrança que eles têm da marca criando uma identidade dela, e causam sensação de satisfação de forma que eles queiram permanecer na loja, retornarem e até lembrarem-se dela quando surgir um desejo de compra futuro. Conclui-se que, O visual merchandising é um instrumento poderoso e preciso, que quando usado corretamente auxilia as empresas a atraírem os consumidores para dentro da loja, faz com que eles se lembrem da marca e, além de tudo isso, impulsiona as vendas sejam elas por necessidade ou não, deste modo, apresenta-se como uma importante ferramenta no processo de comunicação comercial.
id UFOP_1869a229a2961eb66dbedf79cc2b6dea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/6870
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Encantos dos elementos constitutivos no visual merchandising das vitrinas : um estudo de caso sobre a percepção do consumidor natalense.Charms of constituents in the visual merchandising display cases : a case study on the perception of consumer natal.ComunicaçãoPonto de vendaElementos constitutivosVisual merchandisingConstituent elementsEsta pesquisa objetivou analisar a percepção do consumidor natalense sobre o visual merchandising nas vitrinas da cidade, utilizando os elementos constitutivos do ambiente, mais estratégicos para os pontos de vendas. Para o atingimento dos objetivos propostos no estudo, utilizou-se uma pesquisa via ferramenta Google Drive, composta do perfil sócio econômico dos entrevistados e dos impactos dos elementos constitutivos do visual merchandising dos pontos de vendas, na percepção desses pesquisados, com tratamento estatístico dos dados através de testes qui-quadrado, análise de correspondência e análise fatorial. Os resultados apontaram que os consumidores conseguem identificar os elementos constitutivos do ambiente, uma vez que, eles apresentam preferências por aromas suaves, cores claras e sons calmos. Outro aspecto identificado foram os fatores que fazem o consumidor se interessar por uma vitrina. Observou-se o interesse deles por aquelas que contam uma história despertando a curiosidade, por aquelas apresentadas com imaginação e sedução, pelas cores, pela arrumação e por fim pelo público alvo que a vitrina pretende atingir. Identificou-se também que os elementos constitutivos são impactantes nos consumidores na hora que eles estão passando por uma vitrina, pois ajudam na lembrança que eles têm da marca criando uma identidade dela, e causam sensação de satisfação de forma que eles queiram permanecer na loja, retornarem e até lembrarem-se dela quando surgir um desejo de compra futuro. Conclui-se que, O visual merchandising é um instrumento poderoso e preciso, que quando usado corretamente auxilia as empresas a atraírem os consumidores para dentro da loja, faz com que eles se lembrem da marca e, além de tudo isso, impulsiona as vendas sejam elas por necessidade ou não, deste modo, apresenta-se como uma importante ferramenta no processo de comunicação comercial.This study aimed to analyze the perception of consumers about Natal visual merchandising in the windows of the city, using the elements of the environment, for the most strategic points of sales. To achieve the objectives proposed in the study, we used a search via Google Drive tool, composed of the socioeconomic impacts of the respondents and the constituent elements of visual merchandising of retail outlets, in the perception of those surveyed profile, with statistical treatment of data using chi - square tests, correlation analysis and factor analysis. The results indicated that consumers can identify the elements of the environment, since they exhibit preferences for soft aromas, light colors and gentle sounds. Another aspect identified were the factors that make the consumer is interested in a showcase. Observed their interest by those that tell a story arousing the curiosity, for those presented with imagination and seduction, the colors, the storage and finally the audience that the showcase will achieve. It was also identified that the constituent elements are impacting consumers at the time they are going through a shop window as they help in remembering that they are creating a brand identity it, and cause feeling of satisfaction so they want to stay in the store , return - and even remember her as a desire to purchase future arise. We conclude that the visual merchandising is a powerful and accurate tool, which when used properly helps companies to attract consumers into the store, makes them remember the brand and, besides all this, drives sales are they by necessity or not, thus presents itself as an important tool in business communication process.2016-08-19T18:54:15Z2016-08-19T18:54:15Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSTA, A. R. F. de et al. Encantos dos elementos constitutivos no visual merchandising das vitrinas: um estudo de caso sobre a percepção do consumidor natalense. Interface, Natal, v. 11, p. 1-21, 2015. Disponível em:<https://ojs.ccsa.ufrn.br/index.php?journal=interface&page=article&op=view&path%5B%5D=462>. Acesso em: 25 jul. 2015.2237-7506http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6870A Revista INTERFACE permite a reprodução dos artigos, total ou parcial, desde que citada a fonte. Fonte: Revista INTERFACE <https://ojs.ccsa.ufrn.br/index.php?journal=interface&page=about&op=submissions>. Acesso em: 07 out. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Amanda Rayssa Ferreira daTeixeira, Thelma PignataroFelipe, Israel José dos SantosInácio, Raoni de Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-10-07T13:54:56Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/6870Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-10-07T13:54:56Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Encantos dos elementos constitutivos no visual merchandising das vitrinas : um estudo de caso sobre a percepção do consumidor natalense.
Charms of constituents in the visual merchandising display cases : a case study on the perception of consumer natal.
title Encantos dos elementos constitutivos no visual merchandising das vitrinas : um estudo de caso sobre a percepção do consumidor natalense.
spellingShingle Encantos dos elementos constitutivos no visual merchandising das vitrinas : um estudo de caso sobre a percepção do consumidor natalense.
Costa, Amanda Rayssa Ferreira da
Comunicação
Ponto de venda
Elementos constitutivos
Visual merchandising
Constituent elements
title_short Encantos dos elementos constitutivos no visual merchandising das vitrinas : um estudo de caso sobre a percepção do consumidor natalense.
title_full Encantos dos elementos constitutivos no visual merchandising das vitrinas : um estudo de caso sobre a percepção do consumidor natalense.
title_fullStr Encantos dos elementos constitutivos no visual merchandising das vitrinas : um estudo de caso sobre a percepção do consumidor natalense.
title_full_unstemmed Encantos dos elementos constitutivos no visual merchandising das vitrinas : um estudo de caso sobre a percepção do consumidor natalense.
title_sort Encantos dos elementos constitutivos no visual merchandising das vitrinas : um estudo de caso sobre a percepção do consumidor natalense.
author Costa, Amanda Rayssa Ferreira da
author_facet Costa, Amanda Rayssa Ferreira da
Teixeira, Thelma Pignataro
Felipe, Israel José dos Santos
Inácio, Raoni de Oliveira
author_role author
author2 Teixeira, Thelma Pignataro
Felipe, Israel José dos Santos
Inácio, Raoni de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Amanda Rayssa Ferreira da
Teixeira, Thelma Pignataro
Felipe, Israel José dos Santos
Inácio, Raoni de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Ponto de venda
Elementos constitutivos
Visual merchandising
Constituent elements
topic Comunicação
Ponto de venda
Elementos constitutivos
Visual merchandising
Constituent elements
description Esta pesquisa objetivou analisar a percepção do consumidor natalense sobre o visual merchandising nas vitrinas da cidade, utilizando os elementos constitutivos do ambiente, mais estratégicos para os pontos de vendas. Para o atingimento dos objetivos propostos no estudo, utilizou-se uma pesquisa via ferramenta Google Drive, composta do perfil sócio econômico dos entrevistados e dos impactos dos elementos constitutivos do visual merchandising dos pontos de vendas, na percepção desses pesquisados, com tratamento estatístico dos dados através de testes qui-quadrado, análise de correspondência e análise fatorial. Os resultados apontaram que os consumidores conseguem identificar os elementos constitutivos do ambiente, uma vez que, eles apresentam preferências por aromas suaves, cores claras e sons calmos. Outro aspecto identificado foram os fatores que fazem o consumidor se interessar por uma vitrina. Observou-se o interesse deles por aquelas que contam uma história despertando a curiosidade, por aquelas apresentadas com imaginação e sedução, pelas cores, pela arrumação e por fim pelo público alvo que a vitrina pretende atingir. Identificou-se também que os elementos constitutivos são impactantes nos consumidores na hora que eles estão passando por uma vitrina, pois ajudam na lembrança que eles têm da marca criando uma identidade dela, e causam sensação de satisfação de forma que eles queiram permanecer na loja, retornarem e até lembrarem-se dela quando surgir um desejo de compra futuro. Conclui-se que, O visual merchandising é um instrumento poderoso e preciso, que quando usado corretamente auxilia as empresas a atraírem os consumidores para dentro da loja, faz com que eles se lembrem da marca e, além de tudo isso, impulsiona as vendas sejam elas por necessidade ou não, deste modo, apresenta-se como uma importante ferramenta no processo de comunicação comercial.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-08-19T18:54:15Z
2016-08-19T18:54:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, A. R. F. de et al. Encantos dos elementos constitutivos no visual merchandising das vitrinas: um estudo de caso sobre a percepção do consumidor natalense. Interface, Natal, v. 11, p. 1-21, 2015. Disponível em:<https://ojs.ccsa.ufrn.br/index.php?journal=interface&page=article&op=view&path%5B%5D=462>. Acesso em: 25 jul. 2015.
2237-7506
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6870
identifier_str_mv COSTA, A. R. F. de et al. Encantos dos elementos constitutivos no visual merchandising das vitrinas: um estudo de caso sobre a percepção do consumidor natalense. Interface, Natal, v. 11, p. 1-21, 2015. Disponível em:<https://ojs.ccsa.ufrn.br/index.php?journal=interface&page=article&op=view&path%5B%5D=462>. Acesso em: 25 jul. 2015.
2237-7506
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002844395012096